Frequentemente verificam-se algumas dúvidas e momentos de ansiedade em algumas das mulheres que estão a tentar engravidar, sendo uma das suas maiores dificuldades identificar o período fértil e saber quantos dias após a ovulação ocorre a fecundação.
Quantos dias após a ovulação ocorre a fecundação?
Se a relação sexual ocorrer no dia da ovulação, o espermatozóide pode demorar até 5 dias para fecundar o óvulo e ocorrer a fecundação, pelo que a “janela fértil” da mulher são de 6 dias tendo em consideração a vida útil do espermatozóide e do óvulo.
Desta forma, não fique preocupada, caso venha a verificar que a fecundação ocorreu num dia (1 dia antes ou até 5 dias após) que não o da relação sexual.
Durante o ciclo menstrual, o período fértil da mulher é aquele em que há a capacidade de engravidar, se mantiver relações sexuais sem a utilização de um contraceptivo (como por exemplo: pílula, preservativo, DIU, anel vaginal, entre outros). Fora dessa “janela de fertilidade” de cerca de 6 dias, as hipóteses de engravidar tornam-se muito reduzidas.
O que é a ovulação?
A ovulação é o processo que normalmente ocorre uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a libertar um óvulo, raramente pode libertar dois óvulos (é o que acontece no caso de gravidez de gémeos heterozigóticos).
Geralmente, o óvulo tem uma viabilidade que pode variar entre 12 a 24 horas e, se este não for fertilizado ou fecundado, o revestimento do útero e o óvulo são expelidos através do período menstrual que se inicia.
A ovulação ocorre normalmente 24 a 36 horas após a libertação da hormona luteinizante (LH) e, geralmente, 12 a 16 dias antes do início da menstruação seguinte, no entanto este período pode apresentar uma pequena variabilidade, de mulher para mulher.
O que é a fecundação?
A fecundação verifica-se quando após a ejaculação no interior da cavidade uterina da mulher, o espermatozóide fertiliza um óvulo viável.
É importante ter a noção de que alguns espermatozóides podem permanecer viáveis no interior da mulher (após ejaculação), num período que pode variar entre entre 24 a 72 horas.
No entanto homens com hábitos de vida saudáveis (com bons hábitos alimentares, que não fumem e que pratiquem atividade física regular, entre outros fatores) podem produzir espermatozóides mais resistentes, capazes de sobreviver até 5 dias dentro do corpo da mulher.
Também por esta razão, por vezes é difícil conseguir saber exatamente quantos dias após a ovulação ocorre a fecundação.
Dicas para favorecer a fecundação
A primeira coisa a fazer é saber identificar o seu período fértil e apostar em ter relações sexuais com o seu parceiro nesse período de tempo. A frequência das relações sexuais deve ser em dias alternados, de forma a garantir um stock moderado de espermatozóides no esperma.
Uma forma relativamente fácil de identificar o seu período fértil é ir vigiando o seu muco cervical, que se torna fino, fluido, esbranquiçado e abundante durante o período fértil (semelhante à clara do ovo). Esta mudança de consistência do muco tem como principais objetivos:
- Favorecer a deslocação do espermatozóide no trajeto até ao óvulo
- Nutrir o espermatozóide
- Favorecer a fecundação
Pode também recorrer a testes de ovulação que já existem no mercado, que têm uma precisão mínima de 99% na deteção da libertação da hormona LH, ajudando a identificar o seu período fértil.
Sinais de que o óvulo foi fecundado com sucesso
Passado uns dias após a fecundação, a mulher poderá ou não sentir alguns dos seguintes sintomas:
- Leve cólica abdominal
- Ligeiro corrimento vaginal rosa claro
- Sonolência
- Cansaço fácil
- Seios edemaciados (inchados) e sensíveis
Se suspeitar que as suas contas bateram certo e que após a ovulação ocorre a fecundação, ou seja, que poderá estar grávida, faça um teste de gravidez e marque consulta com um médico especializado.