São muitos os homens afetados pelas perturbações do orgasmo masculino.
Porém, quanto mais cedo assumirem que podem precisar de apoio e aconselhamento médico, mais qualidade de vida ganham. É importante partilhar para não sofrer, já que este tipo de perturbação pode ser facilmente resolvido.
O antigo Presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução, Dr. Nuno Monteiro Pereira aconselha os homens, em casos de perturbação do organsmo masculino: “Podem procurar ajuda, sem vergonha e a partir daí, o médico de família saberá encaminhá-los para o especialista adequado. Considero também que devem começar a ter uma esperança pois esta ajuda resolve, muitas vezes, problemas conjugais e de relacionamento entre o casal e por vezes, até da maneira de estar na vida”.
Perturbações do orgasmo masculino: o que são?
Trata-se da dificuldade persistente ou incapacidade de atingir o orgasmo apesar da presença de desejo, de excitação e estimulação e embora possa ejacular com estimulação manual ou oral da parceira. Na sua origem podem estar:
- Causas orgânicas relacionadas com iatrogenia farmacológica, ou seja, o uso indevido ou excessivo de medicação;
- Estimulação desadequada;
- Medo (de uma possível gravidez, de assumir um compromisso);
- Ansiedade de performance;
- Trauma sexual prévio;
- Hostilidade da parceira e problemas na relação conjugal;
- Homossexualidade latente;
- Existência de condições vasculares ou neurológicas que interferem na rigidez eréctil;
- No momento pós-cirurgia;
- Em caso de existência de neuropatia autónoma;
- Masturbação não convencional;
- TOC – Transtorno obsessivo compulsivo;
- Efeitos secundários de medicações.
Perturbações do orgasmo masculino: diagnóstico
A existência de perturbações do orgasmo masculino fundamenta-se na história, achados laboratoriais ou exame físico, que indicam:
- Atraso ou ausência persistente ou recorrente de orgasmo após uma fase normal de excitação sexual durante a atividade sexual, que o clínico julga adequada em termos de foco, intensidade e duração, levando em consideração a idade da pessoa;
- A perturbação causa acentuado sofrimento ou dificuldade interpessoal;
- A disfunção orgásmica não é melhor explicada por outro transtorno ou de uma condição médica geral.
Perturbações do orgasmo masculino: tratamento
O tratamento para as perturbações do orgasmo masculino é feito após investigação médica, exame físico, exames com antecedentes e medicamentos e questionário psicológico de relação interpessoal e cultural, para conhecer o ambiente em que o paciente está inserido.
Poderá ser necessário recorrer ao uso de medicamentos, bem como ao continuado acompanhamento médico especializado.
Além disso, é ainda recomendado aos pacientes que experimentem maneiras diversificadas de se masturbar (de preferência com a parceira presente) para que o estímulo sexual aumente até atingir o orgasmo.
Mas lembrando que a melhor maneira de descobrir a real causa das perturbações do orgasmo masculino e de tratá-las, é conversando abertamente com a sua parceira e consultando a opinião do seu médico de confiança.