Share the post "14 Plantas tóxicas para cães: saiba quais são e evite-as em casa"
Nos nossos jardins temos plantas de decoração e até mesmo no interior da nossa casa gostamos de as utilizar como peças decorativas. No entanto, se tem animais, saiba que existem plantas tóxicas para cães, e antes de comprar qualquer planta decorativa deve informar-se da sua segurança.
As plantas tóxicas para cães podem causar variados sintomas e enquanto umas só provocam danos no organismo se ingeridas, outras basta haver contacto com a pele.
14 Plantas tóxicas para cães
1. Antúrio
Esta planta contém cristais de oxalato de cálcio tanto no tronco como nas folhas. O contacto com a planta por si só pode causar sintomas, caso seja ingerida os sintomas podem ser mais graves.
Destacam-se sintomas como salivação, inchaço dos lábios e língua, edema da glote (inchaço da garganta), irritação oral, vómitos e dificuldade em respirar.
2. Jarro
Esta planta também contém cristais de oxalato de cálcio como a anterior, portanto os sintomas apresentados pelo animal intoxicado serão semelhantes.
Toda a planta é tóxica e o cão poderá intoxicar-se ingerindo a planta ou estando apenas em contacto. Os sinais são irritação oral, edema dos lábios e língua, dor abdominal, náuseas, vómitos, edema dos olhos e lacrimejamento.
3. Aloé Vera
A parte tóxica desta planta é a seiva presente nas folhas. Este tóxico afeta tanto a parte gastrointestinal como neurológica.
Os sintomas mais frequentes são anorexia (perda de apetite), vómitos, diarreia, prostração, alteração de cor da urina, agitação e tremores.
4. Lírio
Os lírios são mais tóxicos nos gatos do que nos cães, no entanto, nos cães também provocam sintomas de intoxicação.
A parte tóxica da planta é o seu fruto e provocam lesões renais graves, insuficiência renal aguda. Devido à destruição renal o animal pode exibir sintomas como vómitos, prostração, náuseas.
Também pode dar sinais de irritação oral, ocular e dificuldade em engolir.
5. Hera
Toda a planta é tóxica e contém um esteróide natural chamado saponina. Este componente é o responsável pelas reações de sensibilidade e irritação.
Pode causar sintomas gastrointestinais como dor abdominal, diarreia, perda de apetite, náuseas e vómitos. Também causa sintomas de irritação na pele como eritema (vermelhidão da pele), prurido (comichão), edema (inchaço).
6. Sagu de jardim
Esta é uma planta tropical utilizada como ornamental nos jardins. Toda a planta é tóxica mas a mais perigosa é a semente.
Se ingerida provoca alterações gastrointestinais como diarreia, vómitos e falta de apetite. Alguns dia após a ingestão surgem sinais de insuficiência hepática e sinais neurológicos como fraqueza, falta de coordenação, tremores e convulsões.
7. Flor de Natal
Esta flor é também conhecida como Manhã de Páscoa, mas o seu verdadeiro nome é Poinsétia. É uma planta muito chamativa para animais mas também muito tóxica.
Apenas por tocar na planta o seu cão pode sofrer lesões na pele e inflamação nos olhos. Isto acontece normalmente quando o cão se aproxima para cheirar a planta.
Se a ingerir, os sintomas podem ser ainda mais severos afetando o aparelho gastrointestinal como o estômago.
8. Hortênsia
Esta planta é tóxica devido aos glicosídeos cianogénicos na sua constituição. Estas substâncias provocam alterações gastrointestinais como diarreias e vómitos quando ingeridas pelos cães.
9. Castanheiro-da-Índia
Esta árvore contém um glicosídeo neurotóxico chamado aesculina. Este composto causa desconforto gastrointestinal em doses baixas e alterações neurológicas em doses mais altas.
O sabor de todos os componentes da planta é desagradável portanto é raro o animal ingerir um quantidade suficiente para causar alterações neurológicas.
Os sintomas que surgem pode ser os seguintes:
- Coma;
- Depressão;
- Pupilas dilatas;
- Hiperatividade;
- Falta de coordenação;
- Paralisia;
- Tremores;
- Convulsões;
- Coma;
- Sede;
- Salivação;
- Diarreia;
- Perda de apetite.
10. Louro-do-Japão
Esta é uma das plantas tóxicas para cães que contêm toxinas que provocam maioritariamente sintomas gastrointestinais. No entanto, em doses mais altas podem provocar alterações neurológicas como tremores, espasmos musculares, desorientação, alteração do ritmo cardíaco e dificuldades respiratórias. Também pode afetar o fígado e o rim.
11. Canforeira
Esta planta é utilizada por pessoas para fins medicinais, no entanto para além de não ser benéfica para cães pode inclusive ser prejudicial à sua saúde.
Estando em contacto com a pele pode causar irritação, caso seja ingerida pode provocar sintomas como náuseas, vómitos, queimadura da garganta e boca.
12. Dracena de Madagáscar
Cães que ingiram esta planta podem exibir sintomas como fraqueza, perda de equilíbrio, fraqueza, falta de apetite, vómitos, inchaço da face, entre outros.
A dose ingerida e o peso do cão podem ser cruciais na gravidade dos sintomas.
13. Azevinho
Esta é uma planta típica de natal que pode ser letal para o seu cão. Em pequenas doses pode ser nocivo provocando vómitos, diarreia, excesso de salivação, perda de apetite, tremores e sangue na boca.
Esta planta possui na sua constituição pequenas doses de vários componentes tóxicos para os cães como cafeína e teobromina, presente também no chocolate.
14. Tulipa
Esta planta também afeta os gatos, e nessa espécie os sintomas tendem até a ser mais graves. Em cães, provoca diarreia, vómitos, depressão e em alguns casos dificuldades respiratórias.