A meditação guiada é um exercício de concentração que tem como objetivo equilibrar as emoções, encontrando novas formas para lidar com o stress físico e psicológico.
Ao contrário do que se possa pensar, trata-se de um processo que pode ser conduzido pela própria pessoa ou através de um texto escrito, um vídeo ou até uma gravação de áudio.
São várias as pessoas que já experimentaram e que se conseguem identificar com esta prática. Aliás, são frequentemente associados diversos benefícios como o foco na respiração, alívio do stress, relaxamento dos músculos ou controlo da ansiedade.
Não há dúvidas de que a meditação nos ajuda a lidar com o ritmo acelerado do dia-a-dia. No entanto, o foco na respiração ou num único pensamento pode ser bastante desafiante. Afinal, as técnicas de meditação estão muitas vezes associadas a monges que conseguem alcançar um nível elevadíssimo de relaxamento após anos de estudo.
Fique connosco e saiba como implementar a meditação guiada na sua rotina – é uma prática mais acessível do que imagina.
Meditação guiada: o que é
A verdade é que já todos ouvimos falar sobre os vários benefícios da meditação e sabemos que é recomendada por diversos profissionais de saúde inclusivamente. Interessamo-nos pelo assunto, mas na maioria das vezes por sentirmos que não conhecemos as técnicas, meditar torna-se num autêntico mistério.
Tal como a expressão sugere, a meditação guiada é uma prática meditativa orientada através da qual o praticante pode contar com uma ajuda extra a fim de conseguir direcionar e disciplinar a sua atenção. Esta ajuda extra de que falamos pode ser outra pessoa ou então um vídeo, um áudio ou um texto, por exemplo.
Por isso, se procura uma nova forma para lidar com o stress, os desafios da rotina diária, a tensão ou até a ansiedade, saiba que a meditação guiada pode ajudar bastante – uma vez que estimula o equilíbrio emocional e promove o bem-estar.
Como funciona a meditação guiada
A meditação guiada é como uma espécie de viagem imaginária que tem como objetivo proporcionar o relaxamento do seu corpo e mente. No fundo, funciona como um género de roteiro para os seus pensamentos e sensações.
O que significa que, a própria técnica pode sugerir que imagine locais, pessoas ou objetos, dando assim asas à sua imaginação. Por outro lado, há quem prefira focar toda a sua atenção na respiração em vez de viajar no tempo. O importante é conseguir restaurar a mente o corpo.
Algumas meditações podem ser feitas a caminhar ou deitado. No entanto, outras exigem que se sente com a postura ereta, de forma confortável para que consiga obter todos os benefícios.
Numa fase inicial e dependendo do método que utiliza para a meditação guiada (que pode ser um instrutor, um áudio, um vídeo ou até um texto que vai lendo), a narrativa pode parecer um pouco aborrecida e monótona. Se esse for o caso, encontre outro instrutor ou mude de áudio.
Sons da natureza, tom de voz, repetição de palavras e músicas são recursos válidos para estimular a concentração.
6 benefícios da meditação guiada
Ajuda a relaxar
Quando é feito sozinho, o exercício não tem a mesma eficiência do que quando é orientado. Quando optamos pela meditação guiada para relaxar, sentimo-nos mais tranquilos de uma forma mais acessível e eficaz.
Alivia o stress e a tensão
Sabemos que a rotina diária nos deixa tensos e que o stress faz parte do quotidiano da maioria das pessoas. Por isso mesmo, a meditação guiada pode surgir como uma ótima maneira para ajudar a aliviar a tensão física e o stress mental.
Para quem tem condições como stress pós-traumático, síndrome do intestino irritável ou fibromialgia, esta prática pode ajudar bastante.
Aumenta a capacidade de concentração
Para quem vai iniciar agora a prática, manter a atenção no presente sem deixar que outros pensamentos invadam a mente é, provavelmente, a parte mais difícil. Mas, com as instruções dadas ao longo da meditação guiada, é possível conduzir a sua atenção de uma forma mais eficiente.
Diminui alguns sintomas da depressão e reduz a ansiedade
Alguns sentimentos de tristeza, pessimismo e desmotivação podem ser aliviados através da meditação guiada, uma vez que o foco é o pensamento de uma vida mais positiva. Afinal, são vários os mantras e instruções das meditações guiadas que existem e que são capazes de o ajudar também neste sentido.
Para além disto, este tipo de meditação pode ainda ajudar a diminuir os sintomas de ansiedade. Aqui, as afirmações positivas e os mantras podem ter um papel crucial.
Melhora o sono
Existem várias técnicas de meditação guiada para o ajudar a dormir melhor, relaxando e controlando os pensamentos que, por norma, interferem com o sono.
Aqui o que se pretende é reduzir o tempo necessário para adormecer e aumentar a qualidade do sono.
Aumenta a consciência do corpo e dos padrões de comportamento
Como já vimos, a própria meditação por si só, consiste na técnica de auto-observação – independentemente de ser da própria respiração, de sentimentos ou pensamentos que aparecem depois de um determinado acontecimento.
Assim, a meditação guiada atua como uma ferramenta de apoio para percebermos melhor o funcionamento do nosso corpo e mente. E se ainda não experimentou, do que está à espera? Pesquise na internet por uma meditação guiada e veja com a qual se identifica mais. Verá que os benefícios serão visíveis a curto prazo.