Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 12:00

Leão da Rodésia: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

Com a sua crista “à moicano”, o Leão da Rodésia tem fama de agressivo, mas com o treino adequado é um cão que se revela dócil e protetor da sua família.

leão da rodésia

O Leão da Rodésia vibra com qualquer tipo de atividade física, de preferência com alguma velocidade. Pode levá-lo numa simples corrida na praia ou até mesmo praticar mushing, um desporto que consiste em provas de tração canina.

Combinando boas características de cão de caça, guarda e companhia, é um cão muito completo e inteligente que aprende depressa, sem mostrar submissão. Como foram usados para caçar leões, são destemidos em quase todas as situações.

Caraterísticas gerais do LEÃO DA RODÉSIA

grupoGrupo: Grupo 6 – Cães de Levante e Corso e raças semelhantes
Finalidade: cão de caça e de guarda
Ambiente ideal: casa
origemPaís de Origem: África do Sul
portePorte: grande
Altura: de 61cm a 69cm
pesoPeso ideal: de 30kg a 40kg
corCor: trigo, caramelo, dourado, fulvo avermelhado, podendo ter algumas manchas brancas no peito e patas
lifeEsperança Média de Vida: entre 10 a 14 anos
preçoPreço médio: de 370€ a 980€

Caraterísticas específicas do LEÃO DA RODÉSIA

Devido à sua aparência imponente e aptidão para a caça, muitas pessoas têm a ideia que esta é uma raça perigosa ou agressiva. Mas tudo vai depender da sua educação, que deve ser consistente e firme.

De maneira geral, é um cão que adora ter a companhia e atenção dos donos e, por esse motivo, não devem ser esquecidos no jardim o dia todo, sem possibilidade de interação.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 5Tolerância ao frio
rating 5Tolerância ao calor
rating 3Cuidados de higiene
rating 2Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 3Socialização com crianças
rating 2Socialização com estranhos
rating 2Socialização com cães
rating 2Socialização com gatos

Fases da vida do LEÃO DA RODÉSIA

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 24 meses24 meses – 10 anos10 – 14 anos

Físico do LEÃO DA RODÉSIA

cão leão da rodésia

Devido à sua aparência imponente e aptidão para a caça, muitas pessoas têm a ideia que esta é uma raça perigosa ou agressiva. Mas tudo vai depender da sua educação, que deve ser consistente e firme.

De maneira geral, é um cão que adora ter a companhia e atenção dos donos e, por esse motivo, não devem ser esquecidos no jardim o dia todo, sem possibilidade de interação.

Temperamento do LEÃO DA RODÉSIA

É protetor, leal e afetuoso com os seus donos, mas deve ser habituado desde cedo a socializar com estranhos e outros animais, pois tem tendência a mostrar-se desconfiado e a demonstrar agressividade. De personalidade forte e postura independente, é melhor vigia que guarda e raramente ladram ou atacam.

A falta de estimulação física e mental pode, no entanto, suscitar comportamentos inadequados e destruidores.

Problemas de Saúde do LEÃO DA RODÉSIA

PeleSinus Dermóide (malformação do tubo neural que pode criar uma abertura entre a pele e a coluna, causando dores e até paralisia)
OssosDisplasia coxo-femoral e do cotovelo
NarizSinusite

Cuidados a ter com o LEÃO DA RODÉSIA

PeloDeve ser escovado uma vez por semana para eliminar pelos mortos
Unhas Cortar uma a duas vezes por mês, dependendo do seu nível de atividade ao ar livre
DentesEscovar duas a três vezes por semana

Origem do LEÃO DA RODÉSIA

Descende de cães criados por tribos da África do Sul que os usavam para caçar animais selvagens. Quando os europeus chegaram ao continente africano nos séculos XVI e XVII, cruzaram estes cães com outras raças, como o Mastim, Dogue Alemão e Greyhound, desenvolvendo uma estirpe ainda mais rápida, inteligente, corajosa e resistente. Perto de 1870, foram levados para a Rodésia (agora Zimbabué) para caçar leões, dois fatores que deram origem ao seu nome.

Os padrões da raça foram definidos perto de 1920. Ainda hoje, no seu país de origem e mesmo na América do Norte, continua a ser utilizado pelos caçadores.

Curiosidades sobre o LEÃO DA RODÉSIA

Apesar de ser um cão ativo, o Leão da Rodésia adora ficar deitado ao sol durante horas. Contudo, ao menor sinal de ameaça, coloca-se imediatamente em estado de alerta.

São muito resistentes e conseguem aguentar cerca de 24 horas sem água ou comida, mas ninguém quer que isso aconteça com o seu animal de estimação.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados