Share the post "Pensamentos positivos atraem coisas positivas? Sim, é verdade!"
Será que a vida que tem atualmente é a melhor vida que poderia ter? Estamos sempre tão atolados de trabalho, horários, planos e responsabilidades que nos esquecemos de viver bem o presente e de experienciar o que a vida tem de melhor. Mas como é que podemos ser mais felizes, otimistas e fazer com que cada momento valha a pena? Será que ter pensamentos positivos pode ajudar? Vamos descobrir!
Pensamentos positivos atraem coisas positivas
Diversos estudos têm mostrado que a forma como pensamos é determinante para o nosso bem-estar: pensamentos positivos e otimistas trazem mudanças para melhor, enquanto pensamentos pessimistas tendem a piorar as coisas.
O nosso cérebro tende a concentrar-se nos aspetos mais negativos em detrimento dos mais positivo, mas as nossas vidas seriam tão melhores se tentássemos concentrar-nos mais naquilo que nos torna melhores e felizes.
Quando nos concentramos nos problemas em vez de procurar soluções fazemos perguntas que não ajudam a alcançar uma resolução. Concentrarmos-nos no problema só nos leva a pensamentos negativos e a questões do tipo: “porque é que isto só me acontece a mim?” ou “porque estou a fazer isto a mim mesmo?”. Estas questões não são orientadas para soluções. Se, por outro lado, desenvolvermos pensamentos positivos iremos questionar-nos de forma mais orientada para a resolução dos problemas: “como ultrapassei este problema no passado?”.
É importante que aprendamos a repetir os momentos em que nos destacamos e em que alcançamos as nossas metas no passado. Através destas imagens mentais e pensamentos positivos certamente vamos enfrentar os problemas diários com maior sucesso e mais felicidade.
Aprenda a pensar positivo!
Os benefícios de ter pensamentos positivos são vastos, mas como treinamos o nosso cérebro a ser mais otimista?
a – Pergunte-se a si mesmo com que frequência pensa positivo e se isso lhe traz algo de bom: é o único responsável pelos pensamentos que tem, assuma essa responsabilidade; a forma como encara a vida é escolha sua.
b – Fortaleça as suas memórias positivas: quanto mais treinar o cérebro a valorizar as memórias positivas mais as vai recordar; se memorizar palavras positivas com frequência vai torná-las mais acessíveis e ativadas no seu cérebro.
c – Treine o seu cérebro a prestar atenção a tudo o que é positivo: de forma rotineira concentre-se em informações positivas e desvie a atenção daquilo que é mais negativo; substitua os pensamentos negativos por pensamentos positivos.
d – Seja grato: quando sentimos ou expressamos gratidão pelas pessoas, coisas e experiências, temos benefícios; quando somos gratos pelas pequenas coisas do nosso dia-a-dia encontramos mais significado e satisfação nas nossas vidas; pessoas que se sentem gratas apreciam mais as suas vidas, apresentam um maior otimismo face ao futuro, e mostram-se mais alegres, felizes, carinhosas e entusiasmadas.
e – Saboreie os bons momentos: demasiadas vezes deixamos escapar os bons momentos sem que os celebremos; esteja atento e aprecie os pequenos prazeres que a vida oferece.
f – Pare de minimizar os seus sucessos: temos o mau hábito de minimizar continuamente os nossos sucessos e as nossas vitórias; valorize o seu esforço e celebre as metas alcançadas.
g – Deixe de lado os pensamentos do tipo “tudo ou nada”: as situações não sempre boas ou más, pretas ou brancas; não é um fracasso apenas porque algo lhe correu mal; há sempre oportunidade de melhoria e a perfeição não existe; em vez de pensar em termos de dois resultados (positivo e negativo), liste todos os resultados possíveis localizados entre essas duas opções e vai perceber que as coisas não são tão terríveis como parecem.
h – Crie a sua felicidade com os recursos de que dispõe: procure fomentar o maior número de emoções positivas no seu dia-a-dia; faça desporto e envolva-se em atividades que lhe são prazerosas; invista da sua rede social de apoio; rodeie-se de pessoas positivas.
Em suma…
Lembre-se que positividade atrai positividade. Se for gentil, amigável, agradável, receberá o mesmo tratamento em retorno. É certo que não podemos controlar todos os acontecimentos da nossa vida, mas podemos controlar aquilo que pensamos e sentimos acerca deles.
Divirta-se e ria com frequência!