O melhor “suplemento” que poderá ter antes de um treino será, indiscutivelmente, uma boa dieta alimentar. No entanto, há casos em que comer bem e ir ao ginásio não é suficiente para atingir os resultados que tem em mente.
O que são pré-treinos?
Os chamados pré-treino são os suplementos mais em voga atualmente. Úteis tanto para atletas como para praticantes de atividade física de forma esporádica, estas fórmulas prometem ajudá-lo a ter treinos intensos, com mais energia, mais força, maior concentração e maior resistência.
Geralmente indicados para atletas e pessoas que praticam exercícios de alta intensidade e que pretendem melhorar o seu desempenho e produtividade, os pré-treino não só atrasam o aparecimento de fadiga muscular e aumentam o rendimento, como também alimentam o seu corpo com nutrientes essenciais para manter um adequado equilíbrio de eletrólitos.
Para além disso, a ação destes suplementos melhora a capacidade de concentração, um fator determinante na prática desportiva, que contribui para uma maior determinação e ajuda os atletas a melhorarem a sua técnica de execução dos movimentos e a sua performance física.
Como atuam?
Com uma ação estimulante ou energética, o pré-treino, tal como o próprio nome indica, deve ser administrado cerca de 15 a 30 minutos antes da prática de exercício físico. Desta forma, estará a ingerir os nutrientes que vão rentabilizar o seu treino, aumentar o poder de concentração, a força e a resistência física.
Entre os principais benefícios destes suplementos encontram-se ainda:
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
- Melhoria da concentração e do foco;
- Aumento dos níveis de energia;
- Elevação da força e robustez;
- Maximização do desempenho muscular;
- Aumento da resistência física;
- Estimulação do anabolismo;
- Atraso da fadiga muscular.
Informe-se com quem sabe
Creatina, aminoácidos, cafeína, glutamina, óxido nítrico, arginina, vitaminas e minerais são algumas das substâncias que compõem a fórmula dos pré-treino. Estes ingredientes são uma ajuda importante para os atletas que pretendem aumentar a intensidade do exercício e obter mais energia, mas atenção: os nutrientes e as dosagens podem variar consoante as marcas.
Os suplementos pré-treino podem, de facto, ser uma mais-valia para quem os toma, mas é preciso saber escolhê-los. E aqui a resposta é simples. Tudo depende dos seus objetivos e dos resultados que pretende obter.
Hoje em dia existem fórmulas que permitem ganhar mais energia, aumentar a força e a capacidade de resistência ou, por exemplo, diminuir a sensação de fadiga. Para saber qual o mais indicado para si, informe-se junto do seu instrutor e de um nutricionista ou dietista.
Onde encontrá-los?
Os pré-treino são uma categoria relativamente nova de suplementos desportivos que surgiram há alguns anos atrás. Apesar disso, o mercado é bastante diversificado e são várias as empresas que comercializam estes produtos.
Pode encontrá-los à venda em lojas de suplementação e nutrição desportiva, em ginásios e health clubs, mas também online.
Antes de se aventurar com os suplementos pré-treino é aconselhável consultar um profissional de saúde, como um nutricionista ou dietista, pois, tendo em conta que os principais ingredientes do pré-treino são componentes estimulantes, podem surgir alguns efeitos secundários.
Por último, não se esqueça. A alimentação, o exercício físico e o descanso são os três pilares fundamentais para a obtenção de melhores resultados com o treino e, consequentemente, de mais saúde. Os suplementos só surgem num patamar seguinte, como uma ajuda extra que lhe ajuda a maximizar esses resultados.