Se pensa que um delicioso mil folhas tem que estar carregado de calorias engana-se. É possível deliciar-se com um mil folhas saudável.
É certo que a versão mais tradicional, de origem francesa, se caracteriza por ser um bolo de massa folhada, recheado com creme e polvilhado com açúcar. A receita (que se diz ser descendente da Baklava, um doce de massa folhada original do Oriente Médio e da Grécia), foi depois sendo adaptada ao longo dos tempos e podem encontrar-se versões com creme de pasteleiro com natas e doces de ovos, um recheio à base de claras e açúcar, chocolate ou outros a gosto. Em todos os casos pode dizer-se que se trata de uma verdadeira bomba calórica.
Mas como dissemos, há a possibilidade de optar por uma versão de mil folhas saudável, mais light e amiga da dieta. Para isso, só precisa de substituir os tradicionais cremes de pasteleiro ou as massas folhadas por opções mais saudáveis, mantendo a doçura e o sabor, mas sem prejudicar a dieta. Temos algumas receitas para que possa experimentar e comprovar por você mesmo.
4 receitas de mil folhas saudável
1. Mil folhas saudável
É mesmo este o nome da primeira proposta, bem simples, que temos para si.
– Ingredientes –
- Morangos q.b. (se preferir pode substituir os morangos por outra fruta a gosto, como pêssegos, ananás, manga, ameixas, ou outras)
- 1 iogurte grego
- Placas de massa filó q.b.
– Modo de preparação –
- Primeiro corte a massa filó em quadrados ou retângulos de igual tamanho e pincele cada folha muito levemente de margarina.
- Leve a massa filó ao forno, durante cerca de 10 minutos ou até as folhas ficarem douradinhas.
- Por fim, só falta montar o seu mil folhas saudável. Coloque uma placa de massa filó, seguida de uma camada de fruta, depois o iogurte. Repita novamente, para ficar com várias camadas e termine, polvilhando com açúcar. Simples assim.
2. Mil folhas de fruta
Mais saudável impossível.
– Ingredientes –
- 2 maçãs vermelhas
- 2 mangas
- 1 ananás (pequeno)
- 2 peras
- 2 tangerinas
- 3 kiwis
- 1 embalagem de morangos
- 1 embalagem de mirtilos
- Sumo de 1 limão
- Mel q.b.
- Amêndoas laminadas para polvilhar
– Modo de preparação –
- Com uma faca bem afiada, corte (horizontalmente) as maçãs e as peras em fatias finas, removendo as sementes.
- Coloque as maçãs e as peras numa taça com água e o sumo de um limão e deixe embeber, para evitar que a fruta oxide.
- De seguida, descasque o ananás e corte em fatias (horizontalmente, com cerca de 0,5 cm de espessura).
- Descasque também as tangerinas e separe em gomos.
- Remova também a pele das mangas e dos kiwis e corte em fatias, também horizontalmente.
- Leve os morangos e os mirtilos.
- Depois, falta empratar. Em pratos individuais, comece com o ananás e vá colocando as restantes frutas, terminando com os morangos e os mirtilos no topo.
- Repita o processo para criar vários mil folhas e, por fim, regue com um pouco de mel e polvilhe com as amêndoas laminadas.
3. Mil folhas light
Mais uma opção de mil folhas saudável que não vai desiludir.
– Ingredientes –
- 1 embalagem de massa filó
- 100g de queijo creme light
- 1 clara de ovo
- Sumo de limão q.b.
- 1 c. de café de adoçante em pó
- Morangos partidos aos cubos q.b.
- Açúcar em pó q.b.
– Modo de preparação –
- Comece por cortar a massa filó em quadrados com 12x12cm.
- Depois, disponha a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, até ficarem douradinhas.
- Entretanto, bata a clara em castelo e reserve.
- À parte, numa taça, junte o queijo creme com o adoçante. Depois adicione a clara batida em castelo e sumo de limão a gosto. Reserve.
- Só deve montar os mil folhas antes de os servir. Mas para lhes dar forma só precisa de, num prato de servir, coloque uma folha de massa filó e polvilhe com o açúcar em pó. De seguida, disponha, por cima, mais duas ou três folhas de massa, de modo a que as arestas não coincidam. Polvilhe-as também com açúcar em pó e coloque, por cima, o creme e os morangos.
- Disponha novamente mais três folhas de massa filó, polvilhadas com açúcar, seguidas do creme e finalize com os morangos. Polvilhe com bocadinhos de massa filó partidos e açúcar em pó.
4. Mil folhas de tapioca
– Ingredientes –
- 1 ½ chávena de tapioca pronta a usar
- 200 ml leite de coco
- 2 c. de sopa de açúcar
- 1 c. de chá de amido de milho
- 1 chávena de coco ralado fresco
- Manga fresca q.b. (cortada em cubos)
– Modo de preparação –
- Pré-aqueça o forno a 200º C.
- Peneire a tapioca (usando um coador) para um tabuleiro, de forma a criar uma camada bem fina.
- Depois, com a ajuda de um copo bem seco, corte os discos que serão usados no mil folhas. E pressione levemente a tapioca com as mãos, com o cuidado para não partir os discos.
- Leve os discos de tapioca ao forno, durante cerca de 5 minutos, até ficarem crocantes. Para evitar que dobrem ao cozinhar, coloque algo por cima dos discos de tapioca, como um tapete de silicone ou uma folha de papel manteiga.
- Ao fim desse tempo, retire do forno e reserve para arrefecer. Vai precisar de três discos por mil folhas, por isso, dependendo do número de mil folhas que vai fazer, pode preparar mais uma fornada.
- Agora prepare o creme de coco. Leve ao lume, numa panela, o leite de coco e deixe aquecer até levantar fervura.
- Coloque um pouco do leite numa taça à parte e dissolva aí o amido de milho, para evitar ficar com grumos.
- Deite o preparado anterior na panela com o restante leite e leve novamente ao lume, mexendo sempre.
- De seguida, acrescente o coco e o açúcar, mexendo sempre, e deixe cozinhar até ficar com o aspeto de mingau ou papas de aveia, mas mais mole.
- Nesta fase, remova a mistura do lume e coloque numa taça ou prato fundo, cubra com pelicula aderente e reserve no frigorífico durante uma hora.
- Entretanto, corte a manga fresca em cubinhos pequenos.
- Depois só falta a montagem do mil folhas saudável. Num prato, comece por colocar um disco de tapioca. Cubra com o creme de coco gelado (com uma espessura de cerca de 0,5 cm), seguido de alguns cubos de manga. Repita novamente (tapioca, creme, manga) e finalize com um terceiro disco de tapioca e novamente o creme e mais alguns cubos de manga.
> As receitas apresentadas neste artigo foram adaptadas do blog/site Bê-à-bá da culinária, Flavours and Flair, Sweet Little Things by Isabel Castro, Vale Mais, respetivamente.
Bom apetite!