Aqui vai encontrar vários serviços que vão, certamente, facilitar-lhe a vida.
O portal saúde dispõe de funções que passam pela oferta de informação relacionada com questões institucionais do serviço de saúde e também com a saúde propriamente dita, mas além disso tem uma parte que vai servir para ter um apoio médico o mais correto e completo possível.
É na área do cidadão do portal saúde que pode atualizar todos os dados sobre si – desde os contacto a informações como peso, altura ou medicações – e fazer a marcação de consultas ou pedir medicação de que precise.
Além disto, há muitas outras funcionalidades que prometem tornar tudo mais fácil. Conheça todas elas.
PORTAL SAÚDE: O QUE É?
Este é o espaço que tem como objetivo aproximar os profissionais de saúde dos utentes oferecendo o melhor serviço possível aos segundos através de uma maior disponibilização de informações aos primeiros.
Isto significa que neste portal saúde os médicos vão poder aceder, obviamente segundo elevados padrões de segurança e confidencialidade, às informações que lá disponibilizar sobre si: desde contactos de emergência a dados relativos a alergias, medicações e outros, tudo vai contribuir para que possa receber um melhor serviço.
PORTAL SAÚDE: OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS
1. MARCAÇÃO DE CONSULTAS
Sem precisar de estar em filas de espera nos hospitais e sem precisar sequer de sair de casa. No Portal de Saúde pode fazer as marcações das suas consultas, sejam elas gerais, infantis, de saúde materna ou de planeamento familiar.
Estará, claro, dependente das vagas e da afluência que se regista, mas pelo menos desta forma evita as confusões e as esperas intermináveis.
2. PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS MODERADORAS
O objetivo deste espaço é solicitar que seja isento de pagar as taxas moderadoras no acesso aos cuidados do serviço nacional de saúde pedindo que lhe seja reconhecida uma situação de insuficiência económica. Esse pedido será claro alvo de uma avaliação, sendo que lhe será depois comunicada a decisão final.
Como fazer? É muito simples: depois de aceder à área do cidadão com os seus dados, basta aceder a “os meus pedidos” e depois a “isenção de taxas moderadoras”.
3. PEDIDO DE MEDICAÇÃO
Há algumas medicações que não são temporárias, ou seja, precisa dela constantemente e para isso precisa de receitas que lhe permitam ir comprá-la. Para isto já não é necessário marcar consultas, pode apenas resolver a situação através do Portal de Saúde e assim poupar tempo quer a si, quer aos médicos.
Peça ao seu médico que o indique como sendo um paciente crónico, e também que autorize os medicamentos, e passa e estar referenciado na sua área do cidadão como tendo acesso à medicação de que precisa.
4. E-BOLETIM
Todos conhecemos o boletim de saúde em papel que nos acompanha desde que nascemos. Aqui passa a ter toda a informação que lá está, mas em formato digital.
Um serviço muito útil porque o vai relembrar de situações importantes como a data da próxima consulta de rotina para a criança, a data para tomar a próxima vacina, entre outros.
5. TEMPOS DE ESPERA
Se vai ter que se dirigir ao hospital e precisa de ter alguma noção do tempo de espera que se está a fazer sentir, então pode consultar no Portal de Saúde o que está a acontecer em cada um.
Uma funcionalidade incrível para quem tem a possibilidade de ir a mais do que um hospital e assim faz a escolha, mas também para quem sabe que não é urgente e poderá aguardar por uma altura em que a afluência e o tempo de espera sejam menores.
6. DADOS E CONTACTOS
Dentro da área privada do cidadão, pode alterar várias informações que lhe estão associadas de forma a que tudo esteja o mais correto e completo possível. Para começar a importância de ter os contatos de email e telemóvel atualizados é essencial, assim como a indicação dos contactos de urgência caso sejam necessários.
Outros dados como o peso, a altura, a tensão arterial, o colesterol, a glicemia ou os trigliceridos são outros dados também presentes neste espaço, assim como possíveis alergias e medicações tomadas – tudo importante para que os médicos consigam rapidamente ter as informações mais importantes sobre a sua saúde.
Estes dados são usados pelos profissionais do serviço nacional de saúde para que lhe possam prestar a melhor assistência possível.
7. TESTAMENTO VITAL
O testamento vital é um documento electrónico onde pode definir os cuidados de saúde que pretende ou não receber em momentos de urgência, assim como pode também nomear um procurador de saúde, ou seja, alguém responsável por tomar decisões por si caso em algum momento isso não lhe seja possível.
8. OUTRAS FUNCIONALIDADES
Embora todas as funcionalidade acima descritas sejam as mais importantes por serem aquelas que mais se relacionam com a importância de estabelecer uma relação próxima entre o utente e os médicos, assim como com a possibilidade de garantirem um atendimento o melhor possível, há outras funcionalidades no portal saúde que também são importantes:
- Enciclopédia de saúde
- Informações sobre vários temas de saúde
- Mapa da rede de serviços de saúde
- Informação institucional