Share the post "Não sabe como manter a rotina em teletrabalho? Eis 4 sugestões!"
Uma boa rotina laboral inspira um trabalho mais focado e previne a procrastinação e a frustração, mas como criar e manter a rotina em teletrabalho? Seguindo estas 4 sugestões!
O impacto das rotinas na saúde mental
A ligação entre as rotinas e a saúde mental tem sido sobejamente estudada. Os estudos mostram que as pessoas que se envolvem numa rotina diurna bem definida e bastante ativa apresentam ciclos de sono mais saudáveis, melhores índices de saúde mental e menor risco de apresentar stress e dificuldades emocionais.
Mostram também que a existência de rotinas familiares ajuda a moderar nas crianças a impulsividade e os comportamentos de oposição. Estes dados não são surpreendentes, na medida em que as rotinas protegem as crianças, ajudam-nas a sentirem-se mais seguras e a saber sempre o que esperar.
As rotinas podem e devem ser incorporadas no dia-a-dia, em diferentes contextos: rotinas pessoais, rotinas inerentes aos relacionamentos e rotinas do foro profissional.
As rotinas relacionadas com carreira/trabalho podem ter consequências muito positivas, tais como aprofundar sonhos e objetivos profissionais e criar oportunidade de discussão de desafios e oportunidades com os colegas (1). Assim sendo, agora que o trabalho remoto parece ter-se tornado regra, importa descobrir como manter a rotina em teletrabalho.
A importância das rotinas em situação de crise
A pandemia por COVID-19 veio alterar por completo a rotina que tínhamos até então. Distanciamento social, etiqueta respiratória e contágio passaram a fazer parte da conversa do dia-a-dia e as pessoas passaram a resguardar-se mais em casa, muitas delas inclusive a trabalhar a partir de casa.
A rotina diária, seja familiar ou profissional, alterou drasticamente. O modo como aprendemos, convivemos e trabalhamos já não é o mesmo e, no meio de tanta incerteza, é especialmente importante encontrar um fio condutor que sirva de guia, e esse fio condutor é a rotina.
Em situações de crise, a rotina permite que não nos sintamos desenraizados, sem propósito, excessivamente ansiosos. Permite que, em vez de nos preocuparmos excessivamente com o futuro, sejamos capazes de nos focar nas atividades e afazeres do presente, controlando de forma mais eficaz os nossos receios e humores (2).
Como manter a rotina em teletrabalho?
Como manter a rotina em teletrabalho, numa situação tão peculiar como a que vivemos? Com criatividade e flexibilidade! Eis algumas sugestões:
Deitar e levantar sempre à mesma hora
Deitar e levantar sempre no mesmo horário vai ajudar a criar uma rotina consistente.
Levantar à mesma hora que se levantava quando realizava trabalho presencial pode até permitir começar a manhã de forma menos agitada, mais calma, dedicando tempo a uma nova atividade. Ou pode permitir iniciar o trabalho mais cedo e terminá-lo igualmente mais cedo (2).
Definir objetivos realistas
Defina os objetivos a cumprir ao longo do dia (por exemplo, um documento que precisa terminar e um telefonema para um colega de trabalho que tem que ser feito).
Objetivos bem ajustados diminuem a sensação de sobrecarga, garantem um sentimento de utilidade e propósito e ajudam a estruturar os dias de trabalho (2).
Não usar o tempo extra para trabalhar
Não importa apenas manter a rotina em teletrabalho. Importa que essa rotina seja ajustada a cada pessoa e contribua para o seu bem-estar geral.
Um dos principais erros que as pessoas cometem quando iniciam trabalho remoto é trabalhar em excesso, seja porque receiam que chefes e colegas julguem que estão a trabalhar pouco, seja porque não sabem o que fazer com o tempo extra.
Na definição da rotina há que criar limites e dedicar o tempo extra a outras atividades. O tempo poupado nas deslocações pode, por exemplo, ser alocado a atividades agradáveis que predisponham para um dia de trabalho produtivo (3).
Criar uma rotina personalizada
O teletrabalho é, para muitas pessoas, uma nova e desconhecida realidade. Para retirar o máximo partido dele, há que criar uma rotina adaptada e personalizada, já que o que funciona bem com uma pessoa pode não se adequar a outra.
As especificidades e preferências de cada pessoa devem ser tidas em conta na definição da rotina de teletrabalho, de forma a garantir maior produtividade e qualidade de trabalho.
Por exemplo, alguém que aprecia a variedade e não aprecia a monotonia, pode procurar trabalhar num projeto diferente todos os dias, alternando entre projetos a cada dia que passa.
Se por outro lado, for alguém que precisa levar todas as tarefas até ao fim sem interrupções, deve organizar a agenda para que assim aconteça.
Pessoas que respondem bem a prazos podem gerir a rotina e a agenda tendo por base o tempo e o relógio, designando certos blocos de tempo para certas tarefas. Já para queles que preferem uma agenda mais relaxada e menos precisa, devem deixar a pressão do tempo de lado e trabalhar com base na definição de outros tipos de limites e diretrizes (4).
- Plata, M. (2018). The Power of Routines in Your Mental Health. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-gen-y-psy/201810/the-power-routines-in-your-mental-health
- Campbell, P. (2020). A Daily Routine Helps Us Feel Better During Difficult Times. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/imperfect-spirituality/202003/daily-routine-helps-us-feel-better-during-difficult-times
- Tirado, B. (2020). 5 Tips for Working from Home Amid COVID-19. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/digital-leaders/202003/5-tips-working-home-amid-covid-19
- White, M. (2018). How Do You Develop a Work Routine That’s Not Routine? Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/maybe-its-just-me/201809/how-do-you-develop-work-routine-thats-not-routine