Pequenas mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença no que diz respeito à perda de peso e melhoria da saúde no geral.
À medida que vai incorporando estes pequenos ajustes no seu estilo de vida, começará a ver como podem resultar numa ingestão inferior de calorias e consequente perda de peso.
Continue a ler e descubra pequenos hábitos que podem fazer toda a diferença e ainda o ajudam a tornar realidade um desejo muito querido: alcançar a perda de peso de forma saudável.
Pequenas mudanças de hábitos, grandes ganhos para a saúde
É possível perder peso sem mudanças drásticas no seu dia-a-dia no que diz respeito à alimentação. Experimente e verá que tem bons resultados.
1. Comece o seu dia com um bom pequeno-almoço
O pequeno-almoço é das refeições mais importantes do dia. Depois de uma longa noite de descanso, o organismo precisa de um bom combustível para ter energia para o dia que se segue.
Se não tem por hábito tomar pequeno-almoço, saiba que não deve saltar esta refeição e o seu corpo vai agradecer.
Existem muitas alternativas saudáveis e completas para esta refeição, por exemplo:
- Parfait de frutas (iogurte magro, fruta fresca laminada e granola em camadas);
- Pão de centeio com fiambre de peru e sumo natural de laranja;
- Batido de iogurte e fruta e pão integral com queijo magro;
- Ovos mexidos sem gordura com pão de cereais e fruta fresca;
- Taça de cereais integrais com leite magro e fruta fresca;
- Panquecas com fruta fresca e mel e um copo de leite magro.
2. Faça refeições intermédias
Deve evitar passar mais de três horas sem comer, o que significa que deve fazer pequenos lanches entre as refeições principais.
Estas refeições intermediárias são a altura ideal para dar alimento ao seu organismo e assim evitar chegar à refeição principal cheio de fome.
Opte por lanches leves. Deixamos-lhe aqui algumas dicas:
- Iogurte magro com frutos secos;
- Gelatina de iogurte;
- Banana com manteiga de amendoim;
- Smoothie de morangos;
- Tostas integrais com queijo creme magro.
3. Sirva-se apenas uma vez
De todas as mudanças de hábitos, esta é talvez uma das mais simples de aplicar.
Nas refeições principais, almoço e jantar, para evitar a ingestão de alimentos em demasia, sirva-se uma vez e leve apenas o seu prato para a mesa. Evite levar os tachos e travessas para a mesa, pois a presença dos alimentos à sua frente vai fazer com que se sinta tentado a comer mais um pouco, comendo do mais do que é suposto.
Para evitar o desperdício alimentar, guarde a comida que sobrou e leva numa marmita para o trabalho ou cozinhe em quantidades certas para que não sobre muita quantidade.
4. Elimine as bebidas açucaradas
Beber refrigerantes e sumos cheios de açúcares, adoçantes artificiais e calorias, trazem não só malefícios para a saúde como podem fazer subir o peso corporal.
O melhor é substituir este tipo de bebidas por água, chás ou aguas aromatizadas sem adição de açúcar. Os sumos naturais também podem ser opção, no entanto, tem que ter em atenção a quantidade de frutas que adiciona.
Não se esqueça que beber água é fundamental, por isso tente beber sempre entre 1,5 a 2 litros de água por dia.
5. Não tenha guloseimas à vista
A expressão “longe da vista, longe do coração” aplica-se na perfeição neste tópico. Evite ter guloseimas à frente nas prateleiras dos armários e frigorifico e em vez disso deixe à vista snacks saudáveis, frutas e até hortícolas. Se tiver fome, prefira uma peça de fruta, frutos secos ou uma gelatina sem açúcar para contrariar a fome.
Se não consegue resistir aos doces que tem guardados, é melhor deixá-los no supermercado. Dessa forma, não cai na tentação e não prejudica todo o esforço para perder peso que tem vindo a fazer.