Share the post "Máscaras personalizadas: na escola ou no trabalho, ajustadas ao gosto de miúdos e graúdos"
De há uns meses para cá, as máscaras passaram a fazer parte do nosso quotidiano e já ninguém sai de casa sem ter um ou dois exemplares consigo. O decreto-lei nº20/2020 de 1 de maio tornou obrigatório o uso de máscara em espaços interiores fechados; estabelecimentos de ensino e creches; ou transportes públicos(1). Portanto, falar em máscaras personalizadas faz cada vez mais sentido.
Seja para colocar o logo de empresa ou escola, seja simplesmente para a adaptar ao estilo e ao gosto de adultos e crianças, as máscaras personalizadas são uma forma de dar mais conforto e personalidade a quem a usa. Fique a conhecer alguns dos modelos disponíveis.
Máscaras personalizadas para os miúdos levarem para a escola
Se as máscaras entraram no nosso quotidiano, é inevitável que elas também estejam presentes nas escolas.
A partir do 2º ciclo de escolaridade, os alunos têm de usar máscara no interior de todo o recinto escolar, com exceção do momento das refeições e da aula de Educação Física.
Em agosto, foi notícia que as escolas já tinham recebido verbas estatais para comprarem máscaras que seriam, posteriormente, distribuídas gratuitamente por alunos e funcionários. Alguns municípios também contribuíram com o envio de algumas máscaras.
Porém, a adesão a este acessório de proteção pode ser mais fácil se for personalizado, por exemplo com nomes, especialmente numa altura em que educadores e professores têm de associar nomes a rostos meio escondidos.
Por outro lado, máscaras personalizadas podem ser encaradas por parte das crianças como um acessório divertido e que, por serem versáteis, podem ter várias de acordo com o que mais gostam.
vantagens de MÁSCARAS PERSONALIZADAS no trabalho
As empresas têm nas máscaras personalizadas um acessório de proteção que pode funcionar, simultaneamente, como meio de publicitar a própria empresa, nomeadamente através da colocação do logo.
Pode ser útil para a identificação dos colaboradores das empresas, pelo que é um acessório essencial para ser incorporado no fardamento.
3 sugestões de máscaras personalizadas reutilizáveis
Nunca é demais dizer que as máscaras reutilizáveis são a opção mais sustentável e amiga do ambiente, uma vez que as máscaras descartáveis geram mais poluição e resíduos. Portanto, fique a conhecer três sugestões de máscaras personalizadas reutilizáveis.
Máscara personalizada reutilizável criança
Para os mais pequenos levarem para a escola, há máscaras personalizadas para os: 3-5 anos; 6-9 anos; e 10-12 anos.
Os padrões são variados e incluem: raios, balões e, claro, unicórnios. Além disso, pode incluir o nome da criança, o que é muito útil para professores e colegas.
Máscara personalizada reutilizável adulto
Para os adultos, existem uma série de padrões, desde os mais básicos aos florais e com outros motivos. Os tamanhos disponíveis são: M-L e L-XL. Assim como nos modelos infantis, é possível incluir o nome, bem como o logo da empresa. As máscaras são anti-bacterianas e impermeáveis.
Price:8.95€Bandana personalizada
Para os adultos ou para as crianças, também há bandanas personalizáveis que, além do nariz e da boca, cobrem o pescoço e uma porção maior da cara.
Mais uma vez, os padrões disponíveis são muito variados e podem exibir o seu nome, uma palavra, uma frase e/ou um logotipo. Experimente!
Máscaras personalizadas não-cirúrgicas
As máscaras não-cirúrgicas, comunitárias, têxteis ou sociais evitam a transmissão do novo coronavírus, caso tenham um mínimo de filtração de 70%. São recomendadas à generalidade da população que, pelas suas condições de saúde ou de trabalho, não corram riscos de maior.
Convém notar que, ao não usar máscaras cirúrgicas, está a contribuir para que não faltem dessas máscaras a quem realmente precisa e, ainda, está a ser mais amigo do ambiente e do planeta.
Cuidados a ter com as máscaras que escolhe
Se, como dissemos, hoje em dia as máscaras são absolutamente indispensáveis, também é verdade que é essencial investir em máscaras certificadas, ou seja, máscaras que passaram, nomeadamente, nos critérios de respirabilidade (pressão diferencial) e que demonstraram eficácia de filtração bacteriana.
Deste modo, as máscaras devem possuir o selo “Máscaras COVID-19 Aprovado”, pois é sinal de que foram aprovadas pela Direção-Geral da Saúde, INFARMED, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Instituto Português da Qualidade. Ou seja, cumprem todos os requisitos obrigatórios, regulamentados e fiscalizados pela ASAE. (2)
Cuidados a ter no manuseamento das máscaras
Além de dever escolher uma máscara social certificada e colocá-la e removê-la com os mesmos cuidados com que coloca e remove uma máscara cirúrgica; é ainda fundamental que siga as instruções do fabricante quanto ao número de lavagens permitido e ao método de lavagem mais adequado.
Importa ainda dizer que, à semelhança das máscaras cirúrgicas, as máscaras reutilizáveis também devem ser substituídas sempre que estiverem húmidas ou aproximadamente de 4 em 4 horas.
Nota: No site do CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário), pode encontrar uma lista de empresas fabricantes de máscaras não-cirúrgicas certificadas.
Como colocar e remover a máscara?
A eficácia das máscaras depende muito da forma como as colocamos e removemos. Portanto, siga o seguinte passo a passo (3).
Colocar a máscara
- Lavar bem as mãos, antes de pôr a máscara
- Colocar a máscara com o lado branco/interno voltado para o rosto e o lado colorido/externo voltado para o exterior
- Adaptar a máscara ao rosto, de maneira a cobrir a boca e o nariz
- Tentar não tocar na máscara, enquanto a usa
Remover a máscara
- Lavar bem as mãos, antes de tirar a máscara
- Remover a máscara a partir de trás, ou seja, segurando os seus atilhos ou elásticos, evitando sempre tocar na frente da máscara
- Se a máscara não for reutilizável, deve descartá-la de imediato no lixo
- Lavar novamente bem as mãos
- Decreto-Lei nº 20/2020 de 1 de maio. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/132883356
- ASAE. COVID-19 Esclarecimentos. Disponível em: https://www.asae.gov.pt/covid-19-asae/esclarecimentos/fabrico-de-mascaras-para-uso-social-de-uso-unico-ou-reutilizavel-artigo-textil.aspx
- Direção-Geral da Saúde. Orientação Covid-19: Fase de mitigação. Utilização de Equipamentos de Proteção Individual por Pessoas Não Profissionais de Saúde. Disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0192020-de-03042020-pdf.aspx