Os recém-nascidos são a coisa mais fofa do mundo. Têm umas bochechas rechonchudas e uma pele tão suave que apetece encher de beijos. No entanto, é preciso ter cuidado. O perigo de dar beijinhos a recém-nascidos é real.
Existem algumas doenças escondidas num simples beijo, que podem ser muito facilmente transmitidas. Um beijo no rosto é o suficiente para a contaminação.
Este simples gesto de amor, pode ser o início de problemas de saúde graves que podem afetar o seu bebé. Este risco é particularmente grande nos recém-nascidos (até aos 28 dias de vida).
SISTEMA IMUNITÁRIO DO RECÉM-NASCIDO
O desenvolvimento do sistema imunitário do bebé tem início no segundo trimestre da gravidez. O sistema imunitário continua a desenvolver-se até ao final da adolescência.
Durante a gestação, o bebé vive num meio estéril e isolado do mundo exterior. No útero materno adquire defesas que serão fundamentais durante as suas primeiras semanas de vida, para que se mantenha protegido de infeções.
Quando nasce, o bebé possui alguns anticorpos que recebeu da mãe através da placenta. Esta imunidade natural faz com que o bebé seja imune a algumas doenças. No entanto, o seu sistema imunitário ainda é imaturo e, por isso, muito sustetível a infeções provocadas por vários tipos de microorganismos. Estes microorganismos podem provocar infeções e danos muito graves na sua saúde e até mesmo a morte.
O PERIGO DE DAR BEIJINHOS A RECÉM-NASCIDOS: O VÍRUS DO HERPES
A infeção provocada pelo vírus do herpes não tem cura. Uma vez que o organismo seja infetado, este manifesta-se através de feridas como aftas ou bolhas cheias de líquido. Ainda que não hajam sintomas vísiveis, o vírus permanece nos gânglios num estado latente, continuando potencialmente contagioso.
Esta característica do vírus torna-o fácil de infetar outra pessoa através dum beijo ou toque. Quando se fala do recém-nascido, o sistema imunitário ainda imaturo, facilita a contágio e a progressão da infeção.
A infeção provocada pelo vírus pode afetar apenas a pele, olhos e boca ou, em casos mais graves, pode disseminar-se através da corrente sanguínea infetando os pulmões, fígado e cérebro. Esta forma mais grave pode não ser evidente até aos 2 ou 3 anos de idade.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns da infeção pelo vírus do herpes são:
- Comichão na zona infetada;
- Bolhas cheias de líquido;
- Irritabilidade;
- Perda de apetite;
- Oscilações da temperatura;
- Convulsões (se atingir o cérebro);
- Inflamação do fígado (se atingir o fígado);
- Dificuldades respiratórias (se atingir os pulmões).
O perigo de dar beijinhos a recém-nascidos prende-se pelo fato do beijo ser a principal forma de contágio do vírus. Isto deve-se ao contacto da pele ou mucosas do bebé com pele ou secreções de um indivíduo afetado, como sangue ou saliva.
ALGUMAS DICAS PARA PROTEGER O RECÉM-NASCIDO
Proteger o seu bebé é essencial, por isso, aqui ficam algumas dicas que vão fazê-la ficar mais descansada:
- Sempre que receba visitas, esta devem sempre lavar e desinfetar as mãos antes de tocar ou pegar no bebé ao colo;
- Não permita que as visitas ou outras pessoas beijem a cara e as mãos do bebé;
- Mantenha a pele do bebé hidratada e protegida, de forma a evitar lesões que sirvam de entrada para microorganismos;
- Os utensílios do bebé, como biberões ou talheres devem ser devidamente higienizados;
- Os utensílios de alimentação do bebé não devem ser misturados com os utensílios da família, pelo menos durante os primeiros dias de vida;
- Cumpra o Plano Nacional de Vacinação.
O perigo de dar beijinhos a recém-nascidos é mais do que mania das mães, que não devem deixar qualquer pessoa tocar no seu bebé. É um perigo real e que pode facilmente provocar sérios danos para a saúde do bebé. Proteja o seu bebé!