Ter pele mista, seca ou oleosa é irrelevante desde que saibamos tratar dela e saibamos usar os produtos mais indicados para o nosso tipo de pele.
A pele apresenta caraterísticas que se modificam de acordo com a zona do corpo em que se encontra. Assim, a pele das pálpebras, palma das mãos e pés e axilas é muito diferente da pele da testa, bochechas, pescoço ou barriga.
A pele com características mistas é o tipo de pele do rosto mais comum, no entanto, requer vários cuidados que esclarecemos de seguida.
Quais as caraterísticas de uma pele mista?
A pele mista tem esse nome por ser uma mistura de dois tipos de pele: a pele normal a seca e a pele oleosa e manchada. É muito comum, principalmente quando se é jovem.
Esta é caraterizada por possuir a chamada “zona T”, uma zona mais oleosa que inclui a testa, nariz e queixo. Esta zona apresenta um brilho excessivo e tende a desenvolver impurezas uma vez que as glândulas sebáceas são especialmente ativas nesta zona. Todas as outras zonas que fogem à zona T, como por exemplo as bochechas, apresentam as caraterísticas de uma pele normal e seca.
Assim, é importante que a escolha dos produtos de beleza e hidratação do seu rosto tenham estas caraterísticas em consideração, a fim de promover a restauração do próprio equilíbrio da pele. É necessário garantir que as zonas oleosas não ficam excessivamente gordurosas e que as zonas normais a secas não ficam demasiado repuxadas e desidratadas.
Por não ser uma escolha fácil e intuitiva deve pedir aconselhamento de profissionais de saúde, como dermatologistas, para que faça as escolhas acertadas na hora de escolher produtos para a sua pele.
Alguns sinais a que deve estar atento em caso de pele mista
Se tem pele mista, um ou mais dos seguintes sinais aparecem na sua pele com alguma regularidade:
- aparecimento de manchas na zona T;
- bochechas secas;
- pálpebras secas;
- vermelhidão e irritação;
- algumas zonas escamadas, que não as da zona T.
9 dicas importantes para quem tem pele mista
Limpeza
A saúde da pele depende de alguns cuidados que deve ter, nomeadamente a limpeza. Ao limpar a pele do rosto vai estar a retirar a sujidade que se acumulou ao longo do dia e da noite, restos de maquilhagem, vai ajudar a desobstruir os poros e controlar a oleosidade da zona T, nas peles mistas.
A zona T é a parte a que deve ter mais atenção, uma vez que precisa de limpar até sentir que retira toda a oleosidade, a fim de evitar também a formação de novos pontos negros, enquanto que a zonas de pele seca e normal não deve perder toda a sua humidade.
É recomendado que não lave a pele mais do que duas vezes por dia, sendo o ideal de manhã, ao acordar, e antes de se deitar, com água morna. Deve utilizar um gel ou uma espuma, que seja indicado pelo seu dermatologista de acordo com as caraterísticas da sua pele.
Tonificar
Este é um dos passos mais importantes para peles mistas. Depois da sua pele estar limpa, sem sujidades e com os poros mais desentupidos, é hora de a tonificar, com recurso a loções tónicas. Estas têm como objetivo completar o passo anterior, a fim de limpar o seu rosto em profundidade, mas também equilibrar a pele.
Deve utilizar um algodão suave e aplicar algumas gotas do produto indicado no seu rosto e pescoço, duas vezes por dia, após a limpeza. Assim, terá o rosto preparado para receber outros produtos, como cremes hidratantes ou produtos de maquilhagem.
Hidratar
Hidratar a pele é o passo mais importante quer tenha uma pele seca ou, neste caso, uma pele mista.
A hidratação vai estimular a renovação celular e proteger do envelhecimento precoce. Para que esta hidratação não cause problemas na sua zona T, como excesso de oleosidade, deve optar por cremes hidratantes sem óleos. Depois é aplicar o creme em movimentos circulares, duas vezes por dia, pela ordem apresentada.
Proteger
Um dos factos a evitar é o aparecimento de rugas e marcas de expressão. A exposição solar é uma das responsáveis por estas manchas e por destruir as fibras de colagénio que dão firmeza à pele, e por isso torna-se importante que utilize um creme com proteção UV, a cima de 30 e sem óleo.
Esfoliar
É imprescindível que se vão retirando as células mortas da nossa pele, bem como sujidade mais teimosa que tende em acumular-se no rosto. Para isso deve recorrer a uma esfoliação.
No entanto deve ter cuidados especiais, uma vez que no rosto com pele mista existem áreas com caraterísticas distintas. Deve recorrer a este tratamento apenas uma vez por semana, e deve faze-lo de uma forma mais intensa na zona T, deixando as outras zonas mais livres de esfoliações.
Máscaras faciais
As máscaras hidratantes são ótimos aliados para recuperar a vitalidade do rosto, hidratando-o em profundidade e aumentando a sua luminosidade. Deve utilizá-las uma vez por semana e escolher aquelas indicadas para o seu tipo de pele.
Produtos anti-acne
O acne é um dos problemas que pode aparecer como consequência de uma pele mista. E para evitar o aparecimento de marcas e borbulhas chatas, deve utilizar produtos anti-acne que reduzam os poros, aconselhados pelo seu dermatologista.
Estes têm como principal objetivo a redução dos poros, bem como diminuição dos compostos expelidos pelas glândulas sebáceas, que tendem a acumular-se maioritariamente na zona T, causando regiões inchadas, dilatadas e com espinhas.
Evitar as linhas de expressão
Com o passar do tempo, é habitual que a pele mista desidrate, perca a elasticidade e o ganhe rugas de expressão. A epiderme acaba por perder o brilho e a pele fica com uma aparência envelhecida mais rápido. Essa é a outra razão pela qual a hidratação diária bem como a aplicação de máscaras hidratantes é fundamental.