A chegada das temperaturas mais baixas, pode desencadear alterações no organismo que debilitam o sistema imunitário. As infeções respiratórias são bastante comuns, como é o caso da pneumonia. Conheça aqui quais os sintomas desta doença e como a pode prevenir.
O que é a pneumonia?
A pneumonia é uma inflamação nos pulmões, mais precisamente no parênquima pulmonar, local onde ocorrem as trocas gasosas indispensáveis à vida. Pode ter vários quadros clínicos, indo de leve a mortal, dependendo da idade do doente e do seu estado geral de saúde.
Esta doença afeta sobretudo crianças e idosos, onde os seus danos são superiores. Por serem grupos naturalmente mais frágeis, muitas vezes é necessário internamento.
Qual a sua causa?
A pneumonia é causada pela presença de agentes infeciosos no tecido pulmonar, nomeadamente bactérias, vírus ou fungos. Os mais comuns são:
- Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Haemophilus influenzae – os mais comuns responsáveis pela pneumonia bacteriana.
- Vírus respiratório sincicial.
Diariamente, somos expostos a estes e muitos outros agentes infeciosos, e se o sistema imunitário se encontra debilitado por alguma razão, existe maior probabilidade de desenvolver doenças.
A pneumonia pode ser adquirida em contexto comunitário (pneumonia comunitária), ou ainda, em contexto hospitalar (pneumonia hospitalar). Esta última é mais grave, pois os agentes infeciosos são mais resistentes e, geralmente, os doentes apresentam já o sistema imunitário bastante fragilizado.
Quais são os principais sintomas da pneumonia?
- Febre
- Tosse
- Calafrios
- Dores musculares e articulares
- Dor de cabeça
- Diarreia
- Náuseas e vómitos
Por se tratarem de sintomas comuns a outras doenças respiratórias, nem sempre é fácil identificar a pneumonia. O diagnóstico irá depender da história clinica do doente e do exame físico.
Em caso de dúvida, o médico pode solicitar exames específicos como a radiografia de tórax, a tomografia computorizada, análises sanguíneas, análises à expectoração ou, em casos mais graves, a broncoscopia e recolha de líquido pleural.
Qual é o tratamento?
Na maioria dos casos o tratamento é realizado em ambulatório, salvo situações em que o estado geral de saúde é desfavorável e é necessário internamento.
Habitualmente, recorrem-se a antibióticos (se a pneumonia for de origem bacteriana), ou medicamentos antivirais (caso esta seja de origem viral). Outras terapêuticas podem ainda ser prescritas, para alivio dos sintomas de febre e tosse.
Como se pode prevenir a pneumonia?
A pneumonia pode ser prevenida essencialmente de duas formas:
Vacinação
A principal forma de prevenção da pneumonia é a toma da vacina da gripe e da vacina pneumocócica. Esta última é indicada para pessoas com probabilidade de desenvolverem formas mais graves da doença, nomeadamente:
- idosos com mais de 65 anos;
- pessoas que vivam em lares e centros de dia ou instituições similares;
- pessoas com doenças crónicas (Diabetes, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Doença cardíaca, Doença neurológica, Doença renal ou hepática);
- pessoas com o sistema imunitário mais fragilizado;
- grávidas (em situações especificas);
- profissionais de saúde;
- familiares que vivam com pessoas de risco.
Estilo de vida saudável
No dia a dia é possível fazer opções que habilitem a uma vida mais saudável, e por consequência, a um sistema imunitário mais fortalecido, tais como:
- praticar uma alimentação saudável e equilibrada, privilegiando determinados alimentos, tais como frutas e hortícolas, e diminuído a ingestão de produtos processados, ricos em gordura e açúcar;
- diminuir o consumo de álcool;
- deixar de fumar;
- praticar atividade física regular.