A localização da capital, junto ao rio Tejo e em várias colinas, seduz qualquer pessoa. Os miradouros em Lisboa são um local onde se juntam lisboetas e turistas, sendo um marco da capital. São, sem dúvida, uma excelente forma de apreciar a paisagem.
Onde quer que se encontre tem, com certeza, um miradouro por perto, quer em pontos altos da cidade, quer em terraços de monumentos. Venha conhecê-los!
Miradouros na Capital de Portugal
1. Miradouro das Portas do Sol
Localizado perto do Castelo de São Jorge, no Largo das Portas do Sol, este terraço oferece das melhores vistas de Lisboa.
As Portas do Sol são uma esplanada que combina a sua localização e paisagem com uma carta variada de comida e bebidas.
A partir daqui pode ver o rio Tejo e os telhados do bairro de Alfama, o mais antigo da cidade. As Igrejas de São Miguel e de Santo Estevão e a Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora também fazem parte da paisagem.
Aproveite o seu fim de tarde aqui. Vai ser, com certeza, uma experiência bastante agradável!
2. Miradouro de São Pedro de Alcântara
Este jardim, no topo de uma colina virada para o Castelo de São Jorge, vai dar-lhe a oportunidade de apreciar toda a zona da Baixa até ao rio Tejo. Situado junto ao Bairro Alto, as sombras das árvores que o rodieam fazem dele um dos mais emblemáticos da cidade.
Aconselhamo-lo a ir ao final do dia, quando as luzes da cidade se acendem. A vista é de cortar a respiração.
Este miradouro é também um conhecido ponto de encontro de muitos jovens, antes de uma saída noturna para o Bairro Alto.
3. Miradouro da Graça
Este terraço é um miradouro bastante romântico, onde se encontram maioritariamente jovens a aproveitar a vista na esplanada. Apesar de ser conhecido por Miradouro da Graça, o seu nome oficial é Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, visto que a poetisa passava muitos dos seus dias a apreciar Lisboa deste local.
Oferece uma vista fantástica sobre o Castelo e o rio Tejo e, talvez por isso, aqui se concentram vários artistas a pintar a cidade, para além de vários turistas e lisboetas.
4. Miradouro do Castelo de São Jorge
Situa-se na colina mais alta de Lisboa e tem a vista mais completa da cidade, sendo esta já uma forte razão para fazer uma visita ao Castelo.
Daqui vai conseguir avistar os telhados da Mouraria até ao Martim Moniz. Pode ainda ver a colina de Santana, a Baixa, São Roque, as ruínas do Convento do Carmo e o famoso arvoredo do miradouro de São Pedro de Alcântara.
Para além disto, ainda vai conseguir ver o labírintico bairro de Alfama e sua vista irá perder-se no rio Tejo.
5. Elevador de Santa Justa
Do topo deste monumento, tem-se uma vista magnífica da Baixa e do Castelo de São Jorge. Ninguém que visita Lisboa deve deixar de visitar este sítio, situado em pleno coração pombalino.
Este ex-líbris da capital dá-lhe a sensação de estar a flutuar sobre a cidade, por isso é melhor não arriscar se tiver vertigens. Mas garantimos-lhe que vai perder uma das melhores experiências na capital. Um dos mais emblemáticos miradouros em Lisboa!
6. Miradouro do Cristo Rei
O miradouro fica na margem sul do Tejo, no ponto mais alto de Almada. O terraço fica em frente à imagem do Cristo Rei, erguido em 1959, como forma de agradecer o facto de Portugal ter sido poupado à II Guerra Mundial.
A vista que oferece vai de Belém a Alfama, sendo um dos miradouros em Lisboa mais procurados.
7. Torre de Belém
Do terraço da Torre de Belém tem uma ampla vista do rio e de todo o bairro de Belém. Pode ainda avistar o Padrão dos Descobrimentos, a Ponte 25 de Abril a atravessar o Tejo e o Centro Cultural de Belém.
De costas para o rio poderá ainda ver a Capela de São Jerónimo e o Mosteiro dos Jerónimos. Não deixe de visitar!
8. Miradouro do Arco da Rua Augusta
O arco triunfal da Rua Augusta abriu como miradouro apenas em 2013, mas é já uma das principais atrações da cidade.
De um lado pode ver a bela Praça do Comércio e do outro pode ver a Rua Augusta e toda a baixa pombalina.
O pôr do sol visto daqui é magnífico.
9. Miradouro de Santa Catarina
O porto de Lisboa e a Ponte 25 de abril são vistas a partir deste terraço, onde pode também ver os cruzeiros a passarem ou ficar, simplesmente, a aproveitar a paisagem. Pode ver o rio Tejo, a freguesia de São Paulo e os bairros da Lapa e da Madragoa.
Neste miradouro encontra a grande estátua do Adamastor, figura monstruosa imaginada por Camões e descrita em Os Lusíadas, sendo o símbolo do Cabo das Tormentas, que assustava os navegadores que por ali passavam. Um dos miradouros em Lisboa com mais história!
10. Miradouro do Recolhimento
Aberto em 2015, é dos miradouros em Lisboa menos conhecidos. Encontra-se perto do Castelo de São Jorge e oferece uma bela vista de Alfama, do Panteão Nacional e da Igreja de Santo Estevão.
Aproveite para descansar à sombra das famosas oliveiras deste miradouro.
11. Miradouro do Parque Eduardo VII
A baixa pode ser admirada a partir do topo deste parque, que parece descer até ao rio. Oferece uma bela vista do Castelo de São Jorge e do rio Tejo.
Daqui consegue ver, também, a Avenida da Liberdade e a Baixa pombalina.
12. Padrão dos Descobrimentos
Situado no local onde partiu Vasco da Gama para a Índia, este miradouro está cerca de 50 metros acima do terreno. A partir daqui pode admirar os principais monumentos da capital, o rio, a ponte 25 de Abril e a margem sul do Tejo.
Oferece ainda uma vista panorâmica sobre a zona histórica de Belém.
13. Miradouro dos Terraços do Carmo
Projetados por Siza Vieira em 1900, após o grande incêndio no Chiado, abriram apenas em 2015. Estes terraços localizam-se junto ao Convento do Carmo e a uma das entradas do Elevador de Santa Justa.
Oferecem uma estonteante vista do Rossio, do Castelo e do elevador.
14. Miradouro de Santo Estevão
Situado no coração de Alfama, junto à Igreja de Santo Estevão, daqui pode desfrutar de uma vista sobre o bairro e o rio Tejo.
Um local bastante tranquilo onde pode aproveitar para relaxar.
15. Miradouro do Monte Agudo
Oferece uma vista panorâmica que vai do centro histórico à cidade moderna. Remonta aos anos 50 e estabelece uma ligação pedonal entre a Rua Heliodoro Salgado, onde se situa a entrada principal, e a Rua Ilha do Príncipe.
Foi, recentemente, objeto de obras de reabilitação.
Já escolheu o seu miradouro preferido? Então aproveite para ir relaxar depois do seu dia de trabalho!