Há pratos que ficam melhores quando são acompanhados de molhos, pois assim ficam mais completos, aromáticos e cheios de sabor. Mas não é porque vai fazer molhos, que estes devem ser ricos em calorias. É perfeitamente possível preparar deliciosos molhos pouco calóricos para servir com massas, salada, almôndegas, peixe e frango, como estas sugestões que vai ver a seguir.
6 Receitas deliciosas de molhos poucos calóricos
1. Molho branco simples para macarrão
Para além de levar ingredientes menos calóricos, este molho é mesmo fácil de preparar para quando quiser almoçar macarrão e não tiver muito tempo disponível.
– Ingredientes –
- 250 g de macarrão a gosto
- 100 g de fiambre magro
- 100 g de milho
- 100 g de ervilha
- 1 chávena de leite magro
- ½ chávena de natas magras
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 2 dentes de alho
- Sal, pimenta calabresa e noz-moscada a gosto.
– Modo de preparação –
- Numa panela, coloque um pouco de azeite e refogue o alho. Adicione o presunto cortado em pequenos cubos e refogue por alguns minutos, junte o milho e a ervilha e refogue mais um pouco.
- Misture o amido de milho com o leite e junte com os outros ingredientes na panela, em lume brando, mexa até ficar espesso, porém ainda mole.
- Tempere de sal, pimenta e noz-moscada e mexa para incorporar. Com o lume brando, adicione as natas, misture até ficar homogéneo (não deixe ferver) e apague o lume.
2. Lasanha de beringela com molho magro
Até mesmo uma deliciosa lasanha pode ser preparada com opções de molhos pouco calóricos, como este.
– Ingredientes –
- 500 g de carne de vaca picada
- 2 beringelas pequenas
- 1 couve-flor média
- 500 ml de leite de aveia sem açúcar
- Polpa de tomate
- Queijo magro ralado
– Modo de preparação –
- Comece por preparar a carne. Num tacho, deixe alourar meia cebola em azeite sem deixar refogar muito. De seguida, junte a carne picada. Mexa bem e tempere a gosto.
- Depois, junte a polpa de tomate, na quantidade que preferir para uma lasanha mais ou menos húmida.
- Enquanto a carne coze e o molho apura, coza a couve-flor e corte as beringelas em fatias finas. A couve-flor, quando estiver cozida, deve ser bem escorrida.
- Ao mesmo tempo, aqueça o leite de aveia e junte à couve-flor previamente cozida e escorrida e vá triturando para controlar a liquidez do molho.
- Aqui, mais uma vez, é à escolha. Se gostar do “bechamel” mais líquido junte mais leite, se gostar mais grosso junte menos. Deixe o “bechamel” apurar e tempere a gosto, com temperos como pimenta preta moída, noz-moscada e uma pitada de sal fino.
- Depois de a carne e o bechamel estarem prontos, está na hora de montar a lasanha. Comece por colocar uma camada de bechamel no fundo do pirex. Depois, coloque uma camada de beringela, de seguida a carne e mais uma de beringela. No fim, volte a colocar mais uma camada de bechamel e de queijo.
- Leve a lasanha ao forno a 200 graus e deixe gratinar até considerar que está douradinha ao seu gosto.
3. Molho saudável de iogurte para saladas e peixes
Este é um molho muito simples, rápido e que vai deixar as suas saladas e os peixes grelhados muito mais apetitosos.
– Ingredientes –
- 1 copo de iogurte magro
- Sal a gosto
- 1 colher de sopa azeite
- 1 dente de alho picadinho
- Salsa a gosto triturada
- Pimenta preta a gosto
- Gotas de limão
– Modo de preparação –
- Misture todos os ingredientes até ficar bem homogéneo e já está. Pode deixar até cinco dias no frigorífico, numa tigela bem tapada.
4. Molho de tomate para almôndegas
Este é um molho muito simples, leve e com ingredientes naturais que fica mesmo bom para servir com almôndegas saudáveis.
– Ingredientes –
- 4 tomates maduros
- 1/2 cebola branca
- 1 folha de louro
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 chávena de água
- Folhinhas de manjericão fresco
- Sal e pimenta a gosto
– Modo de preparação –
- Coloque água a ferver, o suficiente para cobrir os tomates. Enquanto a água ferve, faça um “X” na base do tomate, não profundo, bem superficial. Quando a água estiver a ferver, coloque os tomates e deixe por 10 segundos. De seguida retire, e transfira os tomates para uma taça com água e gelo. A pele dos tomates irá sair facilmente, é só puxar.
- Depois de retirar a pele aos tomates, corte em 4 partes e retire as sementes. Esmague os tomates até ficarem planos e corte-os em cubos.
- Numa frigideira, aqueça uma colher de sopa de azeite e aloure a cebola picada. Se seguida, coloque os tomates picados, a folha de louro e, em lume brando, deixe cozer por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
- Após este tempo, esmague com a colher os tomates e acrescente a chávena de água, mexa e deixe cozer por mais 5 minutos. Coloque sal, pimenta, a colher de sopa de azeite e as folhinhas de manjericão. Está pronto para misturar as almôndegas e servir.
5. Molho de ervas para peixe
Os molhos pouco calóricos também são ótimos para acompanhar peixes. Esta receita é muito rápida de preparar e vai deixar o peixe com mais sabor.
– Ingredientes –
- 1 colher de chá de mostarda
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- ½ chávena de azeite
- 1 colher de sopa de salsa, orégãos e manjericão.
– Modo de preparação –
- Coloque numa tigela o azeite e o sumo de limão. De seguida acrescente a mostarda, a salsa, os orégãos e o manjericão.
- Misture tudo muito bem e seu molho estará pronto. O tempo de preparação médio é de 10 minutos e rende 8 porções.
6. Frango com molho de coco e tomates
O leite de coco é um ingrediente que contém um pouco mais de calorias, mas é uma opção saudável para incluir na alimentação. Pode, se preferir, escolher uma opção light.
– Ingredientes –
- 1 kg de peito de frango cortado em tiras
- Sal e pimenta q.b.
- Azeite q.b.
- 1 colher de sopa açafrão
- 1/2 cebola em fatias finas
- 2 dentes de alho amassados
- 400 ml de leite de coco
- 1 tomate picadinho
- 200 ml de polpa de tomate
– Modo de preparação –
- Tempere os pedaços de frango com sal, pimenta e açafrão.
- Numa frigideira, com um fio de azeite, frite o frango e reserve.
- Na mesma frigideira, em lume médio, coloque o tomate a refogue com a cebola e os alhos. Se necessário, acrescente mais um pouco de azeite.
- Junte o frango, o leite de coco e a polpa de tomate. Mexa tudo muito bem e deixe ferver. Envolva tudo novamente e sirva com arroz Thai.
> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Receitas de Minuto, Miss Granola, Receita Natureba, Se vira na Dieta, Receitas e Dietas e Pedro Jorge, respetivamente.