Existem inúmeras formas para aumentar a produtividade no trabalho e noutras tarefas do dia a dia, sendo a alimentação uma delas. Conheça, então, alguns alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho.
8 alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho
A maioria dos alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho têm alguns aspetos em comum: ou são estimulantes ou são ricos em nutrientes específicos associados a um melhor funcionamento cerebral.
Café
Sente-se cansado? A primeira coisa que provavelmente pensa é que precisa de um café. Na verdade, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, logo depois da água.
Vários estudos comprovam que a cafeína acarreta benefícios a nível cognitivo, de concentração e de tempo de reação, para além do seu consumo estar associado à diminuição do risco de demência e de doenças como Alzheimer e Parkinson. No caso de não gostar de café, o chá verde poderá ser uma excelente alternativa.
Cacau
O consumo de cacau está associado a um aumento de concentração e redução da sensação de cansaço. Por aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, potencia as capacidades de atenção e cognitivas, o que o torna uma excelente opção para aumentar a produtividade no trabalho. De acordo com um artigo publicado na revista BMC Nutrition, o consumo de cacau pode ser ainda mais eficaz do que o café que, de forma isolada, pode aumentar os níveis de ansiedade.
Pode consumir este alimento ao natural, incluindo-o em receitas caseiras de bolos ou panquecas, por exemplo. Em alternativa, pode levar para o trabalho chocolate preto, com um teor de cacau superior a 70%, e petiscar até dois quadrados de chocolate por dia.
Banana
A banana é um alimento bastante completo e é mais um dos alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho.
A banana, para além de ser rica em vários micronutrientes benéficos para o organismo, como potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, ácido fólico e fibras, tem também níveis de açúcar (frutose) elevados, essenciais para um bom funcionamento do seu cérebro.
Vários estudos comprovam os benefícios associados ao consumo deste fruto, entre os quais a melhoria da função cognitiva, da memória, dos níveis de atenção e concentração, da rapidez do raciocínio e a redução de sentimentos de stress e ansiedade. Como vê, é vantajoso incluir este alimento tão prático em alguma das suas refeições diárias, como o pequeno-almoço por exemplo.
Salmão
O segredo associado ao salmão é o seu elevado teor em ácidos gordos ómega-3. Este tipo de gordura polinsaturada, geralmente chamada de “gordura saudável”, é essencial para um correto funcionamento do seu organismo, tendo consequências positivas na saúde cerebral e cardiovascular.
Por ter efeitos neuroprotetores, este alimento auxilia a retardar o envelhecimento cerebral, prevenindo o risco de demência, de doenças como o Alzheimer e de AVC.
Frutos vermelhos
Os frutos vermelhos são mais um grupo de alimentos que deve privilegiar na sua alimentação diária. Mirtilos, framboesas, amoras, groselhas, morangos são vários exemplos de frutos vermelhos e por isso, ricos em antioxidantes.
O seu consumo está associado a benefícios no organismo realmente importantes, uma vez que, por reduzirem o stress oxidativo das células, podem prevenir vários tipos de doenças, como Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas. Para além disso, alguns destes frutos têm ainda efeitos positivos na perda de memória.
Frutos secos
Nozes, amêndoas, avelãs e cajus são alguns destes alimentos tão ricos para o nosso organismo. Ricos em ácidos gordos polinsaturados (ómega-3 e 6), vitaminas, minerais e antioxidantes, os frutos secos possuem vários micronutrientes, reunindo inúmeras vantagens, nomeadamente, na saúde cerebral.
Dentro deste grupo de alimentos, as nozes são o fruto seco com maior impacto no bom funcionamento cerebral, melhorando a capacidade cognitiva, a memória e contribuindo para o bom humor.
Abacate
Rico em vários dos nutrientes, como os ácidos gordos ómega-3 e antioxidantes, o abacate é mais um dos alimentos que podem ajudar na produtividade no trabalho.
As propriedades também presentes neste fruto podem ajudar a melhorar a capacidade de concentração e prevenir um envelhecimento cerebral precoce, evitando perdas de memórias e o desenvolvimento de doenças como Alzheimer.
Espinafres
No sentido de incluir um vegetal, os espinafres não poderiam ficar esquecidos. Com elevado teor de antioxidantes, os espinafres podem contribuir para a prevenção do envelhecimento cerebral precoce, auxiliando na manutenção da uma boa memória.