Share the post "16 coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos"
A maternidade é uma opção que deve ser tomada de forma livre, informada e sem pressões externas. Apesar da decisão de ser, ou não, mãe é, assim, altamente pessoal, mas parece haver sempre pessoas que se sentem no direito de comentar essa opção. Esses comentários são frequentemente constrangedores, daí que seja oportuno relembrar algumas das coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos.
Vamos descobrir quando os comentários não são bem vindos?
(Não) querer ter filhos é uma opção
Os números não enganam. Em Portugal, 40% das mulheres em idade fértil não tem filhos e, no panorama geral da população, 10% dos adultos em idade fértil não querem ter filhos. Apesar de serem muitos, a verdade é que o estigma social ainda persegue-os.
A decisão que algumas mulheres tomam, de não ter a maternidade como prioridade ou objetivo de vida, nem sempre é vista com bons olhos – e é, muitas vezes, encarada como pouco natural.
Não custa relembrar que a escolha de não ter filhos é pessoal e voluntária, e em nada se relaciona com não gostar de crianças, não ter instinto maternal ou capacidade para gerar e criar uma criança. Muitas mulheres sentem-se realizadas com projetos de vida de outra natureza e não almejam ser mães.
Noutros casos a situação é diferente: os horários, o stress, o ritmo e as exigências de vida não permitem que surja a oportunidade da maternidade. Há ainda a registar as situações de infertilidade, em que não ter filhos não é uma opção e os comentários inadequados podem mesmo acarretar uma grande mágoa.
Antes de optar por ter, ou não, filhos, tendemos a assumir que os podemos ter, mas nem sempre é assim e muitos casais deparam-se com o problema da infertilidade. Numa altura em que o casal se sente expectante em fazer crescer a família, é confrontado com sentimentos de impotência, tristeza e frustração. Ter que enfrentar as opiniões dos outros, ainda que não sejam ditas de forma maldosa, aumenta o constrangimento e o mal-estar.
16 coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos
Há coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos. Todas as mulheres são únicas e diferentes. Têm desejos, objetivos e expectativas de vida diferentes. Se para algumas mulheres a maternidade não faz parte dos planos por opção, para outras, alguns problemas de saúde ou a idade podem ser entraves ao desejo de engravidar.
Seja qual for o motivo, não ter filhos não pode ser motivo para que uma mulher se sinta diminuída, seja inferiorizada ou pressionada por afirmações carregadas de estigma social. Vejamos, então, o que nunca dizer.
1 – “Uma mulher só se sente completa quando tem filhos”
2 – “Estás cansada? Então espera até teres filhos para saberes o que é estar cansada”
3 – “Se fosses mãe compreenderias o que estou a dizer e a situação que estou a passar”
4 – “Quando conheceres o amor da tua vida vais querer ser mãe de certeza”
5 – “Cuidado, olha que a idade está a avançar e o relógio biológico dá tréguas”
6 – “Acho que serias uma ótima mãe”
7 – “Não conheces o que é o amor até seres mãe”
8 – “Não há nada melhor do que ser mãe”
9 – “É impossível uma mulher sentir-se realizada quando não é mãe”
10 – “Tens a certeza que não queres mesmo ter filhos?”
11 – “Não haverá alguma condição psicológica que te esteja a impedir de engravidar?”
12 – “Se deixares de tentar vais certamente engravidar”
13 – “Não te preocupes com o facto de não conseguires engravidar. Podes tomar conta dos filhos dos outros”
14 – “Devias ter tentado engravidar quando eras mais nova”
14 – “Se calhar não tens filho porque como casal são incompatíveis”
16 – “Não tens filhos? De quem é o problema?”
Em suma…
O melhor mesmo é pensar antes de falar. Ninguém sabe o que se passa intimamente com cada pessoa e com cada família, daí que o melhor seja agir de forma sensata e evitar estas 16 coisas que não deve dizer a uma mulher que não tem filhos.