Pilates ou yoga? Na verdade, não tem que escolher.
O ideal seria que praticasse ambos para poder usufruir de todos os benefícios.
Ambos aliviam o stress, ajudam a conseguir músculos mais longos e esbeltos, aumentam a flexibilidade, a força, o foco e a resistência.
Apesar de proporcionarem quase os mesmo benefícios, os exercícios ou posturas são diferentes e o yoga tem uma componente espiritual que não encontra no pilates.
No yoga beneficia da flexibilidade, da liberdade de movimentos e do desafio, enquanto que, no pilates, há mais atenção ao detalhe, rigor e o trabalho é focado na zona abdominal e no reforço dos músculos que sustentam o corpo.
Pilates ou yoga: principais diferenças
Vantagens do pilates
No pilates, os movimentos são quase cirúrgicos e exigem o uso de importantes músculos estabilizadores das costas e do núcleo, ou seja, os músculos da zona abdominal, das costas, dos glúteos e da zona pélvica.
A respiração é fundamental e acompanha cada movimento. Para conseguir benefícios reais, o pilates exige uma prática regular e disciplinada.
É um exercício mais estruturado, mas sem a componente de cardio ou posturas muito complicadas.
No pilates, os principais benefícios são:
- Aumenta a força muscular;
- Aumenta a resistência;
- Melhora a flexibilidade;
- Melhora a postura;
- Melhora o equilíbrio;
- Melhora o sistema cardiorespiratório;
- Trabalha a concentração;
- Diminui da dor nas articulações;
A prática de pilates é indicada para pessoas que sofram de:
- Artrite;
- Incontinencia urinaria;
- Problemas respiratórios;
- Patologias da coluna vertebral (escoliose, hiperlordose, cifose, etc.);
- Lesões nas articulações;
- Dor nas costas;
Vantagens do yoga
No yoga, os movimentos são mais fluidos e menos rigorosos, no entanto, podem ser mais desafiantes porque exigem muito equilíbrio e flexibilidade – claro que as posturas são ajustadas à capacidade do praticante.
A concentração e a respiração são fundamentais e acompanham cada movimento, é um exercício ideal para quem procura atividade fisica com uma componente espiritual.
Tem ainda uma preocupação especial com a alimentação.
No yoga, os principais benefícios são:
- Melhora o sistema cardiorespiratório;
- Melhora o sistema cardiovascular;
- Melhora o sistema nervoso;
- Melhora o funcionamento do aparelho digestivo;
- Promove o autoconhecimento e paz interior;
- Melhora a postura;
- Melhora o equilíbrio;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Melhora a flexibilidade;
A prática de yoga é indicada para pessoas que sofram de:
- Ansiedade
- Depressão
- Esclerose múltipla
- Artrite
- Problemas respiratórios
- Pressão arterial elevada
- Dor crónica
- Diabetes tipo 2
Pilates ou yoga: qual é melhor?
Tanto o pilates quanto o yoga são dois exercícios muito completos, têm benefícios semelhantes, porém, há algumas diferenças importantes.
O
pode ajudar a aprofundar a sua prática de meditação, melhorar a sua flexibilidade e ajudar com o equilíbrio. O pilates pode ser melhor para recuperar após uma lesão, melhorar a postura e para aumentar a força dos músculos núcleo.
É eficaz a nível físico mas tem uma forte componente espiritual. Algumas posturas exigem elevada flexibilidade e mobilidade das articulações, especialmente da coluna vertebral, quadris e pulsos.
Embora a maioria das poses possa ser ajustada, pode ser desafiante para alguém com graves limitações, patologias na coluna vertebral ou dores.
O
é essencial para aqueles que sofram de patologias na coluna vertebral ou que recuperem de lesões, por se tratar de um exercício de baixo impacto e movimentos subtis.
Há diversas formas de pilates, sendo que a principal diferença é o equipamento usado – por exemplo, pilates de solo será bastante difícil para quem tem pouca força ou patologias.