As bebidas vegetais parecem estar na moda e a bebida de arroz, ou melhor dizendo, a bebida de arroz não é exceção.
A verdade é que este tipo de bebidas constituem cada vez mais uma alternativa para quem pretende substituir o tradicional leite de vaca ou para quem – por outro lado – tem que o fazer, por sofrer de intolerância à lactose ou até mesmo alergia à proteína do leite.
E as opções são muitas. Depois da bebida de soja, não tardaram a aparecer no mercado outras opções, como a de aveia, de côco, de amêndoa e até de linhaça. É sobre a bebida de arroz que agora lhe falamos.
Bebida de arroz: que propriedades?
A bebida de arroz constitui uma opção segura para quem é intolerante à lactose, podendo ser uma das opções ao substituir o leite de vaca.
É rica em hidratos de carbono e não contém lactose nem glúten. No entanto, apresenta um baixo valor proteico, ao contrário do que se verifica no leite de vaca, não servindo como substituto completo do mesmo.
Quando na sua versão “artesanal” a bebida de arroz apresenta uma constituição simples a nível de macronutrientes e um baixo teor de micronutrientes quando comparados com o leite normal. No entanto, a maioria das bebidas de arroz que se encontram no mercado são enriquecidas com cálcio, acabando por fornecer a mesma quantidade de cálcio que a mesma porção de leite de vaca.
Estas também são frequentemente enriquecidas com niacina, vitaminas A, D e B12 e ferro, podendo mesmo ultrapassar as doses destes micronutrientes do leite de vaca.
Mais. Este tipo de bebida vegetal contém um baixo teor de gordura, sendo esta uma vantagem em relação ao leite de vaca meio gordo e gordo.
As vantagens da bebida de arroz
- Ajuda a controlar a pressão arterial
- Não contém lactose, facilitando a digestão e sendo uma opção para intolerantes a este açúcar
- Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares dado o baixo teor de gordura saturada
- Não contém glúten, sendo uma boa opção para doentes celíacos
- Contém hidratos de carbono simples e complexos
- Aumenta a produção de glóbulos vermelhos no sangue (devido ao ferro adicionado)
- Quando adicionada, fornece as doses necessárias de Vitamina D
- Quando adicionada, a vitamina A ajuda ao bom funcionamento ocular
Desvantagens da bebida de arroz em relação ao leite de vaca
Apesar de apresentar muitas vantagens em relação ao leite de vaca, apresenta algumas desvantagens que importa saber:
- Baixo teor de proteína, importante na manutenção e preservação da massa muscular
- Quando feito em casa, não apresenta cálcio, ferro, vitamina A ou D, micronutrientes naturalmente presentes no leite de vaca
- Baixo teor de gordura pode dificultar a absorção das vitaminas lipossolúveis A e D
Bebida de arroz: é saudável e pode fazê-lo em casa
Esta é uma das vantagens desta bebida. É que ainda que seja muito fácil de encontrar no mercado (em vários hiper e supermercados, e de diferentes marcas), a bebida pode ser produzido em casa. E é muito simples. Só precisa de arroz e pouco mais.
A preparação essa pode variar de receita para receita, não só no método como no tipo de arroz (sim, porque pode utilizar vários tipos de arroz, conferindo sabores e consistências diferentes à sua bebida vegetal). Aqui fica uma sugestão.
– Ingredientes –
- 1l de água
- 50g de arroz integral
- 1 pitada de sal marinho
- Deixe o arroz de molho entre 6 a 8 horas.
- Depois coe a água do arroz e coza o arroz normalmente com uma pitada de sal.
- Quando o arroz estiver cozido coloque num processador de alimentos com um litro de água e triture na velocidade máxima por 3 minutos.
- Com a ajuda de um coador de rede coe o líquido da polpa. Se necessário repita a operação mais uma ou duas vezes. Pode repetir o processo 2 vezes (se for necessário).
- Por fim, coloque a bebida de arroz num frasco de vidro com uma tampa e guarde no frigorífico (no máximo até três dias).