Está numa relação amorosa mas sente que tem necessidade de supervisionar e repreender o seu parceiro de forma recorrente? Gostava de poder partilhar as responsabilidades e as decisões importantes com o seu parceiro mas este não se mostra disponível? Sente que não dividem de forma equilibrada os compromissos? Se tudo isto é verdade talvez o seu parceiro sofra da síndrome de Peter Pan. Conheça os sinais que indicam se o seu parceiro é demasiado imaturo!
Síndrome de Peter Pan
Apesar de esta síndrome não figurar no manual diagnóstico de transtornos mentais, parece ser uma condição comum, que muitas vezes resulta de pais excessivamente protetores durante a infância e a adolescência.
Esta síndrome é descrita como uma situação em que uma pessoa adulta é infantil e imatura, apesar da idade. Para estas pessoas a ideia de crescer é tão esmagadoramente assustadora que não se permitem fazê-lo.
Caracteriza-se por um intenso e constante medo de crescer. Pessoas com esta síndrome acreditam que crescer significa apenas enfrentar desafios difíceis e dolorosos, enfrentar obstáculos e lidar com responsabilidades exigentes.
A ideia de que os homens nunca amadurecem é comummente difundida e quase que romantizada, sendo aceite como natural. Ora, isto leva a que as mulheres sofram algumas consequências, assumindo as responsabilidades de ambos enquanto o homem as descarta.
A imaturidade masculina que no início de uma relação pode até parecer divertida e atraente, acaba por ser prejudicial à relação a dois, sobretudo quando surgem os filhos e as responsabilidades financeiras e domésticas para partilhar.
O seu parceiro é demasiado imaturo? Não lhe consegue confiar determinadas responsabilidades? Vamos descobrir!
5 sinais que indicam que o seu parceiro é demasiado imaturo?
1. Sente necessidade de o supervisionar constantemente
Sente necessidade de supervisionar o seu parceiro desde as tarefas mais simples e mundanas (apanhar as roupas que deixa espalhadas pela casa) até às mais sérias (pagar as dívidas que o seu parceiro faz sem lhe comunicar).
Sente necessidade de estar constantemente a desculpar-se pelo comportamento do seu parceiro quando este cria problemas no local de trabalho ou entre o grupo de amigos.
2. Vê pânico no olhar do seu parceiro sempre que falam de assumir compromissos ou ter filhos
Quando fala sobre o futuro a dois vê imediatamente pânico e desejo de fugir espelhados na cara do seu parceiro. Se a vossa relação já dura há algum tempo e o futuro ainda não pode ser tema de conversa, de facto o seu parceiro é demasiado imaturo.
Se se questiona se a culpa é sua pela forma como aborda o futuro, não se martirize. É natural que os casais falem sobre o futuro e isso não significa que aquilo que discutem vá acontecer realmente. Estão simplesmente a conversar e a avaliar se querem as mesmas coisas do futuro.
3. Sente que está constantemente a reclamar com o seu parceiro
Já se acha chata a si mesma e já está cansada de se ouvir a si mesma a reclamar e a cobrar as promessas feitas pelo seu parceiro? Se o seu parceiro é demasiado imaturo talvez o defeito não seja seu.
Sente que se não recordar constantemente ao seu parceiro os compromissos que ele assumiu, estes ficarão por cumprir? Sente-se frequentemente desapontada e desiludida por o seu parceiro não conseguir cumprir planos e compromissos? Se sim, o seu parceiro é demasiado imaturo.
4. O seu parceiro evita conversas sérias
Quando tenta levantar questões mais profundas ou falar acerca das suas necessidades, o seu parceiro responde com piadas, muda de assunto ou centra-se no telemóvel.
5. Transforma-se num autêntico adolescente em algumas ocasiões
O seu parceiro tem interesses pouco condizentes com a idade e sempre que sai com os amigos torna-se novamente num adolescente.