O tempo está quente, a roupa é descontraída, os pés andam livres e soltos mas tudo isto conjugado pode ser uma bomba para a sua coluna – e não é demais lembrar que patologias na coluna podem provocar diversos problemas de saúde.
Vamos diretos ao assunto: usar os chinelos de dedo por longos períodos pode causar desequilíbrios posturais que, mais tarde, vão dar sinais na cervical, na lombar, no joelho, na anca, no pé ou mesmo no ombro. Também lhe podem levar para dentro de casa amigos indesejados, como é o caso dos germes. Saiba mais com as dicas a Pic Solutions.
Porque não deve usar chinelos de dedo durante muito tempo?
A vida é complicada?
A Pic dá-lhe uma ajuda para resolver os pequenos problemas do seu dia-a-dia.
Nos Estados Unidos da América, 78% das pessoas desenvolveram problemas nos pés devido à regularidade com que usavam chinelos de dedo. Como já lhe dissemos, há desvantagens no uso regular deste tipo de calçado, por isso, tome nota e mude alguns hábitos.
1. Lesões e inflamações
Os chinelos de dedo não estão preparados para amortecer o impacto das superfícies duras, tampouco oferecem um bom suporte ao pé. Por causa disto, podem surgir complicações como cansaço generalizado ou dores em diversas partes do corpo (cervical, lombar, joelho, anca, pé ou ombro), fasceíte plantar, entorses e tendinite no tornozelo ou inflamação do tendão de Aquiles.
2. Prejudica a forma de caminhar
Ao caminhar com chinelos de dedo, para garantir que não saem do sítio, retrai os dedos e contrai a planta dos pés, verdade? Este cuidado forçado ao caminhar, pode alterar a forma como se movimenta. Na próxima vez que usar este tipo de chinelos, verifique se não caminha mais devagar e se o seu pé não entra em contacto com o solo.
3. Germes
Quando usa chinelos de plástico, os pés suam mais, logo, estão mais sujeitos a ficar sujos e expostos a germes que provocam infeções. Além disso, pode ficar com unhas e dedos gretados e a pele entre os dedos pode ficar irritada ou fazer alergias ou plástico.
A Pic Solutions recomenda que evite usar chinelos de dedo por longos períodos ou, então, que opte por um chinelo que suporte bem o pé.
Veja também:
- #36 POSTURA COM ESQUADRIA PARA QUANDO ESTÁ SENTADO
- #37 Vamos brincar ao pé-coxinho!
- #38 ALTURA NEGATIVA? PASSEIO POSITIVO!