Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 14:00

Pointer Inglês: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

Caçador por excelência, o Pointer Inglês é um puro-sangue na sua categoria, apresentando um olfato excecional e uma grande velocidade de movimentos.

pointer inglês cão

O Pointer Inglês é um dos mais populares cães de caça do mundo, possuindo um faro apurado e a grande qualidade de ser muito rápido a buscar. Uma boa alternativa para quem mantém um exemplar destes na cidade, é treiná-lo para a prática do Agility, um desporto que também trabalha a obediência.

Devido à sua principal finalidade, com a qual se habitou a caçar em estreita sintonia com o caçador, este cão é muito afável e bastante apegado ao dono. Apesar disso, não costuma pedir atenção e carinho o tempo todo.

Caraterísticas gerais do POINTER INGLÊS

grupoGrupo: Grupo 7 – Cães de Parar
Finalidade: cão de caça, cão de parar
Ambiente ideal: casa
origemPaís de Origem: Grã-Bretanha
portePorte: médio
Altura: de 61cm a 69cm
pesoPeso ideal: de 20kg a 34kg
corCor: limão e branco; laranja e branco; castanho e branco; preto e branco. São permitidas também as pelagens unicolores ou tricolores
lifeEsperança Média de Vida: entre 12 a 15 anos
preçoPreço médio: de 450€ a 800€

Caraterísticas específicas do POINTER INGLÊS

Desenvolvido para apresentar grandes velocidades, força e resistência, este cão precisa de exercício físico vigoroso e adora descarregar todas as suas energias num espaço aberto e de grandes extensões, pelo que não deve ser deixado no jardim.

Como são originalmente cães de caça, gatos e outros animais pequenos podem instigar o seu instinto, embora aprendam a conviver se socializados desde cedo.

Desde muito cedo, o Pointer Inglês já demonstra todas as caraterísticas de um cão adulto, mostrando-se sempre disponível para brincadeiras.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 2Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 2Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 4Facilidade de aprendizagem
rating 5Socialização com crianças
rating 4Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 3Socialização com gatos

Fases da vida do POINTER INGLÊS

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 18 meses18 meses – 12 anos12 – 15 anos

Físico do POINTER INGLÊS

físico pointer inglês

De aparência forte e ágil, é simetricamente bem construído, com uma série de curvas graciosas. O lombo é musculoso, ligeiramente arqueado, e o peito largo, bem descaído.

Possui um crânio chato de largura média, em proporção ao comprimento do focinho, que apresenta um perfil quadrado, um pouco côncavo. A cauda coloca-se alta, na linha dos rins, e é grossa na base, afunilando até à ponta.

Temperamento do POINTER INGLÊS

Meigo e chegado à família, o Pointer Inglês tem uma natureza agradável e um bom carácter, dando-se particularmente bem com crianças. Embora tenha a reputação de ser um pouco rústico, é muito bem comportado quando está dentro de casa.

Pode adotar uma atitude reservada e tímida com estranhos, mas não demonstra comportamentos agressivos. É, por isso, capaz de os deixar entrar na sua propriedade, apesar de saber alertar para a sua presença.

Problemas de Saúde do POINTER INGLÊS

OlhosEntrópio; Olho de Cereja (provoca inchaço na glândula da terceira pálpebra)
OssosDisplasia coxo-femoral
OuvidosOtites
PelesColosidades
OutroObesidade

Cuidados a ter com o POINTER INGLÊS

PeleNão deixe o seu Pointer Inglês dormir em superfícies ásperas ou duras para evitar o problema de pele acima mencionado.
A sua pele deve ser enxuta após banhos e passeios à chuva para evitar que o animal fique com frio
OuvidosDevido ao formato das orelhas, que pendem e fecham o canal auditivo, os ouvidos devem ser verificados com regularidade para evitar infeções
DentesEscove duas vezes por semana

Origem do POINTER INGLÊS

Acredita-se que esta raça descenda dos cães de apontar trazidos de Portugal e Espanha para Inglaterra nos séculos XVII e XVIII. Mais tarde, os britânicos criaram o Pointer moderno a partir dos cruzamentos entre Bloodhounds, Foxhounds e Greyhounds, originando um cão com uma grande capacidade física e faro muito apurado, o preferido dos aristocratas.

Inicialmente usado para a caça à lebre, em que indicavam a localização da presa a Greyhounds para que estes a perseguissem, encontrou a sua verdadeira vocação com a popularização da caça às aves.

Nos países em que a caça é permitida, lidera o ranking das raças mais populares.

Curiosidades sobre o POINTER INGLÊS

O nome Pointer deriva da palavra inglesa “point” (apontar), pois, ao farejar e avistar a presa, este cão congela, com a pata levantada, e “aponta” na sua direção até que o caçador dispare a arma. Outra das suas habilidades é segurar a caça com a boca sem morder.

O Pointer Inglês que mais ganhou fama internacional foi Judy, uma cadela que viveu entre 1936 e 1950, passando por inúmeras provações. Trabalhou a bordo de navios que naufragaram durante a Segunda Guerra Mundial, salvou os passageiros de se afogarem, foi parar a vários campos de prisioneiros (é o único cão a ser registado como prisioneiro de guerra neste conflito) e esteve muitas vezes perto da morte. Foi adotada por um piloto da Força Aérea e, mais tarde, homenageada com uma medalha Dickin.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados