De nome científico Pouteria lucuma, a lucuma é uma fruta originária da América do Sul, mais concretamente dos Andes, no Peru.
É um fruto simbólico da cultura peruana e conhecida por toda a América do Sul, onde antigamente era conhecida como “O ouro dos Incas”. Hoje em dia é cultivada também em países como a Bolívia, Equador e Costa Rica.
Apresenta-se como uma fruta verde no exterior, mas por dentro é alaranjada e a sua polpa é fibrosa e doce. O seu sabor é descrito como tropical.
O seu consumo deve ser feito quando a mesma está muito madura, no entanto, atualmente a forma mais comum de utilização é sob a forma de pó. O pó em que este fruto se transforma é bastante doce e muito nutritivo.
De seguida, vamos explicar o porquê de ser considerado um super alimento.
Propriedades nutricionais
É um alimento rico em betacaroteno, fibras e ferro, três substâncias fundamentais para o correto funcionamento do organismo.
Contém um alto teor de niacina, também conhecida como vitamina B3, uma vitamina que aumenta a disponibilidade de energia no corpo e atua eficazmente no metabolismo de proteínas.
Por cada 100g deste alimento em pó, obtém-se 227 kcal, 3 gramas de proteínas, 90 gramas de hidratos de carbono e ainda 1,3g de lípidos.
Razões para consumir lucuma
1. Adoçante natural com baixo índice glicémico
Tanto a lucuma como o seu pó são consideradas alternativas saudáveis para substituir o açúcar em bebidas e receitas doces, sem comprometer a quantidade de açúcar.
Além disso, tem um baixo índice glicémico, ou seja, o açúcar naturalmente presente é libertado lentamente para a corrente sanguínea, e não provoca um aumento súbito da glicemia.
2. Rico em antioxidantes
Por ser rica em antioxidantes, a lucuma ajuda a prevenir e a combater algumas doenças, como cancro, e retarda o processo de envelhecimento.
Na América do Sul é utilizada em receitas naturais para combater determinadas enfermidades, por ter propriedades antibióticas e antifúngicas.
3. Cheia de hidratos de carbono saudáveis
Hidratos de carbono e saudáveis na mesma frase pode ser estranho para algumas pessoas, no entanto, é possível e a lucuma é exemplo disso.
Os hidratos de carbono disponíveis neste alimento são excelentes para fornecer energia para o organismo, o cérebro especialmente. Se já tentou restringir a ingestão de hidratos de carbono e posteriormente se sentiu com falta de energia e força, a lucuma é uma óptima maneira de aumentar os hidratos de carbono bons na sua dieta, por não serem refinados.
4. Cheio de vitaminas e minerais
Tal como vimos anteriormente, esta fruta fornece uma boa quantidade de vitaminas e minerais, tais como a vitamina B3, o ferro, cálcio e bastante fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal por exemplo.
5. Pode ser utilizada em muitas receitas
A lucuma tanto pode ser ingerida inteira como em pó. Qualquer que seja a forma preferida, traz um sabor muito agradável à receita e pode ainda melhorar a consistência da mesma.
No Peru, o gelado de lucuma é o preferido da população, ficando à frente do gelado de chocolate ou gelado de baunilha. Mas não é só em gelados que se pode incluir. Também serve para batidos, papas e bolos.
Benefícios da lucuma
Cada vez se descobrem mais propriedades da lucuma. Não é só no prato que este alimento é bom, também têm inúmeros benefícios no organismo.
Enumeramos os mais comuns:
- Ajuda a combater a depressão e a estimular o sistema nervoso
- Reduz o nível de colesterol e triglicerídeos no sangue
- Previne doenças cardíacas
- Aumenta a eficiência do sistema imunológico
- Melhora as doenças da pele
- Combate a diabetes
Agora que já sabe mais sobre este superalimento, poderá incluí-lo na sua dieta.