Quanto sexo fazem as pessoas mais felizes? Acha que está a fazer pouco sexo? Existe um número mágico de vezes por semana para que o casal seja feliz na cama e fora dela?
Tradicionalmente, os terapeutas dizem que o sexo conta para cerca de um quarto da felicidade total de um relacionamento sério e monógamo. E aqui, infelizmente, não há respostas certas nem erradas, pois o normal de um casal tanto pode variar de uma vez por semana a uma vez por mês.
Se acha que está a fazer pouco sexo, mais do que se comparar com a quantidade de vezes que outras pessoas o fazem, o que deve fazer é analisar o assunto com o parceiro e mostrar-lhe que gostava de ter mais intimidade. Até porque a vida sexual de um casal é afetada por inúmeros fatores diferentes:
- Idade;
- Estilo de vida;
- Saúde de cada parceiro;
- Libido natural;
- Forma como se sente dentro do relacionamento;
- Autoestima.
O especialista na matéria David Schnarch aconselha os casais a fazer sexo pelo menos uma vez por semana, pois ele descobriu, através de um estudo realizado com mais de 20.000 casais, que apenas 26% atinge este valor mínimo.
Pouco sexo significa que o relacionamento está em perigo?
A maioria dos terapeutas sexuais concorda que ter relações sexuais menos de 10 vezes por ano é uma razão suficiente para achar que o casamento poderá não ter os níveis de intimidade necessários para uma intimidade saudável. Contudo, de acordo com Schnarch, embora o sexo possa ser a forma como os casais costumam expressar seu amor e desejo um pelo outro, a falta de sexo não significa necessariamente que se dirige para uma ruptura, mas sim que está numa fase em que o assunto deverá ser abordado de modo a resolver algum problema que possa existir.
Para o especialista, “quando os casais deixam de ter relações sexuais, os relacionamentos tornam-se mais vulneráveis à raiva, desapego, infidelidade e, em última análise, ao divórcio. Eu acredito que o sexo importa: é a cola que nos mantém juntos e, sem isso, os casais se tornam apenas em bons amigos.”
Como melhorar a vida sexual?
Mais do que pensar que deve cumprir a regra de praticar sexo um determinado número de vezes por semana, é importante analisar a qualidade do mesmo, bem como o grau de satisfação de ambos os elementos do casal.
Mas há truques que pode fazer para apimentar a relação e, com isso, deixar de se preocupar com o pouco sexo que acha que podem estar a praticar, nomeadamente:
- Ter mais momentos a sós;
- Usar acessórios para inovar no ato sexual;
- Experimentar novas posições sexuais;
- Comer alimentos mais afrodisíacos para despertar a libido.