Fizemos a seleção dos seis pincéis de maquilhagem essenciais para que não lhe falte nada durante o processo da maquilhagem diária ou para ocasiões especiais.
Se quiser aplicar base deve escolher um determinado pincel, se quiser fazer sombras deve usar outro e se quiser delinear os olhos deve usar ainda outro.
Cada pincelada tem a sua função e é importante perceber as diferenças entre eles para que a maquilhagem corra o melhor possível.
OS 6 PINCÉIS DE MAQUILHAGEM PRINCIPAIS
1. PINCEL PARA CORRETOR
Tem como objetivo disfarçar detalhes como olheiras, manchas na cara, borbulhas, acne e outros pormenores pequenos com que possa não se sentir confortável. Esta aplicação do corretor deve acontecer antes de qualquer outra fase da maquilhagem (até mesmo da base!).
Com cerdas sintéticas e um formato achatado, este é um pincel pequeno para que a utilização em zonas pequenas e mais específicas seja mais simples e mais perfeita.
Podendo ser utilizado tanto com corretores líquidos como com corretores cremosos, é importante é que o tom do corretor seja semelhante ao da base para que não haja diferenças de cores e assim o acabamento fique perfeito.
2. PINCEL PARA BASE
Depois de aplicar o corretor, deve então passar à fase seguinte: a aplicação da base. Para um resultado mais natural, deve esquecer a esponja e optar pelo pincel que, conforme a consistência da base, pode ser de vários tipos:
- CONVENCIONAL – Tem um formato achatado de forma a conseguir cobrir até as zonas mais difíceis do rosto, como em volta dos olhos e do nariz. É um pincel de maquilhagem que tem apenas a função de espalhar o produto, sem absorver o excesso, e por isso mesmo o efeito pode não ficar muito natural. Assim deve ter em atenção fazer uma aplicação sempre do centro para fora e de cima para baixo, sem deixar de parte o pescoço e a zona perto da raiz do cabelo, e no final deve dar pequenos toques no rosto que libertem o excesso e prolonguem a fixação.
- KABUKI – Também existe para aplicar pó e corretor, devendo ter em atenção que deve escolher o da base. Com um formato compacto e arredondado, é indicado para bases líquidas e deve ser aplicado em movimentos circulares. Para evitar excessos e um aspeto pouco natural, deve retirar bem o excesso antes de começar a aplicar e deve também aplicar de forma suave para um maior controlo.
- DUO FIBER – Entre todos os pincéis para aplicar base, este é o mais versátil por poder ser utilizado para aplicar tanto bases líquidas como bases em pó e até bases mais cremosas. Existe em diversos tamanhos, mas é importante ter em atenção que os mais pequenos conseguem ser mais precisos. Consegue um efeito muito natural por simultaneamente ter um efeito de absorção e de aplicação, evitando assim uma aplicação excessiva. Para um resultado perfeito aplique pequenas porções da base na testa, no nariz, nas maçãs do rosto e no queixo e depois então espalhe em movimentos circulares até uniformizar.
3. PINCEL PARA PÓ
Seja para pó compacto ou solto, seja para pó translúcido ou pó com cor, o pincel de aplicação deve cumprir alguns critérios para que o resultado seja o mais natural e bonito possível.
Redondos, grandes, planos e com cerdas naturais: assim devem ser de forma a não prejudicarem a anterior aplicação da base.
Antes de começar a aplicação, deve sempre começar por retirar o excesso de pó que fica no pincel. Depois faça então a aplicação através de movimentos circulares e uniformes.
4. PINCEL PARA SOMBRAS
Existem várias opções de pincéis de maquilhagem para este efeito, mas o ideal é que sejam pequenos de forma a que exista um maior controlo durante a aplicação.
As cerdas naturais bastante firmes e um formato achatado são as principais características para que consiga fazer uma aplicação correta e haja mais precisão durante o processo de maquilhagem.
Não opte pelos pincéis que são muito macios, a não ser que tenha como objetivo dar apenas um ligeiro sombreado aos olhos. Para uma maquilhagem mais elaborada, estes não são boas opções.
5. PINCEL PARA DELINEAR
Pequeno, bem fino e com cerdas firmes cortadas na diagonal, pode ter várias funções diferentes.
Para fazer o contorno dos olhos nas pálpebras superiores ou inferiores, para preencher as sobrancelhas ou até para aplicar eyeliners em gel, é um pincel de maquilhagem imprescindível.
6. PINCEL PARA LÁBIOS
Pode parecer desnecessário, uma vez que já tem os batons e os glosses, mas se conseguir utilizar este pincel como deve ser, vai perceber que é realmente útil e que o efeito é totalmente diferente.
Com um pincel para os lábios consegue espalhar de forma muito mais uniforme a cor, além de que a duração vai ser também muito maior.