Tornozelos e pés inchados são comuns e, caso tenha caminhado muito ou estado de pé durante longas horas, não é motivo para preocupação.
Contudo, se não for este o caso, podemos estar perante um indício de que algo de errado se passa com a sua saúde.
Os pés inchados são resultado da acumulação anormal de líquidos, principalmente no final do dia. É um problema muito comuns em mulheres durante o ciclo menstrual ou em idosos, devido ao desgaste natural derivado da idade avançada.
Asuas causas são variadas: desde a ocupação profissional do paciente passando pelas disfunções dos sistemas hepático, renal e cardíaco.
Isto acontece, porque a ação da gravidade faz com que o sistema circulatório tenha maior dificuldade em bombardear o sangue dos pés de volta ao coração.
Causas para os pés inchados
1. Idosos
Devido ao desgaste natural do corpo e menor eficiência do sistema circulatório, as pessoas idosas ficam mais sujeitas à ação da gravidade e têm maior probabilidade de terem inchaços nos pés e tornozelos.
2. Obesidade
O excesso de peso dificulta a circulação sangue, pois há maior pressão arterial e os vasos sanguíneos ficam comprometidos, podendo até ficar obstruídos.
3. Viagens longas de carro
Deixar as pernas numa mesma posição por muito tempo faz com que o sangue não circule corretamente, pois não há contração dos músculos da panturrilha.
Isso ocorre com pessoas que trabalham em escritórios, fábricas, durante viagens de carro ou avião, etc.
4. Medicamentos
Alguns tipos de remédios também podem causar pés inchados, como os bloqueadores dos canais de cálcio, antidepressivos, esteróides, anticoncepcionais e medicamentos para o tratamento da diabetes.
5. Doenças renais
Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar o sódio do organismo. Quando eles não conseguem realizar tal função, o corpo fica com altos níveis de sódio e há a formação de edemas nas pernas e nos pés que podem resultar em inchaço.
6. Calor
Durante as estações mais quentes do ano, o corpo precisa encontrar alguma forma de diminuir a temperatura interna.
Para isso, os vasos sanguíneos sofrem maior dilatação e liberam líquidos nos tecidos, resultando no inchaço, principalmente, dos pés.
7. Inflamações e alergias
Resultado da ação de agentes invasores, como bactérias ou quando há um processo inflamatório, causado por alergia, infecção ou trauma;
8. Diabetes
Uma pessoa com neuropatia diabética tem maior propensão a ter feridas nos pés. Há uma perda gradual de sensibilidade na região e os diabéticos acometidos por essa condição magoam a sola dos pés e não notam;
9. Traumas ou lesões
Uma lesão bem comum na região dos pés é o entorse de tornozelo, quando a pessoa pisa em falso e “vira” o pé para dentro (inversão) ou para fora (eversão).
10. Edema linfático
Alterações ou retirada de gânglios linfáticos podem comprometer a circulação da linfa, líquido que circula por vasos e capilares.
Com a obstrução da passagem da linfa, pode haver acumulação de líquido nos membros inferiores e acarretar problemas mais graves como infeções e deformidades.
11. Gestantes
Durante a gravidez, é comum o organismo reter mais líquido devido à compressão de veias importantes para o retorno de sangue.
Esta alteração faz com que haja acumulação de líquido e gere inchaços nos pés e tornozelos.
Quando o inchaço for repentino, no início da gestação e acometer mais regiões do corpo, pode ser um sinal de algo mais grave como a pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial após a 20ª semana de gestação), sendo necessário acompanhamento médico especializado;
12. Coágulos de sangue
Também conhecido como trombose, podem-se formar nas pernas em veias superficiais e profundas, o que causa bloqueio do fluxo normal de sangue e consequentemente pode gerar inchaço nos pés e tornozelos. Caso não seja tratado corretamente pode ser fatal.
Como evitar os pés inchados
Existem algumas dicas que podem ajudar a combater os pés inchados. Confira quais são:
- Praticar exercício físico, que ajuda a aumentar a circulação das pernas e a eliminar o excesso de fluido nos pés;
- Outra medida de prevenção para pés inchados é usar meias de elásticas na parte da manhã para melhorar a circulação;
- Não passe muitas horas sentado ou em pé num mesmo lugar;
- Excesso de peso pode comprometer a boa circulação, por isso, mais uma boa razão para ficar em forma;
- Diminuir a quantidade de sal na sua alimentação.
Receita caseira para evitar os pés inchados
Esta receita caseira com lavanda e alecrim vai ajudar a diminuir o inchaço dos pés. Saiba como preparar:
- Ferva dois litros de água e despeje numa bacia com um punhado de sal grosso;
- Acrescente duas gotas de óleo essencial de lavanda e uma gota de óleo essencial de alecrim;
- Deixe os pés mergulhados nessa mistura durante dez minutos.