Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 13:00

Lhasa Apso: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

Pode ser pequeno em tamanho, mas o Lhasa Apso é, com toda a certeza, grande em coragem, autoconfiança e independência.

Lhasa Apso

O Lhasa Apso é frequentemente confundido com o Shih-Tzu. As semelhanças são claras, mas eles podem ser facilmente distinguidos, tanto no físico, como no temperamento. Enquanto o primeiro demora até criar confiança, o segundo é mais dado. Já o focinho do Lhasa Apso é mais fino e alongado que o do Shih-Tzu.

Caraterísticas gerais do LHASA APSO

grupoGrupo: Grupo 9 – Cães de Companhia
Finalidade: cão de companhia
Ambiente ideal: apartamento
origemPaís de Origem: China (Tibete)
portePorte: pequeno
Altura: de 25cm a 29cm
pesoPeso ideal: de 4kg a 9kg
corCor: dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, preto, branco, castanho, multicolor (várias cores diferentes: preto, branco e castanho)
lifeEsperança Média de Vida: entre 12 a 18 anos
preçoPreço médio: de 200€ a 500€

Caraterísticas específicas do LHASA APSO

O Lhasa Apso é considerado um excelente cão de companhia para quem vive num apartamento e pode ficar sozinho durante o dia sem causar problemas. Embora seja louco por brincadeiras e aprecie uma caminhada na companhia dos donos, também pode passar horas deitado no sofá a receber mimos.

Este cão lida melhor com crianças mais velhas, que saibam respeitar o seu espaço, pois tende a ser intolerante com alguns comportamentos infantis.

rating 2Energia
rating 4Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 2Tolerância ao calor
rating 4Cuidados de higiene
rating 4Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 2Socialização com crianças
rating 2Socialização com estranhos
rating 3Socialização com cães
rating 3Socialização com gatos

Fases da vida do LHASA APSO

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 12 meses12 meses – 12 anos12 – 18 anos

Físico do LHASA APSO

físico Lhasa Apso

Este cão tem uma cabeça redonda, ornamentada com uma cascata de pelos caídos sobre os olhos e que forma uma barbicha e um bigode igualmente majestosos. O corpo é longo e compacto, com as costelas bem estendidas para trás e pescoço forte, mais robusto nos machos que nas fêmeas. A cauda em forma de nó inclina-se imperfeitamente sobre as costas.

Temperamento do LHASA APSO

Alegre, vivaço e bem seguro de si, o Lhasa Apso não esquece as funções dos seus antepassados: apesar do tamanho, a sua natureza protetora faz dele um guardião leal da casa e da família. Desconfiado com estranhos, possui um excelente ouvido e um latido agudo, por isso, mesmo que não seja capaz de impedir alguma intrusão, estará atento para avisar o dono de qualquer situação de perigo.

Deve receber uma educação firme, pois gosta de fazer as coisas à sua maneira e pode ser manipulador se tiver oportunidade para tal.

Problemas de Saúde do LHASA APSO


Dentes
Prognatismo
OlhosAtrofia progressiva da retina; Olho de Cereja (provoca inchaço na glândula da terceira pálpebra)

Cuidados a ter com o LHASA APSO

PeloO pelo do Lhasa Apso requer um cuidado especial, devido ao seu comprimento. É aconselhável penteá-lo e escová-lo diariamente para o manter livre de nós e, sempre que necessário, fazer uma tosquia que possa livrar o animal de pelos em excesso nos olhos, ouvidos e patas
OuvidosQuando der banho ao seu Lhasa Apso, verifique sempre os ouvidos, certificando-se de que não entrou água, pois a raça tem propensão a criar inflamações nesta zona
OlhosLimpar diariamente com um algodão molhado pelos motivos acima mencionados.
UnhasCortar a cada 45 ou 90 dias, dependendo do tamanho da unha

Origem do LHASA APSO

Nascido no Tibete, deve a primeira parte do seu nome à capital dessa região chinesa (Lhasa). Já Apso deriva da palavra tibetana para cabra, por ter o pelo parecido ao daquele animal.

Diz-se que a raça foi criada para proteger os templos e mosteiros dos monges tibetanos, sendo considerada sagrada. Eles acreditavam na reencarnação das almas dos sacerdotes, lamas e homens virtuosos através do corpo do Lhasa Apso. Pelo seu caráter divino e beleza característica, era considerado tão valioso quanto uma jóia rara e, por isso, um presente muito especial, frequentemente oferecido a membros da família imperial chinesa.

Uma vez que não podiam deixar o país, exceto quando presenteados pelo Dalai Lama, só chegariam ao Ocidente no século XX.

Curiosidades sobre o LHASA APSO

A raça serviu de inspiração para a personagem Floquinho, o companheiro de Cebolinha nas histórias de banda-desenhada d’A Turma da Mónica, criada pelo brasileiro Maurício de Souza.

Devido à sua história e tradição, é considerado um cão que traz sorte. Da mesma forma que antes era oferecido aos monges e imperadores, acredita-se que quem recebe (e não compra) um Lhasa Apso tem um amuleto na sua posse.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados