Nos últimos tempos pode ter ouvido falar de pão proteico, principalmente nas redes sociais.
Para muitos sites dedicados à alimentação e até perfis de redes sociais que divulgam alimentação associada à perda de peso e prática de exercício físico, o pão proteico é um dos alimentos mais falados.
Neste artigo vamos dar a conhecer um pouco mais sobre esse pão que parece que veio para ficar.
O que é o pão proteico?
O pão proteico é nada mais do que pão com alto teor de proteína, uma escolha alternativa ao pão tradicional que muitas vezes é posto de lado num plano alimentar para perda de peso.
Sendo o pão um alimento que faz parte da alimentação da grande maioria dos portugueses, pode ser difícil retirá-lo da dieta ou reduzir o seu consumo para não prejudicar a dieta.
Mas é aqui que surge este alimento com vantagens comparativamente ao pão normal, principalmente no que diz respeito à sua composição nutricional: menos hidratos de carbono e mais proteínas.
Como é feito este tipo de pão?
Alguns pães com alto teor de proteína são feitos recorrendo a ingredientes como a proteína isolada de soro de leite, a proteína de ervilha, proteína de soja ou proteína de clara de ovo. Também é comum a utilização de farinhas de frutos secos (amêndoa, noz), farinha de quinoa ou farinha de grão-de-bico.
São estes os ingredientes que fazem com que o pão se torne proteico, pois todas as fontes referidas anteriormente são também ricas em proteína.
Uma vez que não há uma regra para a confeção deste alimento, sempre que se compre pão proteico nos supermercados e lojas dedicadas à alimentação saudável, apela-se à leitura dos rótulos para evitar a compra de alimentos cheios de corantes, conservantes e aditivos artificiais.
Em vez de comprar pão proteico, porque não fazê-lo em casa? É possível fazer este pão em casa, se não sabe como, nós dizemos-lhe no último tópico deste artigo.
Pão proteico é pão low carb?
Não. Tudo depende dos outros ingredientes presentes no pão.
Um pão pode ter alto teor de proteínas e baixo teor de hidratos de carbono, nesse caso é simultaneamente proteico e low carb. Mas, também pode acontecer de ter proteínas em maior número que o habitual e no entanto o seu conteúdo em hidratos de carbono ser igual, ou seja, é proteico mas não é low carb.
Vale a pena experimentar pão proteico?
A grande variação nos ingredientes e no conteúdo de macronutrientes deste género específico de pão torna complicado dizer se vale a pena comprar pão com alto teor de proteína ou não.
No entanto, torna-se uma boa alternativa de ingestão de proteínas caso:
- Seja vegetariano ou vegan e o acesso a proteínas é mais reduzido;
- Esteja numa dieta de perda de peso e tem que diminuir a quantidade de hidratos de carbono e neste caso fará sentido optar por um pão proteico e low carb;
- Siga um plano alimentar e de treinos onde a ingestão de proteína é superior ao habitual;
- Seja atleta e consequentemente as necessidades de proteínas são também superiores à maioria das pessoas.
Importa aqui referir que a qualidade da escolha é o mais importante e por isso deve-se privilegiar o consumo de pão sem aditivos artificiais que apenas estão presentes para aumentar o tempo de prateleira do alimento.
O pão feito em casa é uma excelente opção a considerar e por isso deixamos-lhe uma receita para experimentar.
Receita de pão proteico
– Ingredientes –
- 200g de farinha de arroz
- 40g de farinha de aveia
- 1 saqueta pequena de fermento biológico
- 40g de whey protein sem sabor
- 100ml de água
- 30ml de óleo de coco
- Sal q.b.
– Modo de preparação –
- Dissolva o fermento na água morna. Junte o óleo e o sal. Vá adicionando a farinha, aveia e Whey Protein, trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea.
- Passe farinha sobre a mistura. Tape com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho por, aproximadamente, duas horas.
- Coloque um fio de azeite em uma forma anti-aderente e coloque a massa. Leve ao forno em temperatura de 180ºC por 20 minutos.
Bom apetite!