Cuidar de pais ou familiares idosos nem sempre é possível e fácil de conjugar com os problemas do dia-a-dia. Muitas das vezes, a alternativa passa por escolher um lar de idosos e confiar o trato dos mesmos a terceiros.
Este pode ser um passo difícil na vida do próprio idoso e dos familiares. O assunto deve ser ponderado com o máximo de cuidado e a escolha do lar deve ser certeira, de modo a evitar problemas maiores para o próprio idoso.
A visita a vários lares é imprescindível antes de tomar uma decisão, sendo importante fazer uma comparação entre todos os que visitou e escolher o que lhe parece mais adequado.
Para o ajudar, reunimos uma lista com alguns factores que deve ter em conta no momento de decidir qual o lar de idosos a escolher.
Lar de idosos – como escolher o certo?
Em primeiro lugar, é preciso ter em conta que os lares públicos são mais económicos, mas as vagas são, também, as mais disputadas.
No setor privado, existe uma maior oferta e os preços são bem mais elevados.
Para além disso, é importante ter em consideração outros pontos que podem fazer toda a diferença no conforto do idosos.
Recolha referências
Esta é uma das melhores formas de ficar a conhecer um lar de idosos.
Conhece, certamente, familiares, amigos ou colegas de trabalho que já passaram pela mesma situação e tiveram, também, de fazer uma pesquisa de campo.
Reúna várias opções, várias opiniões e analise-as cuidadosamente.
Tenha em atenção à localização
Por norma, quem procura um lar de idosos deseja que este seja o mais próximo possível da residência familiar. Desta forma, facilita as visitas regulares e o acompanhamento constante do estado de saúde do idosos.
Em situação de emergência, é importante estar rapidamente ao lado do idoso.
Defina um orçamento
O internamento de um idosos num lar para a terceira idade implica um custo mensal fixo. É importante que toda a família se reúna e determine quem é que vai pagar as despesas, se serão ou não repartidas entre os membros da família ou se será o próprio idoso a pagá-las.
Este é mais um critério que o ajuda a escolher um lar de idosos. Assim, pode eliminar aqueles que se encontram fora do seu orçamento.
Faça uma visita guiada ao lar
Este é o passo mais importante no momento de escolher um lar. Visitar cada um dos lares é imprescindível, uma vez que só assim será capaz de compreender a dinâmica do próprio lar.
Telefone, aguente uma visita e certifique-se antecipadamente de que existem vagas nesse lar, pois não valerá a pena fazer a visita se o espaço não está a aceitar novos habitantes.
Agende a visita para uma altura em que tenha disponibilidade e tempo. Aproveite para conhecer todas as infra-estruturas e a equipa. Afinal, pode tratar-se do local onde o idoso irá passar os próximos anos.
Analise todos os pormenores do lar
Deixar a sua casa para passar a residir num lar pode ser uma alteração dramática para qualquer idoso. Daí que seja importante escolher um lar com infra-estruturas modernas, amplas, confortáveis e convidativas.
Além disso, a higiene e a segurança devem ser a prioridade máxima. O estado dos quartos, das casas de banho, cozinha, zona de refeições, zona de estar e as zonas exteriores são também factores a ter em consideração.
Confira o ambiente e estado dos idosos que lá vivem
Quando visitar um lar de idosos, preste especial atenção aos idosos que lá vivem. Parecem-lhe felizes? Bem tratados? Estão confortáveis? Ocupados ou entediados?
De nada serve um lar de idosos luxuoso se o ambiente não for convidativo ou familiar.
Conheça o staff
A observação da equipa que cuidada diariamente dos idosos é tão importante como conhecer as instalações.
Esteja atento à forma como o staff trata os idosos e assegure que ele se sentirá bem-vindo e que estará em boas mãos.