Passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir. Ainda assim, muitas pessoas sofrem de problemas de sono.
A qualidade das nossas noites de descanso, bem com a nossa saúde em geral, dependem diretamente da nossa postura durante o sono e daquilo que fazemos antes de ir para a cama.
Importa, por isso, ter em atenção à forma como dorme para que os seus problemas de sono se resolvam de forma natural, sem necessitar de recorrer a ajudas, como de comprimidos.
Reunimos algumas recomendações dos principais especialistas sobre como dormir corretamente, de modo a corrigir os seus problemas de sono e de saúde.
Como corrigir os problemas de sono?
1. Dores no ombro
Se uma das coisas que perturba o seu sono, a sua saúde e a forma como acorda de manhã são as dores num dos ombros, temos a solução.
Em primeiro lugar, evite dormir voltado para o lado, especialmente do lado do ombro que dói. Também não é aconselhável que durma de barriga voltada para baixo, uma vez que pode provocar uma desalinhamento dos ombros.
A melhor postura para dormir será voltado de costas e com a barriga para a frente. Utilize uma almofada fina sob a sua cabeça e se considerar necessário, opte por uma almofada ortopédica. Pegue numa outra almofada, coloque-a sob a sua barriga e abrace a almofada. Desta forma, os seus ombros estarão numa posição correta e estável.
Dormir com a mão debaixo da cabeça também não é aconselhável, uma vez que produz uma posição não natural do ombro.
2. Dores nas costas
Se sofre de dores nas costas, manter as curvas normais da coluna vertebral durante o sono é muito importante. Além disso, se o seu colchão é demasiado macio e moldável, está na hora de começar a pensar em adquirir um novo.
Dormir de costas é, provavelmente, a melhor posição para si. Coloque uma almofada sob os seus joelhos, para ajudar a manter as curvas espinhais naturais e reduzir a tensão nos seus tendões.
Se gosta de dormir com a barriga virada para baixo, coloque uma almofada sob o abdómen e a pélvis, para que a sua lombar não avance.
Se prefere dormir de lado, então a posição ideal para si será a posição fetal.
3. Dores no pescoço
Assim como as suas costas, o seu pescoço também precisa de estar apoiado enquanto dorme.
Dormir de costas com uma almofada sob a cabeça e uma almofada debaixo de cada braço é a melhor posição para evitar as dores no pescoço. Quem sofre deste problema, deve escolher as almofadas com muito cuidado e o ideal será optar por almofadas ortopédicas.
Se prefere dormir de lado, certifique-se que a sua almofada não é demasiado alta. Idealmente, a altura da almofada deve coincidir com a largura de um ombro, para ajudar a manter o seu pescoço na posição correta.
4. Dificuldade em adormecer
Pode ser difícil evitar os telemóveis e computadores antes de deitar. Mas a verdade é que são dos maiores entraves a que adormeça de forma relaxada, tranquila e rápida.
A luz das telas afeta o nosso ciclo de sono, o que irá agravar as suas dificuldades em adormecer e dormir.
Além disso, evite o consumo de cafeína, presente em bebidas como o café, refrigerantes, chá preto, chocolate e bebidas energéticas, pelo menos até 6 horas antes de se deitar.
Outra ajuda essencial para adormecer relaxado é a prática de exercício físico, além de ajudar a tonificar todo o seu corpo e melhorar a circulação sanguínea.
5. Acordar a meio da noite e não conseguir adormecer novamente
Se acorda frequentemente a meio da noite e tem sérias dificuldades em voltar a adormecer, então deve parar de utilizar os seus equipamentos informáticos antes de ir dormir e evitar, também, o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool perturba o equilíbrio da água no seu corpo e afeta o seu ciclo de sono.
Além disso, verifique a temperatura do seu quarto antes de se deitar. Evite dormir com o quarto demasiado quente. A temperatura de sono ideal é entre os 20º e os 22ºC.
6. Dificuldade em acordar
Estranhamente, este é um dos problemas mais fáceis de resolver. Defina o seu alarme para a mesma hora todos os dias da semana, incluindo durante o fim-de-semana. Assim, o seu corpo acabará por se habituar à hora de despertar.
Sempre que quiser acordar cedo, precisa de se deitar também mais cedo na noite anterior.