Vida Ativa
Vida Ativa
04 Ago, 2024 - 18:00

Quanto tempo aguenta a sopa no frigorífico?

Vida Ativa

Quanto tempo aguenta a sopa no frigorífico? Chegou a hora de saber mais sobre os fatores que influenciam a sua conservação.

Sopa de legumes servida numa taça

Podemos confecionar a sopa ao fim de semana e conservá-la no frigorífico para irmos consumindo durante a semana, sem perder muito tempo, é uma opção mais rentável no que à gestão de tempo diz respeito. Mas quanto tempo aguenta a sopa no frigorífico sem se deteriorar? Vejamos.

Sopa caseira feita para a semana ou sopa de compra?

A sopa é um alimento fundamental no âmbito de uma alimentação saudável, tanto de adultos como crianças. Além de ser um veículo fácil para a ingestão de legumes e, consequentemente, de vitaminas e minerais, é também um mecanismo eficaz de hidratação e de controlo de apetite.

Do ponto de vista nutricional, é, de facto, um alimento a privilegiar em qualquer faixa etária, em qualquer altura do ano e para qualquer objetivo.

No entanto, e derivado do estilo de vida acelerado que presenciamos atualmente, a disponibilidade para fazer sopa é muito reduzida, limitando o consumo deste alimento ou potenciando a escolha de sopas embaladas, pré-confecionadas, que muitas vez contêm poucos legumes, muita batata e muito sal, o que diminui substancialmente o seu valor nutricional.

Dito isto, sem dúvidas, a melhor opção será sempre investir algum tempo para o preparo de uma sopa caseira. Guarde uma parte para o dia a dia próximo e pondere congelar o que sobra .

Quanto tempo aguenta a sopa no frigorífico?

Quanto tempo aguenta a sopa no frigorífico lá de casa

Como em muitas outras questões relativas a alimentos, não existe uma resposta única para esta questão, pois a durabilidade da sopa depende de diversos fatores, que iremos desenvolver de seguida.

Todavia, regra geral, considera-se que uma sopa devidamente conservada no frio e feita sob todas as condições adequadas de higiene aguenta entre três a cinco dias.

Porém, há fatores que afetam a maior ou menor durabilidade da sopa. Veja em seguida.

Ingredientes

O fator que mais influencia a durabilidade de uma sopa são os ingredientes que a compõem. O caso das sopas com tomate e feijão verde, por exemplo, duram menos tempo, porque estes legumes são mais ácidos, o que, por si só, faz com que a sopa azede com mais facilidade.

Qualidade dos Ingredientes

Tão ou mais importante que os ingredientes selecionados é a qualidade dos mesmos. A sopa para durar mais tempo tem que ser feita sempre com ingredientes frescos e de boa qualidade, sem qualquer sinal de deterioração.

Neste sentido, compre os legumes o mais próximo possível da data de confeção da sopa, pois eles começam a perder vitaminas assim que são colhidos.

Como tal, um bom conselho para que a sua sopa aguente mais tempo é não aproveitar sobras ou legumes já passados na sua confeção.

Higiene

No seguimento dos pontos enumerados anteriormente, não podíamos deixar de falar de higiene, visto que esta está diretamente relacionada com a qualidade e durabilidade da sopa.

Em primeiro lugar, importa referir que deve lavar bem os legumes em água corrente antes de os descascar, para remover a sujidade e outros contaminantes / poluentes, e utilize-os diretamente na sopa.

Em segundo lugar, deve garantir a higiene de quem faz a sopa, através da lavagem prévia das mãos, dos utensílios utilizados e do local onde a sopa será confecionada, para evitar possíveis contaminações bacterianas que acelerem a deterioração da sopa.

Altura do ano

Outro fator muito importante que influencia quanto tempo aguenta a sopa no frigorífico é a altura do ano em que a sopa é feita e conservada. No verão existe uma maior probabilidade das sopas azedarem mais depressa do que durante as estações mais frias.

Modo de arrefecimento ou descongelação

Depois de pronta a sopa, o mais comum é que se deixe a arrefecer, destapada, até ir para o frigorífico. Mas esta prática está errada e afeta a qualidade microbiológica da sopa, pois ela fica exposta às bactérias do ambiente e ao ser guardada no frigorífico já contém bactérias que vão fazer com que azede rapidamente.

Assim, a forma correta de arrefecer a sopa é dividir em doses mais pequenas e em recipientes herméticos fechados antes de a colocar no frigorífico ou congelador.

Se congelar a sopa não se esqueça que a mesma regra é válida durante a descongelação: nunca à temperatura ambiente! Opte por descongelar em lume brando, banho-maria, no micro-ondas ou no frigorífico. E depois de descongelada, não volte a congelar.

Por fim, além de saber quanto tempo aguenta a sopa no frigorífico, importa relembrar alguns sinais claros de que a sopa já não está apta para consumo, independentemente do tempo que tenha durado, nomeadamente:

  • cheiros mais intensos ou ‘azedos’;
  • alterações de cor na superfície da sopa;
  • presença de grumos ou bolhas;
  • caso prove uma quantidade mínima, sabor claramente alterado e azedo.
Veja também

Artigos Relacionados