A 20 de Abril de 2020, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, tiveram início, em Portugal, as aulas através da televisão, direcionadas aos vários ciclos do ensino básico. A nova telescola, que disponibiliza aulas ao longo de todo o dia, com conteúdos direcionados para os diferentes anos de escolaridade, coloca desafios a pais e alunos, nomeadamente, saber como promover a concentração durante a telescola. Vamos tentar ajudar.
A COVID-19 fechou as escolas, e agora? Temos a nova telescola
A pandemia em curso levou à suspensão das atividades letivas presenciais em todo o país e foi recomendado aos professores que substituíssem o acompanhamento presencial pelo acompanhamento online.
Apesar de estarem já a ser implementadas algumas medidas de desconfinamento e de alguns adolescentes regressarem em breve à escola, os alunos do Ensino Básico vão continuar a aprender e a estudar à distância até ao final do ano letivo.
No sentido de complementar o apoio prestado pelos professores, foi desenvolvida uma nova versão da antiga telescola, o “EstudoEmCasa”, que disponibiliza recursos e conteúdos educativos e pedagógicos, que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.° ao 9.° ano.
Trata-se, em suma, de uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Assim sendo, os conteúdos e os recursos disponibilizados não substituem o trabalho desenvolvido pelos professores, que mantêm um contacto mais regular com os alunos e zelam pelo seu bem-estar e pelo acompanhamento das suas aprendizagens.
#EstudoEmCasa: esta forma de ensino à distância funciona?
Ao ensino à distância (forma de estudo que não está imediata e continuamente dependente da supervisão de orientadores, mas beneficia de planeamento, orientação e instrução de um estabelecimento de ensino) são apontadas vantagens e desvantagens.
Algumas vantagens do ensino à distância são:
- Possibilidade de ser difundido massivamente
- Permite flexibilidade de tempo e de lugar
- Menor custo por estudante
- Promoção da autodisciplina de estudo
- Democratização do acesso à educação
- Permite que o aluno seja ativo, responsável pela sua própria aprendizagem (1).
Algumas desvantagens do ensino à distância:
- Ensino massificante
- Pode gerar insegurança no aluno
- Para ser bem sucedido exige a presença de equipas especializadas na preparação, realização e distribuição do material
- Uso de uma nova linguagem professor/aluno face à qual nem todos podem sentir-se devidamente adaptados (1).
Como vimos, o ensino, em tempo de COVID-19, mudou muito. Pais, professores e alunos tiveram que, num curto espaço de tempo, se adaptar a novas metodologias de ensino e deparam-se com inúmeros desafios. Um dos grandes desafios passa por saber como promover a concentração durante a telescola.
Como promover a concentração durante a telescola?
As aulas através da televisão são uma nova realidade, à qual pais e alunos se estão a adaptar de forma gradual. São muitos os alunos que não têm os pais em casa durante o dia e que, portanto, têm sozinhos que ser capazes de monitorizar o seu estudo.
Mas como promover a concentração durante a telescola, quando o ambiente doméstico é tão diferente do ambiente escolar? Eis algumas dicas que podem ajudar:
- O aluno deve estar sentado de forma a ter boa visibilidade para a televisão.
- Devem ser eliminados todos os fatores de distração para o aluno.
- Importa proporcionar um ambiente organizado, que permita ao aluno trabalhar individualmente e realizar as atividades propostas
- Os pais devem formular regras bem claras quanto ao compromisso que esperam da parte dos filhos e o seu cumprimento deve ser exigido
- No final do dia, os pais podem perguntar aos filhos o que aprenderam ao longo do dia. Desta forma, para além de ficarem a par da matéria lecionada, estarão a demonstrar interesse pela vida escolar dos filhos.
- Como promover a concentração durante a telescola? Mostrando às crianças o quão importantes e úteis são as aprendizagens que fazem através desse meio. Os pais devem tentar estar a par dos conteúdos lecionados de forma a serem capazes de mostrar aos filhos como aquilo que aprenderam pode ser aplicado no seu dia-a-dia;
- É importante estabelecer um horário e uma rotina de estudo, onde estejam incluídas as emissões da telescola. O horário/rotina podem ser elaborados em conjunto por pais e filhos.
- Há que atender ao tempo natural de concentração das crianças e à sua necessidade de brincar e de interagir com os outros. O horário/rotina definidos devem incluir, para além da telescola e dos restantes trabalhos escolares, tempo para o descanso e para a brincadeira.
- A capacidade de concentração é limitada. É importante que as crianças entendam que quando começam a sentir cansaço e a pensar em outras coisas enquanto assistem às aulas, devem fazer uma pequena pausa. Este momento de pausa serve para que não se sintam saturadas e cansadas, dado que é mais difícil assimilar conteúdos quando se sentem assim.
- Rurato, P., Gouveis, L. (2004). Contribuição para o conceito de ensino à distância: vantagens e desvantagens da sua prática. Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia, 1, 85-91. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/563/1/85-91FCT2004-3.pdf