“Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão.” Sim, a forma como nos apresentamos ao mundo importa. E é inegável que o aspeto físico é a perceção mais imediata que os outros têm de nós, mas quando abrimos a boca podemos alterar essas impressões. Por isso, confira o que não dizer no primeiro encontro, para que tudo corra de forma bem-sucedida e possa conhecer melhor a outra pessoa, seja do ponto de vista romântico ou só mesmo para uma futura amizade.
Pode pensar que é uma pessoa simpática, afável, perspicaz, espirituosa ou profunda, mas será que o que diz está a arruinar as suas hipóteses de conhecer melhor a outra pessoa? Então, descubra o que não dizer no primeiro encontro.
Primeiro encontro: os temas proibidos
Não interprete isto como um guia estanque e inerte, mas sim como um ponto de partida para não tocar em assuntos sensíveis e delicados, pois não conhece a outra pessoa e não sabe em que ponto da sua vida ela se encontra. Como tal, e dado que as palavras podem ser mal interpretadas saiba o que não dizer no primeiro encontro.
1. Doenças
Não se trata de esconder nada, mas é um tema demasiado pesado para um primeiro encontro e para desvendar a alguém que não conhece.
2. Mostre-se satisfeito e feliz
Não tem que colocar uma máscara e fingir que não tem problemas nem preocupações, mas deve mostrar-se relaxado e descontraído e manter um discurso positivamente controlado sobre si, sobre a sua vida e as suas conquistas.
3. Não fale das antigas relações
Seja para dizer mal. Seja para dizer que ainda gosta do seu antigo parceiro ou que tem saudades dele. Não fale. É um assunto que pode surgir naturalmente, mas falar de uma terceira pessoa que nada tem a ver com aquele momento é totalmente desaconselhado.
4. Seja fiel a si próprio
Se é uma pessoa extrovertida e que gosta de dizer piadas, faça-o. Se é uma pessoa mais introvertida e ponderada, seja-o. Não tem que dizer ou fazer algo que não diria nem faria no seu dia a dia.
5. Não fale em filhos
Seja dos que já tem ou dos que gostaria de vir a ter. Obviamente que se tem filhos é inevitável partilhar esse facto, mas não conduza a conversa para esse sentido nem monopolize o tema a debater.
6. Saia da sua zona de conforto
Ser fiel a si próprio não significa que só tem de fazer coisas com as coisas está 100% à vontade. Se alguém o convida para ir a um restaurante novo ou para fazer uma atividade diferente para o primeiro encontro, por que não aceitar? Dentro dos limites do bom senso há milhares de coisas para fazer e descobrir no mundo e, por isso, não se deixe fechar a essas oportunidades.
7. Não coloque expectativas no encontro
São apenas dois estranhos, ou pessoas que não se conhecem muito bem, a tentar passar um bom momento juntos. Não tem de pensar que não está preparado para uma relação, que não se imagina com aquela pessoa no futuro… Deixe acontecer.
8. Falar demais
Não monopolize o encontro e fale sem parar. Até pode ser normal em si, ser um conversador nato, porém para alguém que não conheça essa sua faceta pode ser bastante intimidante.
9. Ficar demasiado calado
Da mesma maneira que não pode falar sem parar, também não deve estar calado e esperar que seja sempre o outro a sugerir temas para falarem. Poderá estar nervoso e ansioso, mas relaxe um pouco – afinal, o que pode acontecer de tão errado para não se deixar a aproveitar o momento?
10. Insistir para pagar a conta
No primeiro encontro, tradicionalmente era o homem que pagava a conta. Mas as tradições mudam e, atualmente, as mulheres também gostam de contribuir e não acham que têm de ser sustentadas por ninguém. Não é uma perspetiva feminista, mas sim de igualdade. Por isso, por que não dividem a conta a meio? Problema resolvido!
Algumas dicas para saber o que não dizer no primeiro encontro para que tudo corra da melhor forma e, quem sabe, poder conhecer alguém especial?