Share the post "Pele a descamar? 9 dicas para ficar com um bronzeado uniforme"
A pele a descamar é muito frequente quando os cuidados de hidratação de pele não são cumpridos, tanto no verão como no inverno.
Exposição solar em excesso, ares condicionados, aquecedores e falta de ingestão de água são alguns dos fatores que contribuem para uma pele com aspeto pouco saudável.
No entanto, há várias formas de evitar que a pele fique áspera, rachada e com sensação de repuxar. Venha descobrir o que pode fazer.
O que acontece para ficar com pele a descamar?
A pele quando se encontra mais sensível e/ou em situações mais drásticas reage. Verifica-se que a barreira natural não vai reagir da forma mais adequada e como devia, não retendo a água e levando a uma maior desidratação. Esta desidratação vai encontrar-se maioritariamente nas camadas mais profundas da pele, fazendo com que os canais de hidratação fiquem também comprometidos.
A zona do corpo onde é possível encontrar esta descamação em maior grau é o rosto uma vez que é uma zona sensível do corpo e que está em constante contacto com o meio ambiente. Mas existem outras partes do corpo que também podem ser afetadas, como as mãos, pés, joelhos e cotovelos.
Quais são as principais causas?
Não é fácil definir a causa para a pele a descamar, já que na maior parte das vezes é um acumular de vários fatores que levam a essa consequência.
No entanto, a desidratação da pele, seja por beber pouca água ou pelo calor, o uso de produtos corporais e de rosto inadequados como os sabonetes, o hábito de tomar muitos banhos e muitas vezes, com água muito quente, são alguns dos fatores mais comuns.
Na altura do verão também é comum que se veja a pele a descamar mais vezes, uma vez que a pele tem tendência a ficar mais bronzeada e necessita de cuidados especiais. Uma pele bronzeada queimada pelo sol necessita de mais água e mais hidratação.
É importante salientar que a descamação da pele também pode ser consequência de uma doença crónica de pele.
Precisamente por isto, é aconselhado que seja sempre visto por um dermatologista, para que este possa despistar certos problemas de pele, bem como aconselhar os produtos que melhor combinam com o seu tipo de pele e com o seu problema.
Dentro das doenças mais comuns, podem destacar-se:
- Dermatite atópica;
- Dermatite de contacto;
- Lúpus eritematoso sistémico;
- Psoríase;
- Hipotiroidismo;
- Queratose pilar.
É possível tratar a pele a descamar?
Na maioria das vezes, para evitar a pele a descamar basta uma mudança de alguns hábitos diários de limpeza e hidratação de pele.
Em caso de doenças de pele, será necessário realizar tratamentos específicos, com recurso a terapêutica muitas vezes medicamentosa. No entanto, cada caso é um caso e só o dermatologista está indicado para diagnosticar, aconselhar e receitar o melhor tratamento, sempre com acompanhamento médico.
Como evitar a descamação da pele?
Dependendo das causas, poderá ser possível ou não evitar esta descamação. Se a causa for alguma doença descamativa de pele, então dificilmente conseguirá evitar a descamação, uma vez que o problema está relacionado com a predisposição genética.
Se por outro lado, for causada pelo stress, exposição solar, álcool entre outras, é importante minimizar estes fatores, mantendo uma alimentação variada e saudável e bebendo muita água. Além de tudo isto, é importante que tenha uma rotina diária de limpeza e hidratação da pele de acordo com o seu problema e tipo de pele.
As 9 principais dicas para evitar pele a descamar
Evitar tomar demasiados banhos por dia
Evitar banhos múltiplos ao longo do dia, com água muito quente e demorados.
Não utilizar sabonetes abrasivos para a pele
Não utilizar sabonetes muito abrasivos para a pele e não ensaboar muitas vezes, já que o sabonete no corpo repetidas vezes não são benéficos para peles que secam e descamam.
Ter atenção aos componentes dos sabonetes líquidos usados
Tenha atenção aos constituintes do seu sabonete diário: sabonetes com lixívia irritam a pele, devendo optar por sabonetes ricos em substâncias gordas como manteigas de cacau e óleos de coco.
Usar cremes hidratantes específicos para rosto e corpo
Todos de acordo com o seu tipo de pele, especialmente após o banho e a exposição solar de forma a manter a humidade da pele.
Máscaras caseiras hidratantes
De acordo com a composição da sua pele são ótimas opções para cuidar de si. Para peles mais secas, o óleo de coco, abacte e mel podem ser ótimas opções. Para peles mais secas, pepino e aloe vera e são boas opções.
Apanhar sol mas não em demasia
Apanhar sol não é sinónimo de queimadura solar. Assim, é importante deixar que a sua pele esteja exposta ao sol, com proteção e nas horas de menos calor.
Evitar apanhar escaldões
Evitar os escaldões na praia, utilizando sempre protetor solar com FPS e evitando o sol direto entre as 12h e as 16h horas, altura em que a radiação UV está mais forte e pode causar mais danos na pele.
Usar protetor solar todo o ano
Sempre que sai de casa, seja verão ou inverno, usar protetor solar pelo menos no rosto, de forma a reduzir o envelhecimento precoce.
Ar condicionado e aquecimento com moderação
Usar com moderação aparelhos ou formas de aquecer/arrefecer a casa tais como aquecedor, ar condicionados, desumidificador e lareira, que acabam por retirar humidade, causando uma pele mais seca.