Share the post "Posturologia: corrigir desiquilíbrios posturais de forma eficaz"
O cirurgião-ortopedista francês, Dr. Bernard Bricot, desenvolveu um novo método, denominado posturologia, que procura estudar a relação entre a postura e outras patologias crónicas.
Uma nova abordagem à medicina, que reúne várias especialidades para o tratamento da postura corporal, como fisioterapia, podologia, odontologia, oftalmologia, fonoaudiologia, ortóptica, clínica geral, entre outros. O que difere este método dos restantes? Na posturologia procuram tratar as causas dos desequilíbrios posturais, não apenas os sintomas.
A posturologia trabalha na prevenção e no tratamento de várias doenças que estão relacionadas com diversos desequilíbrios posturais sem que as pessoas o saibam, como a dislexia, o estrabismo, bruxismo, zumbidos, hérnias de disco, dores musculares ou das articulações, desvios da coluna, entre outros.
Ao longo dos anos esta especialidade tem-se vindo a desenvolver e a ganhar outras vertentes. Pierre-Marie Gagey e Philippe Villeneuve são alguns exemplos de posturólogos que alargaram as suas linhas de ação nesta área, mas é sobre a abordagem de um dos pais da posturologia (Dr. Bernard Bricot) que vamos falar.
Como é feito o diagnóstico?
Analisando os olhos e os pés é possível entender onde estão os problemas. Através dos captores dos olhos, dos dentes, da pele e dos pés é enviada informação para o nosso sistema, e são eles que nos ajudam a manter o equilíbrio corporal. Porém, estes captores desregulam com facilidade, segundo o Dr. Bernard Bricot.
Para que tenha uma ideia, um pequeno desequilíbrio nos olhos, representa grandes consequências na postura da cabeça até aos pés. Os pés vão sempre adaptar-se a esse desequilíbrio o que resulta em assimetrias das cadeias musculares e bloqueios, com rotações e inclinações prejudiciais ao nosso corpo. A curto prazo surgem patologias como cifoses, hiperlordoses, escolioses, bloqueio da cervical e do quadril, e dores crónicas variadas.
Qual é o tratamento?
A posturologia trata os desequilíbrios posturais recorrendo a palminhas especiais, desenvolvidas especificamente para cada paciente. No interior de cada palmilha, existe um microprocessador com pequenos relevos que, através do pé, vai corrigir as cadeias musculares do corpo.
A palmilha é estruturada de modo a atuar através de retropulsão ou propulsão dos ombros, que vão corrigir a postura do corpo mais para frente ou mais para trás, conforme for necessário.
Ao nível do captor ocular, a posturologia usa três técnicas que podem ser independentes ou complementares. Começa com tratamentos com magnéticos que alteram a tensão do músculo do olho, numa fase seguinte é aplicado um colírio especial que permite uma acomodação, por fim, são realizados exercícios específicos que permitem corrigir os músculos dos olhos.
Ao nível do maxilar, a posturologia trabalha em conjunto com dentistas para corrigir o equilíbrio facial.
Em crianças e adolescentes, o corpo pode demora ente 12 e 18 meses a reprogramar de modo a corrigir qualquer desequilíbrio. Nos adultos, depende da gravidade das disfunções.