Vida Ativa
Vida Ativa
23 Mar, 2023 - 11:17

Pernas cansadas? 8 dicas para se sentir melhor

Vida Ativa

Chegar ao final do dia com as pernas cansadas e pesadas é mais comum do que imagina. Saiba como pode aliviar os sintomas.

Sentir as pernas cansadas ao final do dia é algo que todos experienciamos. Todavia, este é um problema que mais se manifesta no sexo feminino e são, de facto, as mulheres quem mais se queixam deste problema.

Na origem das pernas cansadas poderão estar vários motivos, desde estar demasiado tempo sentado ou, passar muitas horas de pé, que provocam problemas ao nível da circulação sanguínea. Quando tal acontece, o sangue chega com mais dificuldade ao coração, pois fica retido nos pés, tornozelos ou pernas. Além da sensação de pernas cansadas, poderá ainda sentir:

  • Cãibras;
  • Comichão;
  • Dormência;
  • Inchaço;

Quando o problema se agrava, poderá desencadear doenças mais graves e que requerem cuidados médicos, tais como:

8 Conselhos para aliviar sintomas de pernas cansadas

Sentir as pernas cansadas frequentemente significa que a sua qualidade de vida será afetada, pelo que deverá ter alguns cuidados diárias para melhorar os sintomas e sentir-se melhor do que nunca.

1.

Usar meias elásticas

Se passa muitas horas sentada, de pé ou está grávida, usar meias elásticas são o meio de prevenção principal para o aparecimento de varizes. Deverá calçá-las logo pela manhã, quando se levanta da cama, pois é a altura em que as pernas estão menos inchadas e terá mais facilidade em levar a cabo a tarefa.

2.

Controlar o peso

O excesso de peso sobrecarrega não só a coluna como os membros inferiores, sendo a sensação das pernas cansadas uma das consequências indesejadas.

3.

Praticar exercício físico controlado

Fazer desporto é imprescindível para um estilo de vida saudável. Todavia, para quem padece de pernas cansadas, deverá haver algum cuidado, nomeadamente evitar pegar em pesos excessivos ou fazer atividades de grande impacto. Tais ações provocam tensão nas veias, podendo provocar a respetiva dilatação.

Há alguns exercícios simples que pode fazer em casa:

  • Caminhar na ponta dos pés, preferencialmente descalço e com meias de compressão;
  • Apoiar-se num pé de cada vez, durante alguns segundos;
  • Simular o ato de pedalar numa bicicleta.
4.

Usar roupas e sapatos confortáveis

Nem a roupa nem o calçado devem ser demasiado apertados, de forma a não dificultar a circulação. Saltos demasiado altos ou completamente rasos também não são recomendáveis.

5.

Evitar exposição a fontes de calor

Para quem sofre de pernas cansadas, é recomendado evitar a exposição prolongada a fontes intensas de calor, como sol, sauna, jacuzzi, lareiras, aquecedores, entre outros.

6.

Evitar cruzar as pernas quando se senta

Esta ação parece totalmente inocente, porém, o simples cruzar de pernas aumenta a pressão naquela região da perna, dificultando ainda mais a circulação do sangue.

7.

Manter as pernas elevadas

Durante os períodos de descanso, deve optar por manter as pernas um pouco mais elevadas, de modo a facilitar a circulação sanguínea.

8.

Fazer alongamentos

Ao esticar bem as pernas e todos os músculos e tendões, poderá aliviar a tensão nas costas e nas extremidades inferiores, aliviando o mal-estar provocado pelo cansaço nas pernas.

3 tratamentos para tratar os problemas derivados de pernas cansadas

Descobrir o que melhor resulta para deixar de sentir as pernas cansadas passa por ter, então, alguns cuidados diários. Todavia, quando os mesmos não resultam, poderá recorrer a tratamentos para aliviar os sintomas de pernas cansadas.

Estes métodos deve ser indicados em clínicas especializadas, onde irão avaliar o seu caso e propor um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades.

Há alguns tratamentos que funcionam através de um método vibro magnético inovador, o que possibilita tratar problemas locais e sequenciais, ajudando, assim, a desbloquear a circulação sanguínea, prevenindo e aliviando os sintomas das pernas inchadas.

Outros, como a Endermologia LPG , atuam como tratamentos relaxantes, também sendo indolor e não invasivo. O método consiste numa massagem mecânica profunda, que ajuda a estimular o processo de drenagem das células que armazenam gordura. É graças a estes movimentos enérgicos, que se libertam os vincos da pele, proporcionando a estimulação da circulação sanguínea, linfática e do sistema vascular.

A pressoterapia, por sua vez, é também um tratamento não invasivo e indolor que faz uma ação compressora mecânica nas zonas a atuar, de modo a estimular o fluxo venoso e linfático. A sua ação desintoxica o organismo e promove a eliminação de líquidos, resíduos e toxinas, logo funciona a tanto a título preventivo como no alivio dos sintomas das pernas cansadas.

Veja também

Artigos Relacionados