Durante a amamentação os alimentos que a mãe come vão influenciar o sabor e os nutrientes constituintes do leite materno, daí ser importante a mãe saber o que não comer durante a amamentação, não exagerar em nenhum alimento e variar o máximo possível a sua alimentação.
No entanto, quando e se a mãe perceber que algum alimento que consuma esteja a provocar mais cólicas ao bebé, deve eliminá-lo durante toda a fase da amamentação.
A amamentação
A amamentação é um processo fisiológico e natural, a melhor forma de alimentar o seu bebé.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo, até aos 6 meses de vida do seu bebé, pois este alimento é o mais digerível e rico a nível nutricional, contendo todas as substâncias necessárias à saúde do bebé, que as ingere facilmente.
Para que o seu bebé receba os nutrientes necessários, a mãe deve realmente ter especial atenção a certos alimentos e perceber o que não comer durante a amamentação, para o seu bem estar.
Nesta fase, uma alimentação adequada e ajustada à necessidades da mãe, tem grande importância para a rápida recuperação após o parto, fortalecer as suas energias (nesta fase é necessária muita exigência física e psicológica) e contribuir para uma adequada produção de leite materno.
Uma alimentação saudável e adequada para a mãe, não difere em grande medida da alimentação saudável da mulher não grávida. O facto de estar a amamentar não implica necessariamente o aumento do volume das refeições, deve apenas alimentar-se na quantidade suficiente de forma a satisfazer o seu apetite, mas sem excessos.
O que não comer durante a amamentação?
O organismo do bebé é mais delicado que o nosso e, nem sempre a mãe ingere ou consome o que o bebé tolera.
Durante a amamentação a mãe deve minimizar a quantidade de alimentos crus. Nesta fase cerca de 70 a 80% da alimentação deve ser à base de alimentos cozidos e apenas 20 a 30% de alimentos crus, dando preferência a cozidos, grelhados, assados e fruta cozida.
Seguem-se algumas dicas de o que não comer durante a amamentação para que o seu bebé se mantenha saudável, sem cólicas e a receber os nutrientes desejados:
1. Não comer alimentos que produzam flatulência
Alho, espargos, couve-flor, brócolos, couve-de-bruxelas, couve galega, grelos, pepino, pimentão vermelho e verde, cebola crua, favas, grão-de-bico, feijões, lentilhas, fritos ou moluscos.
2. Reduzir o consumo de algumas frutas
Citrinos, kiwis, banana e evitar a ingestão de frutos vermelhos, principalmente os morangos.
3. Não comer hidratos de carbono refinados ou de absorção rápida
Como confeitaria e refrigerantes açucarados.
4. Não comer produtos industrializados
Com alto teor de açúcares, assim como de gorduras saturadas.
5. Não comer condimentos e especiarias
Estes são bons exemplos de alimentos que podem alterar o sabor do leite materno e provocar alguma intolerância por parte do bebé.
6. Não consumir sal e alimentos salgados
Possíveis causadores de retenção de líquidos.
7. Não comer chocolates
Apenas um quadrado por dia, com mais de 70% de cacau na sua composição.
8. Não comer alimentos industrializados
Sopas e refeições pré-confecionadas.
9. Não ingerir substâncias nocivas à saúde do recém-nascido
Chá preto, chá verde, café, bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas.
Alimentos que podem causar mal estar ao bebé
Quando o bebé mostra sinais de desconforto como diarreias, gases e/ou falta de sono, podem existir alimentos responsáveis por isso.
Não são necessariamente alimentos que fazem parte da lista “o que não comer durante a amamentação” mas podem causar mal estar ao seu bebé, nomeadamente:
- Comida picante
- Alho
- Canela
- Leite de vaca
- Soja
- Ovos
- Nozes
Assim sendo, elimine estes alimentos durante a amamentação para proteger o seu bebé.