Share the post "Retenção de líquidos? Estes são os medicamentos, suplementos e tratamentos"
A retenção de líquidos é um problema que afeta milhares de mulheres. Aumento de peso, inchaço, pernas pesadas e cansadas são algumas das consequências da retenção de líquidos se não for tratada de forma eficaz. Os medicamentos para a retenção de líquidos são uma ajuda no combate a este problema que tanto incomoda diariamente.
Perceba quais são os melhores medicamentos, suplementos e tratamentos para o efeito e permita-se ganhar bem-estar e qualidade de vida.
QUAIS AS CAUSAS DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS?

Estas são as caudas mais comuns para o aparecimento da retenção de líquidos:
- Deficiente circulação sanguínea;
- Hidratação desadequada;
- Muitas horas de pé ou sentada;
- Desequilíbrio hormonal;
- Gravidez;
- Síndrome pré-menstrual;
- Excesso de peso;
- Alimentação desadequada (fast food, alimentos pré-cozinhados ricos em sódio);
- Toma de alguns medicamentos.
Entre os medicamentos que têm como efeito adverso a retenção de líquidos temos:
- Tratamentos de quimioterapia;
- Analgésicos e anti-inflamatórios não esteróides;
- Medicamentos para tratar a pressão arterial;
- Antidepressivos.
MEDICAMENTOS PARA A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Existem medicamentos sujeitos a receita médica (diuréticos) que ajudam a tratar a retenção de líquidos com edema (inchaço) e origem noutras doenças, como:
- Tratamento de edemas devidos a cardiopatias e hepatopatias (ascite);
- Tratamento de edemas de origem renal (no caso da síndrome nefrótica é essencial o tratamento da doença de base).
Os diuréticos são fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário.
4 SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

1. Extrato de dente-de-leão
Também conhecido como Taraxacum officinale ou “dente-de-leão”, é um popular suplemento herbáceo frequentemente utilizado pelos seus efeitos diuréticos.
A sua facilidade em eliminar líquidos e toxinas, através da estimulação da produção de urina, faz desta planta uma referência no tratamento da retenção de líquidos e inchaço, razão pela qual é frequentemente um ingrediente principal em suplementos dietéticos para o efeito.
2. Cavalinha
A composição nutricional que apresenta, faz da cavalinha um diurético natural, permitindo em alguns casos o aumento da secreção de urina em cerca de 30%.
Por este motivo pode ser utilizada para melhorar os problemas de retenção de líquidos. Situação esta que é uma das principais causas de celulite e sensação de inchaço, infeções urinárias, cálculos renais, entre outros.
Embora a cavalinha seja geralmente considerada segura, não é recomendada para uso a longo prazo. Também não deve ser tomado por pessoas que tenham uma condição de saúde pré-existente, como doença renal ou diabetes.
3. Chá verde
Tanto a infusão quanto as cápsulas têm ação diurética, aumentando a produção de urina.
4. Cominho preto
A Nigella sativa, também conhecida como “cominho preto”, é uma especiaria promovida por suas propriedades medicinais, incluindo o seu efeito diurético.
Estudos em animais mostraram que o extrato de Nigella sativa pode aumentar a produção de urina e baixar a pressão arterial em animais experimentais com pressão arterial alta.
3 TRATAMENTOS ESTÉTICOS PARA A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Mudanças alimentares e a prática de exercício físico diário são os dois primeiros passos para tratar a retenção de líquidos. No entanto, para conseguir resultados mais rápidos, duradouros, sem dor e sem sacrifícios, há tratamentos no campo da medicina estética com resultados comprovados a partir da primeira sessão.
1. Endermologia LPG
A Endermologia LPG permite uma drenagem linfática eficaz e sem riscos, para eliminar a celulite, combater a retenção de líquidos e melhorar o aspeto e tonicidade do seu corpo, dado que se baseia em princípios fisiológicos, reduz a retenção de líquidos e favorece o correto funcionamento dos sistemas venoso e linfático.
> Saiba mais sobre este tratamento aqui.
2. Pressoterapia
A sua eficácia relaciona-se com o facto de, num único tratamento de Pressoterapia, estarem envolvidos três importantes processos:
- Terapias de infravermelhos para dissolver a gordura corporal;
- Pressoterapia para drenagem linfática;
- Eletroestimulação de baixa frequência para modelar a silhueta e promover o aceleramento do metabolismo.
> Saiba mais sobre este tratamento aqui.
3. Bodywave
Bodywave é a solução para a retenção de líquidos, a deficiente circulação sanguínea e a celulite, com resultados imediatos e de longa duração. Esta é uma técnica diferenciadora das outras existentes, que atua através de um método vibromagnético que tem ainda resultados eficazes para quem tem dores e sensação de peso nas pernas.
> Saiba mais sobre este tratamento aqui.
Veja também:
- Como minimizar os efeitos da retenção de líquidos de forma eficaz
- Os 5 maiores mitos sobre a retenção de líquidos
- Retenção de líquidos nas pernas: o que fazer para pernas menos inchadas
- Dicas para evitar a retenção de líquidos