A prisão de ventre na gravidez é uma situação frequente e muito comum na gravidez, afetando cerca de 40% das mulheres grávidas.
As causas mais comuns prendem-se com alterações hormonais inerentes ao ciclo de vida presente, suplementação de ferro e, numa fase posterior, a expansão do útero pode criar alguma pressão intestinal e contribuir para a presença de obstipação na mulher grávida.
A saúde intestinal é fundamental para o bem-estar na gravidez e estudos revelam que a microbiota intestinal na grávida pode ter influência na microbiota do feto. Esta condição é modulável ao longo da gravidez, nomeadamente através de uma alimentação cuidada e rica em fibras.
Uma alimentação desiquilibrada, além de agravar a obstipação, está relacionada com o aparecimento de doenças inflamatórias intestinais, obesidade, diabetes, entre outras. Além disso, poderá também influenciar de forma negativa a saúde do bebé.
Nutrição e Prisão de Ventre na Gravidez: recomendações
1. Alimentação
Quanto à alimentação, tome nota das seguintes recomendações:
- Opte por alimentos com farinhas integrais e evite com farinhas brancas e refinadas.
- Sempre que possível, escolha alimentos enriquecidos em fibra, nomeadamente fibra insolúvel.
- Consuma fruta diariamente, no mínimo 2-3 peças por dia, de preferência com casca.
- Inicie as suas refeições com uma sopa de legumes, varie o tipo de legumes e alterne a consistência e cor das suas sopas.
- Acompanhe as suas refeições com legumes e saladas. Neste caso, lave os legumes cuidadosamente de forma a não correr riscos.
- Opte por massa e arroz integral, o teor em fibra é maior.
- Opte por batata com casca e opte por batata-doce já que o seu teor fibra é maior em comparação com a batata comum.
- Adicione sementes (linhaça, chia, abóbora, alfafa, cânhamo, etc.) ao iogurte, sumos naturais e sopas.
- Inclua frutos secos na sua alimentação (nozes, avelãs, amêndoas, cajus, etc.), nas refeições intermédias ou adicionando a saladas e outros preparados.
2. Hidratação
Para além da alimentação, deverá ter cuidados de hidratação: deverá consumir frutos e legumes, ricos em água, beber líquidos e beber o equivalente a 10 copos de água por dia, aproximadamente 2,5L por dia.
3. Atividade física
Também a prática da atividade física tem um papel importante na prevenção da prisão de ventre na gravidez.
Apesar das limitações físicas associadas à gravidez, nomeadamente numa fase final, a grávida pode e deve praticar exercício físico, de preferência com acompanhamento e de acordo com as limitações presentes.