É uma região plena em tesouros naturais, cenários únicos e dona de uma beleza capaz de emocionar os corações mais frios. Conheça, então praias da Costa Vicentina de grande qualidade e que nos fazem acreditar que sim, há verdadeiros paraísos em Portugal.
Pela faixa de litoral entre Odeceixe e Burgau, encontramos praias da Costa Vicentina que se prolongam por quilómetros e quilómetros de areia dourada e mar azul e tranquilo, que convida a banhos e a horas de lazer e relaxamento.
Mas nem só de praia se faz esta região: seja para um passeio, seja para fazer férias, sempre de forma relaxada e privilegiando o contacto com a natureza, por vezes, rude e selvagem, mas incrivelmente bonita, a Costa Vicentina é dominada pelo Atlântico e pelas escarpas imponentes que fazem querer voltar e conhecer sempre novos locais.
10 praias perfeitas na Costa Vicentina
1. Praia de Odeceixe
Esta praia localiza-se na foz da Ribeira de Seixe que é, aliás, um local bem indicado para fazer passeios de canoa ou barco, para um maior contacto com a natureza e com o lado mais tranquilo da vida local.
É durante a altura de maré baixa que o local ganha ainda mais encanto, pois formam-se pequenas lagoas por entre o areal extenso e que são, particularmente, apreciadas pelos mais novos.
2. Praia do Malhão
Esta praia foi recentemente requalificada o que permitiu melhorar tanto o seu acesso, como a possibilidade de estacionar no local.
Possui um areal bem longo e podemos considerar que está dividida em três partes: parte sul limitada por uma falésia, parte norte limitada por três rochas que são denominadas de galés e na parte centro onde existem mais três praias pequenas, que estão bem protegidas do vento e com rochas.
3. Praia da Amoreira
Tal como o exemplo anterior, a Amoreira possui um longo areal, mas desta feita rodeado por dunas e limitado por um rochedo de cor escura que se assemelha a um gigante deitado, como se ele próprio também estivesse a aproveitar para relaxar.
Há uma questão curiosa sobre esta praia: tanto pode tomar banho de água salgada – em pleno Oceano Atlântico, claro está, como pode tomar banho de água doce. Como assim? Tal é possível dado que a praia está situada na foz de um ribeiro.
4. Praia da Bordeira ou Carrapateira
Esta é mais uma das praias da Costa Vicentina que deve visitar quando estiver da região. Fica bem perto da aldeia da Carrapateira e por lá encontra um areal muito espaçoso que ganha ainda mais dimensão quando a maré fica baixa.
No local desagua uma ribeira que se assemelha a uma lagoa e é bastante apreciada pelas crianças.
5. Praia da Zambujeira do Mar
Se associa esta praia ao festival de música MEO Sudoeste, então está totalmente correto. Esta é a praia aproveitada pelos festivaleiros para se refrescarem durante o dia, para tomar banhos de sol e, assim, recuperarem energias para aproveitarem as longas noites de música e animação.
6. Praia da Amoreira
Esta praia é bem conhecida por ser o local ideal para a prática de desportos aquáticos, por todas as suas características naturais.
Tem bastantes rochas, o que faz com que tenham sido criadas passadeiras de madeira, que convidam a caminhadas para apreciar a zona que é de grande beleza.
7. Praia da Cordoama
Quando a maré está baixa, esta praia possui ligação às praias vizinhas do Castelejo e da Barriga, que compõe uma faixa do litoral de grande beleza e que integra, além da Costa Vicentina, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano.
Aqui as ondas são maiores e com mais vida do que pode estar habituado quando comparado com praias da região, o que faz com que seja excelente para a prática de surf e bodyboard.
8. Praia do Carvalhal
“Uma praia num vale com um riacho que a percorre”: a melhor descrição possível para esta praia na Costa Vicentina, onde não faltam as famosas arribas recortadas que protegem de ventos fortes e oferecem a tão apetecida e desejada sombra em dias de verão.
9. Praia do Burgau
Por entre falésias, encontramos a Praia do Burgau que delimita a Costa Vicentina. Antigamente o espaço abrigava um porto de pesca, algo que já não acontece. O local está reservado a banhistas e praticantes de bodyboard.
Quando lá estiver, atente bem ao local e tire uns segundos para contemplar tudo o que está ao redor: as casas espalham-se pela encosta, cheias de cores, o que conferem cor e alegria ao local.
10. Praia da Ilha do Pessegueiro
Em Porto Covo não há como não observar a famosa Praia da Ilha do Pessegueiro – imortalizada numa canção de Rui Veloso.
Durante o verão, é possível visitar a ilha com recurso a um dos muitos barcos que realizam as visitas – algo imperdível e que vai permitir tirar inúmeras fotografias e encher o seu feed de Instagram de paisagens incríveis.