A natação é a escolha perfeita para quem procura um exercício físico que combine intensa diversão, profundo relaxamento e um treino corporal completo. Tudo isto, queimando imensas calorias e assegurando resultados finais absolutamente surpreendentes. Não podia ser mais animador, certo?
No entanto, já sabemos que, para ficar realmente convencido, necessitamos de lhe apresentar todos os factos e argumentos, da forma mais completa e intuitiva possível. Assim, prepare-se para conhecer 10 das mais valias da natação, que fazem deste exercício um dos mais completos e satisfatórios para quem sonha com um corpo elegante e tonificado.
Natação para aumentar resistência física
1. Trabalha todo o corpo
A natação envolve todos os grandes grupos musculares, das costas e braços até aos glúteos e pernas, passando ainda pelos abdominais.
Assim, sem ter de levantar um único peso, se nadar vai estar a esculpir e a tonificar todo o corpo.
O segredo para obter os resultados mais completos passa, essencialmente, por procurar utilizar de forma regular os 4 estilos que esta atividade disponibiliza: bruços, costas, crawl e borboleta.
Dica: na piscina, também pode trabalhar isoladamente apenas um dos grupos musculares. Ex.: agarre-se à borda e bata apenas com as pernas ou deite-se sobre um colchão insuflável e mexa apenas os braços.
2. É um excelente exercício de cardio
A natação é uma atividade aeróbica por excelência, da qual pode tirar os maiores benefícios se levar o esforço ao máximo: o seu coração vai bater mais depressa para gerar energia, aumentando o ritmo cardíaco, e os seus pulmões vão também trabalhar mais intensamente, fortalecendo-se no processo. Conclusão: resultados mais rápidos!
Nota: uma vez que esta atividade exige um maior controlo da respiração e, logo, uma maior necessidade de oxigénio do que no running, os músculos também trabalham mais na natação do que naquele que é o atual exercício da moda.
3. Assegura um treino de força fora de série
Além do cardio, esta atividade é também fantástica no que se refere ao fortalecimento muscular. Na verdade, ao praticá-la, vai estar a utilizar os músculos de uma forma que não é de todo habitual, pelo que é normal que nos dias seguintes a uma sessão se sinta bastante dorido. Já sabe o que dizem: “Sem dor, não há resultados!”.
Nota: duas zonas particularmente visadas por este exercício físico são os ombros e as costas.
4. É uma atividade perfeita para cross training
Se não é um fã de aulas de ginástica ou de bicicletas elípticas, a natação é a escolha perfeita para si. De facto, por tudo o que foi dito acima, esta atividade tende a melhorar o seu rendimento no ginásio e vice-versa.
Dica: se está a treinar para uma maratona, o facto de praticar natação pode dar-lhe uma séria vantagem sobre os outros concorrentes.
5. Queima imensas calorias
Esta é a cereja em cima do bolo: a natação é também um desporto perfeito para quem deseja perder uns quilos. Sim, fique a saber que, se nadar durante uma hora, a um ritmo moderado, pode queimar à volta de 500 calorias. Além disso, esta atividade estimula o seu metabolismo, pelo que vai continuar a eliminá-las muito depois de já ter saído da água
Nota: como utiliza todos os grupos musculares, se treinar com alguma intensidade, a natação pode mesmo ultrapassar o running no que toca à queima de calorias.
Natação e saúde
1. Não esforça as articulações
Apesar de todos os benefícios indicados acima terem também reflexos óbvios a nível da saúde, este é mais concreto porque evita ou ajuda a tratar lesões. A verdade é que natação é perfeita para desportistas que estejam a lidar precisamente com uma dor ou lesão, para pessoas que precisem de recuperar os joelhos depois de um treino intenso e, também, para simplesmente aquecer ou arrefecer antes de outro exercício físico mais forte.
Dica: se é um runner ávido, a natação é o desporto ideal para fazer nos seus dias de recuperação.
Natação e o equilíbrio mental
1. É indiscutivelmente divertido e refrescante
Aqui não há muito a dizer: toda a gente sabe que é extremamente divertido saltar para uma piscina e deixar a água fresca envolver-nos o corpo, enquanto se dá umas boas braçadas. Quanto mais não seja, vai sair da água com um nível bem elevado de endorfinas!
Dica: podendo, tente praticar esta atividade ao som de música animada. Uma delícia!
2. Pode funcionar como um escape, combatendo o stress
Pelas suas próprias características, a natação pode ser uma excelente forma de combater o stress. Basta que aproveite o facto de estar sozinho, deslizando pela água, para meditar, relaxar e descontrair. Se conseguir esvaziar a cabeça e libertar-se de preocupações, ainda que seja só enquanto nada, já vai poder usufruir de imensos benefícios psicológicos.
Dica: mais uma vez, procure treinar ao som da música, mas, obviamente, escolha um tema adequado aos objetivos que pretende atingir – neste caso, sugeríamos algo calmo.
Para nadar só precisa do corpo e… água!
1. Não exige grande equipamento ou material
Em princípio, a coisa mais dispendiosa de que vai necessitar é o acesso à piscina. Uma vez cumprido este requisito, e assumindo que não pretende atingir o estatuto profissional, só precisa de um fato de banho, uma touca e uns óculos apropriados para a prática da natação.
Dica: dado que não terá quaisquer outras grandes despesas, sugerimos que invista na qualidade das peças enumeradas acima. O conforto e durabilidade vão compensar a curto e longo prazo, respetivamente.
2. Possibilita grande versatilidade, evitando o aborrecimento
Se é uma pessoa que se cansa rápido das coisas, acabando por se aborrecer e desistir, esta atividade pode solucionar-lhe o problema: além dos estilos clássicos, existem ainda inúmeras variações, adaptações e exercícios que pode levar a cabo – ex: puxar e empurrar a parede, treinar com um amigo, etc.
Nota: além disso, quando começar a usufruir de todos os outros benefícios descritos acima (ex: uma mente calma e relaxada num corpo elegante, firme e tonificado), estamos certos de que nem vai pensar em desistir!
Perante as mais valias apresentadas acima, facilmente se percebe porquê que a natação é encarada como o exercício mais completo. Se ficou convencido e decidido a experimentar, faça apenas uma consulta com um especialista médico, para ter a certeza de que está tudo bem e de que pode iniciar esta atividade. Boa sorte e bons treinos!