A maca peruana, ou simplesmente maca, é um superalimento que lembra o rabanete.
Do nome científico Lepidium meyenii e de origem andina, no Peru, esta raiz é cheia de nutrientes e, segundo reza a lenda, o exército do império Inca incluía-a na alimentação para ter os seus soldados mais fortes e viris antes das batalhas.
A maca é considerada um alimento adaptogénico, isto é, que se adapta às necessidades do corpo, permitindo uma resposta adequada do corpo aos factores externos, tais como o stress, ansiedade e até mesmo as lesões físicas.
Atualmente a maca é muito vendida sob a forma de suplemento alimentar em pó. Possui um sabor bastante rico e intenso que quando combinado com outros alimentos, por exemplo em batidos, pode tornar-se uma excelente alternativa sem descurar de um sabor delicioso.
Confira connosco mais motivos que tornam a maca um super alimento.
Propriedades nutricionais
A maca é um alimento muito nutritivo, repleto de vitaminas e minerais, aminoácidos essenciais, rico em hidratos de carbono, proteínas e fibras. Possui ácidos gordos essenciais.
Da sua composição faz parte o cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo e vitaminas com a vitamina C e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e B12).
Tradicionalmente é usada para proporcionar uma variedade de benefícios à saúde.
Razões para incluir maca na dieta
- Aumenta o rendimento físico e desportivo;
- Revitaliza as células cerebrais, melhorando a capacidade de concentração, memória e raciocínio;
- Diminui o cansaço, a fadiga e o stress causado pela vida quotidiana;
- Ajuda a regular o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre;
- Fortifica o sistema endócrino e o sistema imunitário;
- Estimula de forma natural a produção de hormonas sexuais, tanto femininas como masculinas;
- Aumenta a libido e o desejo sexual, sendo por isso considerado um alimento afrodisíaco;
- Minimiza os sintomas da menopausa e cólicas menstruais;
- Favorece a revitalização e a capacidade de recuperação do organismo.
Como consumir este superalimento?
A forma mais usual de venda é em capsulas e em pó (cor amarela ou púrpura). Neste ultimo caso a dose recomendada é de 500mg a 2g por dia.
A maca é adaptável a uma variedade de receitas, sejam elas de sumos, batidos, bebidas ou saladas. Mas por ter um sabor característico e intenso pode não agradar a todas as pessoas, daí que se recomende combinar com outro sabor, canela ou cacau, por exemplo.
Apesar de a vermos habitualmente em pó, também pode ser utilizada a maca inteira, da mesma forma que se utiliza a cenoura, a batata ou outro tipo de tubérculo.
Esta planta não possui restrições para o consumo e ao longo da sua história de utilização não estão relacionados problemas de toxicidade. Contudo e tal como a maioria dos alimentos que hoje em dia ingerimos, o fundamental é ingerir com moderação e ter em atenção as recomendações especificas de cada produto.
Recomendações
A maca não é um medicamento. É um alimento nutritivo energético e fortificante recomendado para pessoas com algum tipo de carência energética e nutritiva: má nutrição, estados de cansaço e fadiga, em casos de perda de desejo sexual e ainda em desportistas e estudantes.
Os casos mais estudados são:
1. Em atletas
Alguns estudos concluíram que após 14 dias de suplementação com maca um grupo de atletas melhoraram os resultados obtidos, tanto a nível de performance física como sexual.
Não sendo um suplemento mas sim um alimento, o seu consumo é seguro.
2. Pessoas com desejo sexual diminuído
Já se comprovou que a maca promove o aumento da mobilidade de espermatozóides, volume de sémen e aumento do desejo sexual.
Por esse motivo, poderá ser uma boa maneira de conseguir ultrapassar esta dificuldade que hoje em dia é comum em muitos casais.