Share the post "Postura: qual a mais correta e quais as técnicas de correção?"
A postura que adotamos enquanto estamos sentados no trabalho afeta claramente a nossa condição física e mental.
Esta diminuição da condição física e do nosso estado mental tem consequências ao nível da nossa saúde física, mental e da nossa produtividade.
Como é que isto acontece?
Comecemos pelas consequências negativas na nossa condição física.
Pessoas que passam inúmeras horas sentadas a trabalhar devido ao cansaço tendem a adotar uma postura mais desleixada e fechada.
Esta postura normalmente caracteriza-se por avançar os ombros, avanço do pescoço, uma curvatura exagerada da coluna que pode provocar dores, normalmente na zona cervical e na zona lombar.
Em certos casos estas dores podem estender-se aos ombros e provocar dormência nos membros.
Problemas que podem surgir por adotar uma postura errada
- Aumento da pressão nas vertebras e consequentemente nos discos vertebrais que pode contribuir para problemas degenerativos (doença discal degenerativa, hérnias, osteoartrite.);
- Sobrecarga nos músculos da coluna que contrabalançam a adoção da má postura;
- Sobrecarga nos ligamentos e articulações;
- Aumento da pressão nos nervos e compressão dos vasos sanguíneos dificultando a boa circulação sanguínea.
A nossa fisiologia tem a capacidade de alterar o nosso estado mental, assim como o nosso estado mental influência a nossa fisiologia.
Quando nos sentimos bem e felizes temos tendência para andar de cabeça erguida e sorridentes, da mesma forma quando nos sentimos mal temos tendência a andar de cabeça para baixo e ombros caídos.
Assim sendo a má postura identificada anteriormente também tem um impacto negativo no nosso estado mental.
Impacto de uma má postura
Essa postura fechada tende a fazer com que nos sintamos mais fracos menos confiantes e com maiores níveis de stress o que nos pode levar ao insucesso.
Um estudo levado a cabo por duas psicólogas demonstrou que a nossa postura influência o nosso estado mental e a nossa produção de hormonas, nomeadamente a testosterona (hormona de dominância) e o cortisol (hormona do stress).
A adoção durante dois minutos de posturas associadas ao poder e de posturas associadas ao medo revelaram alterações nos nossos níveis de testosterona e cortisol.
Apenas dois minutos! Já imaginou o que poderá acontecer ao passarmos pelo menos 8 horas do dia numa postura fechada enquanto trabalhamos?
Pode fazer alguns testes simples para verificar estas alterações no seu estado mental.
- Quando estiver num estado negativo experimente segurar num lápis com os dentes obrigando a nossa boca a adotar um posição em que está a sorrir. Como se sente depois de alguns segundos? Melhorou um pouco o seu humor?!
- Experimente estar durante 10 segundos sentado com os ombros caídos a olhar para baixo com as pernas cruzadas e diga em voz alta: eu sou um campeão! Como se sente? Aquilo que disse não fará grande sentido nem se sentirá muito confiante ao dize-lo?
- Agora experimente colocar-se com o peito para fora, cabeça erguida de braços abertos e erguidos e diga em voz alta: eu sou um campeão! Como sente? Sente-se melhor? Com mais energia e confiança?
Que impacto é que isto pode ter no seu rendimento no trabalho? Quando é que você se sente mais produtivo, capaz de desenvolver um melhor trabalho e de lidar melhor com os seus clientes? Provavelmente quando se sente mais confiante e com menores níveis de stress.
As pessoas que adotam posturas associadas a poder tendem a ser mais confiantes, mais otimistas e a arriscar mais, ser menos reativas ao stress e mais descontraídas.
Assim sendo, como já vimos a nossa má postura pode ser negativa para nós a nível físico podendo provocar dores no nosso corpo e afeta o nosso estado psicológico. Isto tem um grande impacto quer na nossa vida pessoal, quer na nossa vida profissional.
As dores de costas são muito incomodativas e podem fazer com que percamos o nosso foco no trabalho.
Para além disso o facto de a má postura influenciar o nosso estado mental pode levar a sermos menos produtivos, passarmos uma mensagem menos entusiasta aos nossos clientes o que pode afetar as vendas e a relação com eles entre outras coisas.
Técnicas de correção postural
As boas notícias são que podemos contrariar estes efeitos de várias formas e todas elas são muito simples.
- Ter mais consciência corporal e adotar uma postura mais ereta, mais aberta e de cabeça levantada;
- Levantarmo-nos da nossa cadeira várias vezes ao dia e se possível caminhar pelo escritório/local de trabalho;
- Quando caminhamos também devemos ter em atenção a nossa postura;
- Fazer exercícios de reforço muscular.
Os exercícios de reforço muscular contribuem para corrigir problemas já detetados, melhorar a mobilidade da coluna sem dor e para prevenir/diminuir o risco lesões.
Exercícios de musculação, realizados com cargas adequadas ao nosso nível e específicos para os nossos problemas, são a melhor solução para prevenir e corrigir problemas na coluna.
Pequenos gestos realizados diariamente podem conduzir a grandes resultados.
Conhece alguém com este tipo de problemas? Partilhe com essa pessoa este artigo!
Num próximo artigo iremos apresentar algum exercícios e os benefícios que poderemos obter ao realiza-los.