Share the post "Lista de compras para quem quer fazer uma alimentação saudável"
Tomou a decisão de seguir uma alimentação saudável e, agora, precisa de todas as informações necessárias para conseguir fazer uma lista de compras, tendo em vista uma dieta adequada e equilibrada.
Uma alimentação saudável deve ser sem exageros, mas também sem restrições, de maneira a conseguir tirar partido do melhor de todos os alimentos. E a verdade é que é muito simples.
Alimentação saudável e económica: é possível?
Sim, sem dúvida que é. Ainda que a opinião geral é que uma alimentação saudável é algo muito insustentável a nível económico, a verdade é que é perfeitamente possível conjugar uma boa alimentação com um gasto monetário pequeno.
O segredo está nas escolhas que são feitas. Claro que fazer uma alimentação com base em sementes variadas, alimentos de marcas específicas sem glúten e lactose, entre outros, pode ter um maior peso na carteira.
Lista de compras para quem quer fazer uma alimentação saudável
A lista que se segue não é uma lista de compras propriamente dita. No entanto, está dividida por grupos, onde em cada grupo são fornecidos os alimentos mais adequados e que fazem sentido colocar numa lista de compras.
1. Cereais e derivados, tubérculos
É dos grupos de alimentos que mais devemos ingerir ao longo do dia, uma vez que nos fornecem energia. A ingestão diária varia entre 4 e 11 porções.
Neste grupo, os alimentos que podem fazer parte de uma alimentação saudável são:
- Aveia;
- Arroz (que pode ser de qualquer variedade);
- Massa (preferencialmente integral);
- Batata;
- Batata-doce;
- Milho;
- Farinhas de trigo/centeio;
- Pão (preferencialmente deve ser integral ou de cereais).
2. Hortícolas
As hortícolas também muitas vezes apelidados de verduras, legumes ou vegetais.
Incluem as hortaliças (ramas, folhas e flores), as raízes (cenouras, rabanetes, beterrabas…), os bolbos (cebolas, alhos) e frutos (abóbora, pepino, tomate…). São muito ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
Neste grupo devemos optar por:
- Alface e rúcula;
- Abóbora;
- Courgette;
- Beringela;
- Cenoura;
- Couve (todos os tipo);
- Alho francês;
- Pepino;
- Cebola;
- Pimento;
- Tomate;
- Feijão-verde;
- Brócolos;
- Couve-flor.
3. Frutas
Os frutos são alimentos fornecedores de uma grande quantidade de vitaminas, minerais e água. Também fornecem açúcares em pouca quantidade. Destacam-se aqui os seguintes:
- Banana;
- Maçã (de qualquer variedade que gostem, o valor nutricional é muito parecido entre todas);
- Pêra;
- Laranja;
- Tangerina;
- Clementina;
- Dióspiro;
- Melancia;
- Morangos;
- Melão;
- Meloa.
4. Leguminosas
São alimentos fornecedores de uma boa quantidade de proteínas vegetais e hidratos carbono complexos. Para além disso, são também boas fontes de vitaminas, minerais e fibra. Neste grupo inserem-se:
- Feijão branco;
- Feijão preto;
- Feijão manteiga;
- Feijão vermelho;
- Grão-de-bico;
- Ervilhas;
- Favas.
5. Carne, peixe e ovos
Neste grupo inserem-se os alimentos que fornecem proteínas de alta qualidade. Também são fornecedores de gordura, vitaminas, e minerais como o ferro. Deve-se dar preferência a:
- Frango;
- Peru;
- Pato;
- Coelho;
- Ovos;
- Atum em lata;
- Pescada e peixes magros no geral;
- Salmão, sardinha, perca.
6. Lacticínios
Estes alimentos são ricos em proteínas de alto valor biológico (contêm todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas ao organismo) e em vitaminas e minerais como o cálcio e o fósforo.
Dentro deste grupo deve-se escolher:
- Leite magro;
- Iogurtes naturais;
- Queijo quark (preferencialmente sem gordura);
- Queijos magros.
7. Gorduras
São alimentos fornecedores de gordura e, por isso, possuem um valor energético mais elevado. Incluídos neste grupo estão:
- Azeite;
- Creme vegetal para barrar.
8. Frutos secos e sementes
Os frutos secos e as sementes fornecem tanto hidratos de carbono, como proteínas e gorduras. São alimentos com elevado valor nutricional e por isso devem ser inseridos numa alimentação saudável, mas sem exageros.
- Amendoins;
- Avelãs;
- Nozes;
- Linhaça.
Nota final…
Para se conseguir uma alimentação saudável basta seguir algumas regras da Roda dos Alimentos e escolher os alimentos que nos trazem mais nutrientes, vitaminas e minerais.
Em todas as refeições deve haver uma fonte de hidratos de carbono, proteína e gordura.
Na hora de ir ao supermercado é essencial levar uma lista de compras e não ceder ao impulso de comprar alimentos desnecessários ou menos saudáveis.