Pastéis de nata. Quem lhes resiste? Serão poucos com certeza, ou não fosse este um dos doces mais tradicionais e mais consumidos em Portugal e, talvez, um dos mais apreciados, não só aqui, mas também além fronteiras. Certo é que até os típicos pastéis de nata já têm versões alternativas que, também elas, têm vindo a conquistar adeptos.
Para que se possa deliciar e apreciar estas pequenas maravilhas, selecionamos para si algumas receitas de pastéis de nata, para testar a sua capacidade de resistência. Será que consegue dizer que não?
3 RECEITAS DE PASTÉIS DE NATA ABSOLUTAMENTE IRRESISTÍVEIS
1. Pastéis de nata tradicionais
Ingredientes
- – Ingredientes para a massa folhada (em alternativa, e para ser mais rápido, pode usar massa folhada comprada) –
- 1 pitada de sal
- 300ml de água morna
- 400g de margarina para folhados
- 500ml de leite
- – Ingredientes para o recheio –
- 100ml de água
- 2 c. de farinha
- 2 ovos
- 300g de açúcar
- 500ml de leite
- 7 gemas
- Casca de 1 limão
Modo de preparação
- Começar por preparar a massa folhada. Amassar a farinha com a água e o sal. Fazer uma bola e dar dois golpes em forma de cruz até ao centro.
- De seguida, colocar a margarina sobre um pedaço de papel vegetal e bater com o rolo para que fique com a mesma consistência que a massa.
- Dividir a massa anterior (da farinha com água e sal), pelos cortes que fez, puxando a massa para fora, de maneira a criar uma espécie de estrela de quatro pontas. No centro, colocar a margarina e envolver completamente com as pontas.
- Depois, virar a massa ao contrário e, com um rolo, estender até obter um retângulo com aproximadamente 40×15 cm. Dobrar a massa em três partes iguais. Virar e esticar de novo até voltar a ter um retângulo alongado. Repetir o processo de folhear a massa (dobrar e esticar) mais duas vezes e reservar no frigorífico durante 10 minutos.
- Ao fim do tempo de repouso, retirar a massa do frio e dobrar em dois, juntando as pontas no centro. Esticar novamente a massa até ter cerca de 4 mm e salpicar com água em toda a sua extensão. Enrolar depois de forma uniforme, cortar em rodelas com cerca de 1 cm de espessura e colocar cada pedaço nas formas dos pastéis de nata. Tapar e deixar repousar durante 10 minutos.
- Depois, passados os 10 minutos, molhar o polegar em água, carregar no centro da rodela e puxar a massa até ao cimo da forma.
- Agora é tempo de preparar o recheio. Levar o leite a ferver com a casca de limão. Retirar um pouco do leite e desfazer nele a farinha.
- À parte, bater as gemas e os ovos sem fazer espuma. Retirar a casca de limão e adicionar o leite fervido, mexendo bem para não cozinhar os ovos.
- De seguida, juntar a farinha dissolvida no leite e reservar.
- Levar o açúcar e a água a ferver até obter uma calda em ponto de pérola (mergulhando uma colher na calda, forma-se uma bola na extremidade do fio que escorre da colher).
- Juntar esta calda ao preparado do leite, mexer bem e distribuir pelas formas. Tenha atenção para não encher demasiado para o recheio não sair durante a cozedura.
- Levar ao forno, pré-aquecido a 250º C, durante cerca de 25 minutos. Quando estiverem cozinhados, retirar do forno e desenformar de imediato.
- Uma dica, a meio da cozedura, pode salpicar os pastéis com água para baixarem, devendo repetir no final.
- Servir os pastéis de nata polvilhados com canela ou com canela e açúcar em pó.
2. Pastéis de nata de baunilha
Ingredientes
- – Ingredientes para a calda –
- 250g de açúcar branco
- 125g de água
- – Ingredientes para os pastéis –
- 400g de massa folhada
- 6 gemas
- 500ml de leite
- 36g de farinha
- 36g de amido de milho
- 1 vagem de baunilha
- 170ml de calda (preparado anterior)
- Manteiga ou spray anti-aderente (para untar as formas)
Modo de preparação
- Primeiro untar as formas com manteiga ou spray anti-aderente.
- Estender a massa folhada num retângulo e enrolar no sentido do comprimento. Depois, cortar rodelas com 1,5cm.
- Colocar a rodela na base da forma e com o dedo polegar molhado em água, esticar a massa do centro para os rebordos tendo o cuidado de esticar bem a massa que se acumula no fundo. Repetir a operação até esgotar a massa.
- De seguida, preparar a calda. Basta levar todos os ingredientes ao lume e deixar ferver durante cerca de 4 minutos, até obter o ponto pérola. Retirar do lume e deixar arrefecer.
- Agora o creme. Dissolver as farinhas num pouco de leite. Depois, juntar as gemas e envolver bem.
- Levar o restante leite ao lume com a vagem de baunilha aberta e raspada até ferver.
- Depois, retirar a vagem, juntar o leite às gemas e envolver bem.
- Por fim, acrescentar a calda que preparou no início e misturar até ficar homogéneo.
- Distribuir o recheio pelas forminhas, levar ao forno, a 250º C, e deixar cozinhar até a massa folhar e o recheio tostar por cima.
3. Pastéis de nata de cereja
Ingredientes
- ½ kg de massa folhada
- ½ l de polpa de cereja
- 300g de cerejas descaroçadas cortadas aos pedaços
- 6 gemas de ovo
- 1 ovo inteiro
- 40g de farinha
- 150g de açúcar
- 5g de canela
- Raspa de 1 limão
Modo de preparação
- Começar por preparar a massa. Com o rolo de cozinha, estender a massa num rectângulo. Enrolar num rolo, pressionando bem. Cortar a massa em rodelas com espessura de 1,5 cm.
- Colocar cada rodela nas formas dos pastéis, previamente untar com manteiga. Depois, com os polegares, pressionar no centro da massa e espalhar até aos bordos da forma para que estes fiquem mais grossos, ficando a massa mais fininha no fundo. Colocar as formas num tabuleiro de ir ao forno.
- De seguida, colocar em cada forma, uma colher de cerejas cortadas aos pedaços.
- Depois, no liquidificador, colocar o ovo, as gemas, o açúcar, a farinha, a canela, a raspa de limão e a polpa de cereja e bater por 5 minutos.
- Deitar o preparado anterior nas formas e levar ao forno, pré-aquecido nos 250º C, durante 15 minutos.
- Quando estiverem cozidos, desenformar. Pode servir quentes ou frios, polvilhados com açúcar em pó ou canela em pó.
As receitas apresentadas neste artigo foram adaptadas das páginas Doces Regionais, Coco e Baunilha e A Divina Culinária respetivamente.