Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
18 Abr, 2023 - 09:09

Lista de regras para filhos: 8 ideias para colocar em prática

Catarina Milheiro

Sente que precisa de fazer uma lista de regras para os seus filhos? Temos sugestões para o ajudar nesta tarefa difícil que é educar.

O que pode funcionar bem numa casa, pode não ser tão eficaz na outra. Por isso mesmo, as listas de regras para filhos não devem ser iguais em todas as famílias.

No entanto, existem algumas regras que devem estar presentes na educação de todas as crianças para que se tornem adultos humildes, responsáveis e felizes. Assim, mesmo que sejam variáveis há sempre algumas que devem constar na lista.

A verdade é que os mais pequenos são, por norma, o espelho dos pais, dos familiares, dos irmãos e das pessoas com quem convivem. O que faz com que adotem e reproduzam alguns hábitos bons ou maus, sem terem a consciência disso.

A melhor forma para estabelecer regras é ser o exemplo a seguir e prestar atenção aos detalhes, atitudes e comportamentos principalmente quando está diante dos seus filhos e outras crianças.

Se já implementou algumas regras, mas nem todas funcionaram e pretende fazer uma lista de regras para os seus filhotes, fique connosco. Temos algumas ideias para colocar em prática.

8 ideias para colocar em prática numa lista de regras para filhos

É extremamente importante criar uma lista de regras para os seus filhos, onde as mesmas sejam claras para que também eles saibam o que podem ou não fazer e quais os comportamentos que estão totalmente fora dos limites.

E embora o seu irmão possa permitir que os filhos saltem nos sofás ou de móvel em móvel, como pai ou mãe, pode decidir que isso não pode acontecer em sua casa.

Por exemplo: é muito comum vermos as crianças a terem um comportamento um pouco diferente (mais à vontade) em casa dos avós, que acabam por ser mais permissivos com os netos. Mas quando chegam a casa, algumas crianças já sabem que existem limites.

Assim, estabelecer regras claras é uma ótima forma simples para reduzir os problemas de comportamento. Precisa de ideias? Veja as nossas sugestões.

1.

Ser educado com os outros

A educação é uma questão de extrema importância e deve ser trabalhada desde tenra idade. Por isso, é crucial que as crianças vejam em si um adulto educado, com valores e princípios muito sólidos e capaz de respeitar a opinião das outras pessoas.

Ser gentil e educado com os outros deve ser uma das regras imperativas, quer seja dentro de casa ou fora. Converse com os seus filhos e explique a importância de todas estas questões e, se necessário, coloque as situações de forma inversa.

Pergunte-lhes se gostariam que alguém fosse rude ou mal-educado com eles se estivessem a brincar no parque ou na escola, por exemplo. Colocar as coisas do avesso pode ajudar bastante na perceção da importância desta questão.

Além disto, palavras simples como “obrigado”, “por favor” ou “desculpe” devem fazer parte do vocabulário dos mais pequenos.

2.

Não interromper os adultos quando estiverem a conversar entre si

Esta é uma das regras para os filhos com mais relevância também. Repare, se encontrarmos algum colega na rua com quem já não conversamos há algum tempo e o nosso filho estiver constantemente a interromper, não nos iremos sentir confortáveis.

Assim, adotar expressões como “pai, desculpa interromper…” ou “mãe, posso colocar uma questão rápida?”, são alternativas melhores quando as crianças necessitam de interromper a conversa entre os adultos de forma educada.

3.

Não comentar as características físicas dos outros

Principalmente nos tempos em que vivemos, esta questão é cada vez mais importante: educar os nossos filhos desde pequenos a respeitar os outros e as suas características físicas deve fazer parte de qualquer lista de regras para os mais pequenos.

Explique-lhes que todos nós temos algo em nós de que gostamos menos e que, por isso mesmo, devemos evitar a todo o custo comentar o aspeto dos outros: sejam as roupas, o formato da cara, o nariz ou as bochechas. O importante é que cada um de nós tenha os valores bem definidos e não a nossa aparência.

4.

Lavar os dentes

Esta regra pode parecer óbvia, mas por vezes pode ser uma autêntica guerra entre os mais novos, principalmente. Lavar os dentes após as refeições sempre que possível é imperativo para manter uma boa higiene oral e evitar futuros problemas.

5.

Não usar calão no discurso

Por vezes quando os adultos se reúnem, pode acontecer um descuido por parte de alguém e soltar um palavrão ou uma expressão menos utilizada no dia a dia.

Explique aos seus filhos que o calão não deve ser utilizado de todo no discurso, que é feio e que se torna deselegante. Dê o exemplo dos livros, onde não se lê histórias com este tipo de vocabulário. Ler é, aliás, uma excelente forma de ensiná-los a construir discursos.

6.

Cobrir a boca quando tossir ou espirrar

Na lista das regras para filhos também consta esta: a de ensinar aos mais pequenos a cobrir a boca com o braço sempre que espirrarem ou tossirem.

A maioria das crianças já têm esse hábito após a pandemia. No entanto, nunca é demais reforçar.

7.

Segurar a porta para outra pessoa passar

Sempre que passar numa porta, seja num café, num restaurante ou até mesmo dentro de casa, olhe para trás e perceba se alguém vai passar. Caso isso aconteça segure na porta para que a outra pessoa passe também.

Este tipo de comportamento reflete uma boa educação e o cuidado que temos com os outros. Por isso se o seu filho o vir a fazer isso, certamente que irá repetir quando passar pela mesma situação.

8.

Na hora das refeições, as mãos devem estar em cima da mesa

Sabemos que o momento das refeições pode ser complicado, nomeadamente quando estamos com crianças muito pequenas à mesa. Contudo, existem alguma regras como lavar as mãos antes de se sentarem à mesa ou o facto de segurarem a faca e o garfo com as duas mãos, extremamente importantes.

Explique-lhes que estar com o telemóvel à mesa é considerado falta de educação, que os cotovelos não devem estar apoiados na mesa e até que existem dois talheres e duas mãos que servem precisamente para estarem ocupados em simultâneo.

Esta tarefa pode ser bastante complicada, mas é necessário que sejam esclarecidas algumas regras desde pequenos para que um dia mais tarde se saibam sentar corretamente à mesa com outras pessoas.

É claro que pelo meio de todas estas regras vão existir sempre momentos de tensão e onde os erros acontecem. Mas afinal, é precisamente com eles que aprendemos. Por isso deixe-os errar e explique a importância de cada uma das regras impostas – com o tempo irão perceber.

Veja também

Artigos Relacionados