Com o inverno chega o frio e a chuva, e as pessoas reforçam o seu vestuário com casacos e outras roupas quentes. Quem tem um cão, e o trata como membro da família, pode ficar preocupado com o facto do seu melhor amigo de 4 patas passar frio ou adoecer. Mas será que os cães precisam de usar roupa no inverno?
Os cães precisam de usar roupa no inverno? 7 fatores a considerar
Nem todos os cães são iguais, por isso, é importante, considerar vários fatores quando se pensa em colocar roupa num cão, e até mesmo o tipo de roupa e as circunstâncias.
1. Tamanho do cão
Para responder à questão se os cães precisam de usar roupa no inverno é necessário ter em conta o seu porte, ou tamanho.
Os cães pequenos tendem a sofrer mais com o frio, em especial se tiverem o pelo curto. No geral, os cães de porte pequeno e miniatura são mais sensíveis às temperaturas baixas e um cobertor pode não ser o suficiente para os aquecer, correndo o risco de estarem desconfortáveis ou até ficarem em hipotermia.
Algumas das raças mais sensíveis ao frio são os Pinscher, Yorkshire Terrier e caniche.
2. Tipo de pelo do cão
O tipo de pelo do cão condiciona se o animal sente mais ou menos frio. Algumas raças de cães como os Husky, Pastor Alemão, Samoiedo, têm um tipo de pelo com camada dupla, que juntamente com outras caraterísticas, tornam o cão mais resistente ao frio.
Estes cães até preferem o clima frio, pois são raças oriundas desse clima. Assim, este tipo de cães não necessita de usar roupa no inverno, pois o seu próprio pelo já funciona como uma proteção.
3. Condição corporal do cão
Uma vez que as reservas corporais do indivíduo são utilizadas para que o organismo consiga regular a sua temperatura corporal, é normal, que um cão muito magro, sem grandes reservas corporais, possa entrar em hipotermia mais facilmente. E, assim, deve ser mais protegido das temperaturas baixas.
4. Idade do cão
A idade condiciona a regulação da temperatura dos animais, sendo que os animais mais jovens e mais idosos, têm maior dificuldade em regular a sua temperatura corporal.
Em situações normais, quando está frio, o organismo reage de forma a produzir calor, utilizando reservas corporais e outros mecanismos. Animais jovens e idosos podem sofrer de hipotermia, ou seja, baixa de temperatura corporal, pois o seu mecanismo de termorregulação pode não estar a funcionar corretamente devido à sua imaturidade ou falha.
Assim, é necessário proteger do frio cães idosos e cachorros, não só com roupas adequadas mas também colocando-os em locais quentes e protegidos, cobertores e camas quentes.
5. Problemas de saúde do cão
O cão pode ter alguns problemas de saúde que condicione a sua regulação térmica, como doenças endócrinas. Também, o fato de existirem feridas ou problemas na pele, pode levar a uma necessidade de proteger esses locais da de água e humidade, e portanto, pelo menos em alturas de chuva o animal deve utilizar roupas para se proteger.
6. Local onde está o cão
Se o cão estiver num local quente e confortável, é pouco provável que sinta frio e, portanto, não necessita de roupa. Deve sim ter cuidado com as diferenças de temperatura, e caso o cão esteja num local quente e vá à rua, deve abriga-lo nessa altura e fazer uma adaptação gradual à temperatura para que não fique doente.
Se não estiver num local frio ou vier à rua pode colocar uma roupa no cão de forma a mantê-lo mais quente. E se estiver a chover, pode também optar por uma capa para o proteger da chuva.
7. Tipo de roupa
Existem vários tipos de roupa para cães, em diferente tecido, formato, e umas com mais adereços do que outras, como carapuços.
É importante adequar o tipo de roupa ao tipo de situação em que o cão se encontra, e optar por roupas sem muitos adereços, pois os cães preferem coisas mais simples.
Os cães precisam de usar roupa no inverno? – Quais as roupas mais adequadas?
É importante ter em consideração vários fatores quando escolhe a roupa para o seu cão.
Tipo de tecido
Alguns tecidos podem causar alergia nos nossos animais, como os tecidos sintéticos e lã. Os sintomas de alergia por contacto em cães podem ser prurido (comichão), eritema (vermelhidão) na pele, alopécia (perda de pelo), entre outros.
Os tecidos à base de algodão que permitem a pele respirar. O revestimento externo de algumas roupas também existe na forma de impermeável, o que é aconselhável para utilizar em época de chuva.
Tamanho da roupa
O tamanho da roupa deve ser adequado para o seu cão, não sendo nem demasiado largo nem demasiado pequeno, pois pode incomodar o animal e até mesmo magoá-lo.
Deve tirar as medidas do seu cão relativamente ao perímetro do tórax e pescoço e o comprimento do pescoço ao rabo do cão.
Adereços
Existem roupas mais simples e outras com alguns adereços como carapuços ou outros. Os animais não gostam muito de coisas complexas pois é contra a sua natureza. Evite grandes adereços e opte por roupas simples e básicas, também para facilitar a sua aceitação.
Allergic Contact Dermatitis in the dog: Principles and Diagnosis. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/20903807_Allergic_Contact_Dermatitis_in_the_Dog_Principles_and_Diagnosis