Uma boa mobilidade articular possibilita a realização de padrões de movimento com mais eficiência, o que possibilita às articulações suportar cargas de forma mais segura.
Definição de articulação
Uma articulação é uma estrutura que permite movimento entre os segmentos ósseos.
Deste modo, entende-se por amplitude de movimento a distância e direcção naturais do movimento de uma articulação.
A amplitude das nossas articulações pode ser condicionada pela estrutura das superfícies ósseas, mas também pelas estruturas passivas, como os ligamentos, cápsula e tendões.
O que acontece se houver um esforço maior das articulações?
Ultrapassar os limites das nossas articulações resultará em lesões, da mesma forma que uma amplitude reduzida irá desencadear mecanismos de compensação causando stress sobre outras estruturas conduzindo a sintomas de dor e lesão.
A mobilidade é definida como o grau de amplitude obtido de forma ativa através da aplicação de uma força interna em determinada articulação referente à quantidade de movimento que esta possui.
Fazendo com que o sistema neuro-musculo-esquelético funcione de forma mais eficiente, iremos promover um melhor desempenho numa determinada tarefa, não tendo a necessidade de criar compensações como consequência de uma mecânica inadequada.